Banner

Traduza para seu idioma

Você também deveria ler:

2leep.com

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Os cátaros



O catarismo foi um movimento religioso de grande influência, manifestado no sul da França e norte da Itália durante o período compreendido entre o final do século XI e meados do século XV e suas idéias tem fortes paralelos com o gnosticismo do início da era cristã. Os historiadores indicam sua formação a partir da expansão das crenças dos bogomilos (Reino dos Búlgaros) e dos paulicianos (Oriente Médio).

Los Cataros - por Cathar's prophet
Los Cataros - por Cathar's prophet
Os cátaros eram na essência maniqueístas, considerando que sua cosmogonia compreendia a existência de duas forças opostas – o Bem e o Mal.
Entretanto, consideravam-se verdadeiros cristãos, pelo que esta foi considerada uma seita cristã e maniquéia.


Para eles, a matéria teria sido criada pelo deus do mal, para aprisionar nela o espírito do Deus bom. Portanto, todo o universo material seria maligno, e o Criador do Mundo -- Deus adorado pelos Católicos -- seria o Deus do Mal. Um deus menor encarregado da criação do mundo, conhecido universalmente como Demiurgo, seria então sob esta ótica, o deus da matéria ou do mundo da matéria, o Deus supremo seria o principio de todas as coisas, a fonte do mundo divino.

Gravidez - por Rafoks
Gravidez - por Rafoks
A doutrina que entendia a criação como expressão do mal, “evoluiu” para considerar que qualquer expansão da criação era igualmente má. Assim, para os cátaros, a maternidade era condenada. A mulher, enquanto geradora de matéria, seria fonte do mal, entenda-se mal aqui, como a impossibilidade do ser humano de gerar seres perfeitamente espiritualizados, todo ser que nasce neste mundo, nasce por que é imperfeito e possui Karma, o nascimento poderia ser visto como uma possibilidade de resgate. O casamento e a procriação eram tidos como obras do deus do Mal, contudo ao mesmo tempo uma benção pois, evitava uma degeneração maior dos seres humanos, segundo a lei bíblica: é melhor casar do que abrasar.

Os sacerdotes aparentemente tinham uma vida simples, afastada dos prazeres do mundo, considerando que os consideravam expressão do mal. 

Eram considerados bons homens a partir do momento em que recebiam o consolamentum, um rito que representava de maneira simbólica sua morte com relação ao mundo. Os crentes (croyants) eram simpatizantes da doutrina cátara e somente recebiam o consolamentum nos momentos que antecediam sua morte. Os altos sacerdotes cátaros eram denominados perfeitos. Eles caminhavam entre o povo, sempre dois a dois, pregando o Amor universal e também auxiliando a população em suas necessidades.

Queima de libros - por derechoaleer
Queima de libros - por derechoaleer
O catolicismo passou a considerar o catarismo como uma perigosa heresia, daí seguindo-lhe uma perseguição com a instalação de tribunais da inquisição. Como todas as tentativas anteriores haviam falhado, a igreja católica implementou a conhecida cruzada contra os albigenses (referência aos cátaros habitantes da cidade de Albi e, por extensão, a todos os cátaros do sul da França). Essa foi a primeira cruzada a combater pessoas que se autodenominavam cristãs. A cruzada foi finda pela Rainha Regente Branca de Castela, mãe de São Luis Rei da França, que pertenciam à dinastia capetiana, extremamente católicas. Essa violenta cruzada marcou o fim do movimento cátaro.

A cruzada contra os cátaros durou 35 anos e foi iniciada em 1.209.

A primeira cidade tomada foi Beziers, e o massacre foi quase que total. O abade de Citeaux, representante papal, ao ser questionado sobre como seriam reconhecidos os cátaros e os católicos, ele havia respondido: " Matem a todos... Deus se encarregará dos seus..."


Maniqueus
Maniqueus

O que realmente foi o maniqueísmo?

Maniqueísmo é uma filosofia sincrética e dualista, que divide o mundo apenas entre o Bem e o Mal, cristalizados nas figuras de Deus e do Demônio, respectivamente.

Deus governaria o espírito, que seria o bem em essência, enquanto o Diabo comandaria a matéria, que seria o mal em forma.

Manes ou Mani
Manes, ou Mani
O fundador desta filosofia religiosa foi o profeta Manes, também conhecido como Mani (daí o nome “maniqueísmo”), que viveu entre 216 e 276 depois de Cristo, na Assíria.

Sua linha de pensamento e crença sincretizava elementos do Zoroastrismo (veja o artigo “Zoroastro”), do Hinduísmo, do Budismo, do Judaísmo(veja o artigo “Das arenas ao topo do império romano”) e do Cristianismo (veja os artigos “Os essênios – 1/3”, “Os essênios – 2/3” e “Os essênios – 3/3”).

Manes considerava Zoroastro, Buda e Jesus como "pais da Justiça" (veja os artigos “Avatares da Humanidade – 1/3”, “Avatares daHumanidade – 2/3” e “Avatares da Humanidade – 3/3”) e teve como objetivo purificar e superar as mensagens individuais daqueles.

Na visão de Manes, o mundo e a criação seriam essencialmente maus e teriam surgido da disputa entre as forças primordiais, quais sejam, os reinos da luz e das trevas. A redenção se daria por meio dos assim chamados “pais da justiça” já acima mencionados, cujas mensagens teriam sido deturpadas, pelo que o próprio profeta Manes teria vindo a este mundo, apresentando a ele os segredos da purificação da luz, reservados aos puros.

Cruz em lo alto - por Omar ML.
Cruz em lo alto - por Omar ML.
As idéias maniqueístas espalharam-se desde as fronteiras com a China até ao Norte d'África. Mani acabou crucificado no final do século III, e os seus adeptos sofreram perseguições na Babilônia e no Império Romano, neste último nomeadamente sob o governo do Imperador Diocleciano e, posteriormente, os imperadores cristãos. Apesar da igreja ter condenado esta doutrina como herética em diversos sínodos desde o século IV, ela permaneceu viva até à Idade Média.

O que ensinavam os maniqueístas:

  • ·         A fonte do Bem está na 'região da Luz'.
  • ·         O Rei da Luz é a Árvore da Vida. Eu assimilei a Lei da Luz. Eu sou Mani, o Apóstolo de Jesus, o Amigo da Luz.
  • ·         A Mente-Luz (Cristo) é o que desperta aqueles que dormem.
  • ·         No homem em quem a Mente-Luz está, sua é a Sabedoria.
  • ·         A Mente-Luz (a Mente Iluminada) é o Sol dos corações, a Senda dos que buscam, o Pórtico dos tesouros da Vida.
  • ·         Bem-aventurado é aquele que foi iniciado nesta Gnosis Divina.
  • ·         Eu encontrei a Terra da Luz. Eu fiz meu caminho para a Cidade dos Deuses.
  • ·         Eu tornei minha alma limpa – sou um servo de Deus [eu sou um Nazareno].
  • ·         Vocês são filhos do Dia e filhos da Luz. Jesus tem me auxiliado e ele poderá auxiliar vocês. Ele poderá dar-nos sua Compaixão.
  • ·         De tempos em tempos a Sabedoria envia os Mensageiros de Deus. Em idades após idades estes Mensageiros têm sido enviados pelo eterno rei da Luz [Zrwan]: Seth, Zoroastro, Buddha,  Christos. As primitivas religiões foram verdadeiras enquanto puros líderes estavam nelas.
  • ·         A presente revelação, esta profecia desta última idade, veio para a Babilônia através de mim, Mani, para as outras escolas e para as outras heresias. Para cada uma delas eu mostrei que a sua própria sabedoria e suas escrituras é a verdade a qual eu desvelei e mostrei ao mundo.
  • ·         Há duas fontes do que vem à existência: Deus e a Matéria, Luz e a Escuridão, Bem e o Mal. A Luz é a árvore que dá bons frutos. A Matéria é uma árvore que dá maus frutos.





Os mandamentos maniqueístas:


  • ·         Não adorar nenhum ídolo;
  • ·         Purificar o que sai da boca: não praguejar, não mentir, não levantar falso testemunho ou caluniar;
  • ·         Purificar o que entra pela boca: não comer carne, nem ingerir álcool;
  • ·         Venerar as mensagens divinas;
  • ·         Ser fiel ao seu cônjuge e manter a continência sexual, especialmente durante os jejuns;
  • ·         Auxiliar e consolar aqueles que sofrem;
  • ·         Evitar os falsos profetas;
  • ·         Não assustar, ferir, atormentar ou matar animais;
  • ·         Não roubar nem cometer fraude;
  • ·         Não praticar nenhuma magia ou feitiçaria;
  
 Acompanhe com maior facilidade as principais postagens do Blog sobre Maçonaria.
Inscreva-se para receber mensagens semanais, clicando aqui.


Dê sua opinião a respeito do artigo "Os cátaros".
Péssimo
Ruim (difícil compreensão)
Bom, mas superficial
Muito bom
Ótimo

Nenhum comentário: