Banner

Traduza para seu idioma

Você também deveria ler:

2leep.com

sábado, 16 de julho de 2011

Afinal, o que é um maçom?






Não é trabalho simples definir o que é um maçom.
Há várias nuances que podem influir na definição, mas de forma bastante resumida poderiamos dizer que um maçom é um buscador da verdade.

Como mencionado no post "Há realmente motivo para se esconder?" o termo maçom deriva do termo "maçon", que em francês tem o significado de pedreiro, havendo diversas provas científicas produzidas ou encontradas por pesquisadores brasileiros e estrangeiros que denotam a estreita relação da Maçonaria com as antigas guildas (espécie de sindicatos) de construtores (e não apenas de pedreiros) da antiguidade.

Por questões que abordaremos em outra postagem, a organização maçônica perdeu seu caráter associativo sindical, tomando para si um fundamento moral e ético, íntimamente ligado à religiosidade na maior parte dos casos, mas dissociado de qualquer religião específica.

Daí o vínculo da Maçonaria com as questões sociais e políticas, no tocante ao avanço e à libertação das idéias e das opiniões, mas também da mesma fonte a absoluta necessidade de constante aprimoramento pessoal de cada maçom.






Para o maçom a história, a ciência, o pensamento, a meditação e a evolução pessoal e política da sociedade são imperiosos, pelo que a respeito de tudo isto e muito mais se discute nas lojas maçônicas (leia aqui o post "O que é uma loja maçônica"). 

- O maçom se dedica a rituais satânicos?

Evidentemente que não!!! O maçom luta diariamente pelo fim do preconceito, do erro e da superstição e busca a criação de um melhor ambiente social, político e a construção de um templo pessoal digno do Deus de seu coração e de sua compreensão.

- Por qual motivo existe tanto segredo em relação aos maçons e à Maçonaria?

Por conta de tradição, no mais das vezes.
 

O maçom é herdeiro dos antigos pedreiros livres, construtores das grandes catedrais que tinham que guardar os segredos de sua profissão para manter os "benefícios" que tinham em razão deles.

Não bastasse isto, os maçons em épocas de grandes perseguições foram os zelotes da ciência, da cultura, do pensamento livre e lutaram bravamente contra a escravatura, contra o imperialismo e contra tudo o que não permitisse a liberdade de expressão e de vida. É evidente que o segredo foi crucial para a vida dos maçons e para o exercício de seu sacerdócio.


Acompanhe com maior facilidade as principais postagens do Blog sobre Maçonaria.
Inscreva-se para receber mensagens semanais, clicando aqui.

15 comentários:

Luciano Sales disse...

Como faço pra ser rico igual a maioria dos maçons?!

Truques & Trecos disse...

Luciano:
Se você se refere a abundância intelectual, cultural e espiritual, sugiro que busque o conhecimento como fazem os maçons.
Agora, se sua observação tem referência a abundância material, deixo claro que tanto para os maçons quanto para os não maçons ricos apenas existe uma fórmula honesta:
"Trabalho, trabalho, trabalho..."
Vamos lembrar que a preguiça anda tão devagar que a miséria não tarda a alcançá-la...
Grande abraço.

Sandra Dutra disse...

os maçons realmente lutam contra o preconceito e buscam conhecimento? Uma mulher pode ser aceita pelo grupo maçônico nessa busca?

Truques & Trecos disse...

Cara professora Sandra:

A respeito da admissão feminina na Maçonaria regular e reconhecida, sugerimos que leia o artigo que escrevemos especialmente sobre o tema para o Blog GIBANET. Você encontrará o artigo no seguinte link:
http://gibanet.com/2011/10/20/mulher-na-maconaria/
Para complementar o teor daquele artigo, gostaríamos de esclarecer que a Maçonaria não apenas aceita, como deseja a intensa participação de TODOS na luta pelo conhecimento, cultura, eliminação do preconceito e vício e pela evolução.
No caso das fileiras maçônicas, existem várias entidades denominadas paramaçônicas que realizam este trabalho com integral apoio da Ordem, dentre elas a Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul, destinada, como o próprio nome diz, apenas à mulheres.
Esperamos ter esclarecido, mas nos encontramos ao dispor para outras eventuais dúvidas.
Gratos por seu comentário e perguntas.

Conexão Livre disse...

Qual a relação entre os Maçons e os ILuminat?
Os ILuminat aceitam homens e mulheres... veja no site deles: www.iluminat.org

Designer pL disse...

Caro amigos, me chamo Patrick Lucas tenho 20 anos, a tempo busco algo em minha vida que desconheço, nada pra mim fazia sentido, nao sei se possuì algum vinculo com ancestrais do passado, desculpe mas nao sei lhe informa-los, bom moro no rj - nova iguaçu, e nao me pergunte como, mas tenho sede de algo que quase ninguem da minha idade possui, tenho sede pela verdade e conhecimento universal, nao sei o porque disso, mas enfim, me interessei a ser um maçom, e gostaria de saber se alguem me convidaria a iniciação da maçonaria...
patricklucas@live.com para contato
grato!

Sérgio R2 disse...

Bom, sou jovem, tenho apenas 22 anos, não tenho posse, porem tenho a mente aberta para esse tipo de ceitas e rituais, creio em Deus acima de tudo, sou contra todo tipo de preconceito, como eu poderia ta ingressando na sociedade maçonica?

Truques & Trecos disse...

Ok. Vamos lá:
1. - Relação entre os maçons e os iluminati - muito respeitosa, mas absolutamente independente.
2. - Patrick - O único meio de fazer parte da Maçonaria Regular e Reconhecida no Brasil é por convite pessoal de um maçom. Se não conhece nenhum, busque maiores informações no seu estado no site www.gob-rj.org.br, ou vá até a sede do GOB-RJ - Rua do Lavradio, 97 - Centro
Rio de Janeiro - RJ CEP: 20230-070
Fone/fax: (21) 2262-4311 / (21) 2533-9159.
3. - Sérgio - Maçonaria não é seita, ok?
Você não informou onde reside, mas como Patrick, poderá buscar informações em seu Estado. No seu caso vá até o site www.gob.org.br e na aba "administração" selecione "Orientes Estaduais" e encontre o Grande Oriente de seu Estado, ok?

Alex Ribeiro disse...

Gostaria de saber se vocês responsáveis por esta pagina tem uma pagina sobre a Ordem Demolay ?
Pois sou Demolay do Cap Trindade nº75 e seria muito bom ter um local q posso estar a divulgar para tirar duvidas de não iniciados e sua família.No momento em que vamos conversar com os familiares dos candidatos a iniciação temos que explicar muitas coisas e tendo uma pagina na web que nos ajude a esclarecer certas duvidas seria de grande AJUDA!!!

Atenciosamente!!!!!

Alex Ribeiro Barrero

Truques & Trecos disse...

Alex:
Não temos uma página específica a respeito da Ordem Demolay.
Entretanto, gostariamos de ajudar em seus objetivos, que entendemos nobres e salutares.
Se desejar ter seus artigos publicados em nosso Blog Maçonaria e Esoterismo, por favor remeta-os para nosso endereço eletrônico truquesetrecos@terra.com.br
Não garantimos que todos os artigos remetidos serao publicados, mas certamente serão todos lidos e revisados por nossa equipe, que publicará aqueles que possuirem identificaçao com as linhas gerais do Blog.
Por favor, remeta juntamente com seu artigo, uma autorização para publicação do texto de sua exclusiva autoria no Blog Maçonaria e Esoterismo.
Grande abraço.

Priscylla disse...

Olá me chamo Priscylla e venho através desta parabenizar o "Truques e Trecos"pelos posts mais viciantes,bem escritos e esclarecidos de todos os blogs desse segmento.
A minha pergunta é:A maçonaria é passada de pai para filho?com quantos anos um rapaz é aceito em uma loja?e é preciso que Todas as lojas brasileras aceitem um novo membro ou essa seleção vai de cada loja?

Truques & Trecos disse...

Pry, querida amiga:

Agradecemos suas palavras elogiosas a respeito do nosso Blog Maçonaria e Esoterismo.
Leitoras como você apenas nos motivam...
A Maçonaria não é passada hereditariamente. O filho de um maçom passará por todas as verificações e sindicâncias para ingressar, como qualquer pessoa, se desejar ser membro.
Um homem pode ser aceito pela Maçonaria a partir dos 18 anos.
A seleção normalmente é feita por uma loja, mas existem mecanismos dos demais maçons tomarem conhecimento da pretensão do candidato e de uma determinada loja maçônica. Caso algum maçom conheça motivos impeditivos para o ingresso do candidato, tem a obrigação de comunicá-los à loja que pretende iniciar o novo membro.
Agradecemos sua intervenção, querida amiga. Continue sempre conosco.

T & T

felipe andre disse...

Os maçons atuam tambem na acessibilidade e aversao a qualquer preconceito?
Deficiente fisico por exemplo!

Rafael Teixeira da Silva Mendes disse...

oi gente , prazer meu nome é rafael ...
eu queria saber o que é realmente a maçonaria? uns dizem que é uma coisa e outros dizem que é outra !
então , estou muito interessado em saber ! o que é ? o significado ? o que representa pra vocês ? presciso tirar algumas dúvidas ...
tem uma loja de maçonaria , perto de minha casa ... eu queria ir visitar , saber como é , como eles pensam como agem ...
mais me disseram que eu , não posso entrar sem ser convidado , então me tirem essa dúvida ...

obrigado !

Rhanielly disse...

Olá gostaria de saber como posso entrar na Maçonaria sou de Minas Gerais Ponte Nova