Banner

Traduza para seu idioma

Você também deveria ler:

2leep.com

segunda-feira, 18 de julho de 2011

As incursões de maçons em eventos mundiais

Em razão da concepção evolucionista da Maçonaria mundial(veja a postagem "Afinal, o que é um maçom?"), diversas oportunidades houveram em que maçons, famosos ou não, tiveram a possibilidade de influir nos rumos dos avanços sociais.
Normalmente se relaciona estas "interferências" maçônicas ao segmento político, mas as coisas não são realmente assim em todas as oportunidades.
Muitas das ações de maçons nos vários segmentos sociais foram decididas em lojas maçônicas (veja a postagem "O que é uma loja maçônica?"), embora outras tenham partido da livre iniciativa de homens colocados à frente de situações que exigiam imediato posicionamento.
Abaixo, para esclarecer um pouco mais a questão, arrolamos alguns dos maçons ilustres, cujos nomes foram colhidos da publicação

RELAÇÃO DE ILUSTRES MAÇONS (ESPECULATIVOS) DA HUMANIDADE

Edwin Eugene Aldrin Jr 

1. EDWIN EUGENE

ALDRIN JR(1930- ) - Astronauta norte-americano, membro da Loja Clear Lake No 1417, Texas, e dos Corpos do Rito Escocês. Na Lua, no Mar da Tranqüilidade, Aldrin fincou a bandeira com o emblema da Loja Azul, em 20 de julho de 1969 (Fonte: Who's who in America), edição 76/77)

 

Pedro 

2. PEDRO PABLO ABARCA DA BOLEA ARANDA

, Décimo Conde de (1718-1798) - Primeiro Ministro de Carlos III da Espanha. Foi iniciado na Prússia; primeiro Grão Mestre da Ordem na Espanha. Em 1765 foi eleito Grão Mestre da Grande Loja Mãe da Franco-Maçonaria Espanhola, emancipando-se da Grande Loja da Inglaterra. Iniciou Francisco de Miranda na Ordem.

Jean Sylvain 

 

3. JEAN SYLVAIN

BAILLY, (1736-1793) - Astrônomo e político da Revolução Francesa. Membro da Loja Les Neuf Soeurs (As nove irmãs) em París.

 

 

 

Frederico Auguste Bartholdi

4. FREDERICO AUGUSTE BARTHOLDI (1834-1904) - Artista francês, escultor da Estátua da Liberdade, em Nova Iorque. Foi iniciado na Loja Alsace-Loraine, Paris, em 1875. Em 8 de setembro de 1884 mostra a estátua à seus irmãos antes de ser enviada para New York. O pedestal em que descansa a estátua foi erigido pela Grande Loja de New York.



Ludwig Van Beethoven5.

LUDWIG VAN BEETHOVEN,

(1770-1827) - Músico alemão. Conforme a revista Cadernos Maçônicos, publicada em fins de 1968 pela Grande Loja da França, Beethoven foi iniciado na Loja A Beneficência, em Viena, mas não existem documentos em arquivos. A Revista A Verdade (GLESP, São Paulo) de março de 1985 informa que foi iniciado em Bonn. Para a maioria dos estudiosos, Beethoven não foi maçom mas é reconhecida por todos a simpatia que ele tinha pela Ordem.

 

Simón Bolívar6.

SIMÓN BOLÍVAR, (1783-1830) - Libertador de Venezuela, Colômbia, Equador e Perú. Há historiadores que dão a sua iniciação em Cádiz (1803); a Revista A Verdade de dezembro de 1980 confirma esta versão. A Revista Elite de Caracas, publicou em 1956 uma cópia fotostâtica de uma Ata de 11 de novembro de 1805 de uma Loja de Paris aumentando o grau do Irmão Simón Bolívar, documento obtido na Europa pelo escritor venezuelano Ramón Díaz Sánchez. Existe uma terceira versão segundo a qual sua iniciação e exaltação foram realizadas na Venezuela. Bolívar era colado no grau 33 do Supremo Conselho da Venezuela; foi Venerável Mestre da Loja Protetora das Virtudes, da Venezuela. Fundou a Loja Ordem e Liberdade N0 2 no Perú.

 

José Bonifácio de Andrada e Silva 

 7. JOSÉ BONIFÁCIO DE ANDRADA E SILVA (1763-1838) - Político brasileiro. Primeiro Grão Mestre do Grande Oriente do Brasil, que foi a primeira potência maçônica sul-americana, fundada em 1822.



Winston Leonard Spencer Churcill8. WINSTON LEONARD SPENCER CHURCILL, (1874-1965) - Político inglês. Iniciado em 24 de maio de 1901 na Studholme Lodge No 1591, no Café Royal, Londres. Foi elevado e exaltado em 19 de junho de 1901 e 23 de março de 1902, respectivamente, na Rosemary Lodge No 2851, que também se reunia no Café Royal, Londres. Depois de 1912 desligou-se da Maçonaria devido a sua atividade política que lhe tomava todo o tempo.


Há muitos outros - veja a lista completa do site de pesquisa, clicando aqui.

 

Acompanhe com maior facilidade as principais postagens do Blog sobre Maçonaria.
Inscreva-se para receber mensagens semanais, clicando aqui.

Nenhum comentário: