A palavra “Noël” significa “Natal” no idioma francês.
A figura do Papai Noel existe em diversas culturas ocidentais, com retratações um tanto diferentes, embora próximas.
Em algumas, é o velhinho rechonchudo, usando roupa vermelha e branca, que entrega presentes para as crianças bem comportadas no dia 24 de dezembro, ou no dia 06 do mesmo mês, que é a data comemorativa da figura de São Nicolau.
São Nicolau Taumaturgo, cuja figura pode ter inspirado o personagem, é o santo padroeiro da Rússia, da Grécia e da Noruega, patrono dos guardas noturnos na Noruega, dos estudantes em Portugal e dos coroinhas em Bari, Itália, onde seus restos estariam enterrados.
Nasceu na segunda metade do século III e morreu em 06 de dezembro de 342.
Nicolau foi preso durante o império de Diocleciano[1] por recusar-se a negar sua fé em Jesus Cristo e, durante o reinado de Constantino[2] enfrenta oposições dentro da própria Igreja, passando por um evento que o impede de permanecer como uma dos líderes da Igreja, uma vez que, descontrolando-se, esbofeteia um de seus opositores.
Mesmo após esta crise, Nicolau deu continuidade ao auxílio que sempre prestou aos necessitados, especialmente crianças carentes.

É tido como acolhedor com os pobres e principalmente com as crianças carentes, o primeiro santo da igreja a se preocupar com a educação e a moral tanto das crianças como de suas mães.
Nicolau costumava ajudar, anonimamente, quem estivesse em dificuldades financeiras. Colocava o saco com moedas de ouro a ser ofertado na chaminé das casas. Foi declarado santo depois que muitos milagres lhe foram atribuídos. Sua transformação em símbolo natalino aconteceu na Alemanha e daí correu o mundo inteiro.
Há muitas lendas relacionadas a São Nicolau, que serviram para muito aumentar sua fama. Dentre elas uma conta que teria ele o dom de ressuscitar crianças na região de Mira, onde nasceu (hoje Demre, na Turquia). Muitas são as histórias sobre supostas aparições suas; a mais famosa foi no Natal de 1583, na Espanha, quando atendendo as orações de algumas senhoras, teria auxiliado para que nenhum pobre deixasse de receber o seu pão bento. Os pobres, ao serem perguntados sobre a quem lhes teria dado alimento em meio a um "tão pesado inverno", estes teriam dito que foram socorridos por "um senhor de feições muito serenas e mãos firmes".
Em honra a São Nicolau, padroeiro dos estudantes, realizam-se em Guimarães (Portugal) as Festas Nicolinas, uma das mais antigas celebrações académicas do Mundo, que têm início no dia 29 de Novembro e têm como seu dia mais importante, precisamente o dia 6 de Dezembro (antigo dia dedicado a São Nicolau, por ser o dia do seu falecimento), em que se realizam as Maçãzinhas, número nicolino claramente inspirado na lenda de São Nicolau que salvou as filhas de um estalajadeiro.

Em relação a este ponto, há estudiosos que o relacionam à antiga prática de várias pessoas limparem as chaminés no ano novo para permitir que a boa sorte entrasse na casa durante o ano que se iniciava.
No entanto, há também interpretações de que a explicação para a entrada pela chaminé vem da Finlândia, onde boa parte da população vivia em tendas parecidas com iglus, cobertas com pele de rena e cuja entrada era por um buraco no telhado.
O mito das renas foi inventado na Europa, no século XIX.

O nome das renas, em inglês são: Rudolph, Dasher, Dancer, Prancer, Vixen, Comet, Cupid, Donner e Blitzen. E em português são: Rodolfo, Corredora, Dançarina, Empinadora, Raposa, Cometa, Cupido, Trovão e Relâmpago.
A agência que controla o espaço aéreo americano (North American Aerospace Defense Command) também instalou um "Santa Tracker" ("Rastreador de Santa" Claus) em sete idiomas, onde se pode ver a localização atual e as próximas paradas de Papai Noel, acompanhado de suas legendárias renas. O programa de rastreamento do Papai Noel pela agência é uma tradição que data de 1955, quando um anúncio no jornal Colorado veio com o número telefônico para conectar as crianças com o bom velhinho e algumas chamadas, por erro, caíram numa linha da NORAD.
O nome do Papai Noel em diversos países:
· Alemanha: Nikolaus (ou Weihnachtsmann - literalmente, "homem do Natal")
· Argentina, Colômbia, Espanha, Paraguai, Peru e Uruguai: Papá Noel
· Brasil: Papai Noel
· Chile: Viejito Pascuero
· Croácia: Djed Mraz
· Dinamarca: Julemanden
· Eslovénia: Božiček
· Estados Unidos, Canadá, México: Santa Claus
· Finlândia: Joulupukki
· França: Père Noël
· Itália: Santa Claus
· Inglaterra: Father Christmas
· Japão: サンタクロース (lê-se "Santa kurosu" vem do inglês Santa Claus.)
· Macedônia: Dedo Mraz
· Países Baixos: Kerstman (literalmente, "homem do Natal")
· Portugal: Pai Natal
· Reino Unido: Father Christmas
· Rússia: Ded Moroz
· Suécia: Jultomte
[1] Caio Aurélio Valério Diocleciano (em latim: Gaius Aurelius Valerius Diocletianus (Diocléia, c. 22 de dezembro de 244 – Spalatum, 3 de dezembro de 311), foi imperador romano de 284 a 305.
[2] Constantino I, também conhecido como Constantino Magno ou Constantino, o Grande (em latim Flavius Valerius Constantinus; Naissus, 272 — 22 de maio de 337), foi um imperador romano, proclamado augusto pelas suas tropas em 25 de julho de 306 e governou uma porção crescente do Império Romano até a sua morte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário