Banner

Traduza para seu idioma

Você também deveria ler:

2leep.com

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Renascimento




Hoje, na página de fãs de nosso Blog Maçonaria e Esoterismo no Facebook, começamos o dia com pensamentos a respeito de renascimento.

Mencionamos o grande Gabriel García Márquez, que na frase que referimos busca demonstrar as oportunidades que possuímos todos os dias, na verdade todos os momentos, de alterar nossos destinos, ao modificarmo-nos.







Gabriel García Márquez - por Occhidicane.azzurro
Gabriel García Márquez - por Occhidicane.azzurro

"Os seres humanos não nascem somente no dia em que suas mães os alumiam, pois que a vida os obriga a parir-se a si mesmos uma e outra vez". (Gabriel García Márquez)

Dalton Menezes, no trecho que abaixo mencionamos, busca aplicar este pensamento ao nosso quotidiano.

Frutos da causa e efeito, das más e boas experiências, somos, fomos e seremos. Passamos por um processo de continua auto reciclagem a cada dia vivido. Por vezes nos tornamos impacientes, arrogantes, talvez, por todas as traições, as decepções para com as pessoas com as quais empenhamos confiança. Nossa esperança é machucada, e um dia ela volta, anestesiando a nossa dor, clamando por um novo recomeço, clamando por felicidade, pois temos esse direito, mas as coisas voltam a sua estaca aparentemente inicial, novamente percebemos que as pessoas valem menos a cada dia, e então sofremos calados, ainda crentes de que um dia as coisas mudarão. E um dia percebemos que tem gente realmente disposta a nos ajudar sem receber nada mais em troca que um único sorriso em nossas faces agradecidas, um pagamento valioso para poucos, e superficial para muitos. Percebemos que existe gente disposta a nos amar sem intenção alguma de nos magoar, ou de se aproveitar negativamente disso. Percebemos que o mundo não é feito somente de pesares, passamos a enxergar mais cores em uma visão antes monocromática e triste, mas ainda assim, machucada, e a partir daí nasce um singelo sorriso, que até então, fora reminiscência de uma face petrificada e corrompida pelos maus que lhe causaram. Nasce uma nova esperança, ainda que pequena e digna de precaução, mas ainda assim, esperança...” (Dalton Menezes)

O renascimento, assim entendido o conjunto de novas possibilidades que todos os momentos se abrem aos nossos olhos, é um fato indiscutível a todos oferecido, cabendo-nos aproveitá-lo ou simplesmente permitir que, como muitas coisas em nossa existência, passe despercebido à nossa consciência (veja os artigos “Consciência” e “Consciência II).

Este é o renascimento que a todos afeta e que, de forma mais do que isonômica, a todos se apresenta, pronto a ser o agente de alegria, paz, prazer, prosperidade e muito mais.

No entanto, existem os renascimentos provocados, frutos de uma decisão livre e consciente de grande mudança no estilo de vida, em seus objetivos e motivos.



Renascimento - por Lore Santana
Renascimento - por Lore Santana
Este tipo de renascimento, que exige a adoção de uma postura consciente no sentido da mudança, implica simbolicamente na morte, ou fim de uma vida anterior (veja a respeito os artigos “Vida e morte”, “O Sol nos mitos, religiões e Maçonaria” e “O Nártex), e é exatamente o tipo de decisão que se espera daqueles que buscam iniciação nas antigas escolas de mistério como a Maçonaria.

A iniciação, ou ritual de admissão a estas escolas, contempla obrigatoriamente uma morte simbólica, com o necessário desapego aos bens materiais e distinções deste mundo, seguido de um renascimento em uma nova família e num novo mundo, até então pouco ou nada conhecido.

Aliás, todo renascimento implica em menores ou maiores riscos, eventualmente calculados, mas no mais das vezes imprevistos.

Renascer (mudar), portanto, exige coragem e consciência da quase obrigatoriedade da mudança, uma vez que mudar é mover-se e movimento é vida.


O renascimento se faz todos os dias e mais vezes ainda, quando o desejamos. 

Movimento - por Teleobiettivo
Movimento - por Teleobiettivo

Para renascer é necessário morrer antes, impor-se uma grande e avassaladora mudança e aceitar os riscos inerentes do reinício.



Renascer, entretanto, é mover-se e mover-se é viver!

Acompanhe com maior facilidade as principais postagens do Blog sobre Maçonaria.
Inscreva-se para receber mensagens semanais, clicando aqui.



Diga-nos o que acha do artigo "Renascimento".
Péssimo
Ruim (difícil compreensão)
Bom, mas superficial
Muito bom
Ótimo

Nenhum comentário: