Banner

Traduza para seu idioma

Você também deveria ler:

2leep.com

terça-feira, 23 de agosto de 2011

A Arca da Aliança


Como falamos em postagens anteriores, o cerne de uma loja maçônica é o seu templo (veja a postagem “O que é uma loja maçônica?”).

Em razão disto, iniciamos uma série de artigos a respeito.

Falamos sobre o templo em si, esclarecendo seu significado geral (veja a postagem “O templo”). Também tecemos comentários a respeito das colunas que o ornamentaram (veja a postagem “As colunas do templo – as colunas sociais”). Nosso último artigo abordou outra decoração importante do Templo de Salomão, o mar de bronze (veja a postagem “O mar de bronze”).



Vamos dar continuidade a esta série e hoje abordaremos a arca da aliança.

Conforme descrito nos escritos bíblicos, a arca da aliança foi construída e instalada por ordem direta de Deus a Moisés.

Exôdus

"Depois porás na arca o testemunho, que eu te darei. 25:16
Também farás um propiciatório de ouro puro; o seu comprimento será de dois côvados e meio, e a sua largura de um côvado e meio. 25:17".

Ela esteve presente em diversos pontos cruciais da história de Israel como na passagem do Rio Jordão.

"Porém os sacerdotes, que levavam a arca da aliança do SENHOR, pararam firmes, em seco, no meio do Jordão, e todo o Israel passou a seco, até que todo o povo acabou de passar o Jordão." Josué 3:17.

Assim como na renovação do Pacto com Deus.

"E todo o Israel, com os seus anciãos, e os seus príncipes, e os seus juízes, estavam de um e de outro lado da arca, perante os sacerdotes levitas, que levavam a arca da aliança do SENHOR, assim estrangeiros como naturais; metade deles em frente do monte Gerizim, e a outra metade em frente do monte Ebal, como Moisés, servo do SENHOR, ordenara, para abençoar primeiramente o povo de Israel." Josué 8:33.

Nas lutas contra os filisteus sob o comando de Samuel.

"E voltando o povo ao arraial, disseram os anciãos de Israel: Por que nos feriu o SENHOR hoje diante dos filisteus? Tragamos de Siló a arca da aliança do SENHOR, e venha no meio de nós, para que nos livre da mão de nossos inimigos. 1 Samuel 4:3
Enviou, pois, o povo a Siló, e trouxeram de lá a arca da aliança do SENHOR dos Exércitos, que habita entre os querubins; e os dois filhos de Eli, Hofni e Finéias, estavam ali com a arca da aliança de Deus. 1 Samuel 4:4
E sucedeu que, vindo a arca da aliança do SENHOR ao arraial, todo o Israel gritou com grande júbilo, até que a terra estremeceu. 1 Samuel 4:5".

Na consagração do Templo.

"ENTÃO congregou Salomão os anciãos de Israel, e todos os cabeças das tribos, os chefes dos pais dos filhos de Israel, diante de si em Jerusalém; para fazerem subir a arca da aliança do SENHOR da cidade de Davi, que é Sião. 1 Reis 8:1
Assim trouxeram os sacerdotes a arca da aliança do SENHOR ao seu lugar, ao oráculo da casa, ao lugar santíssimo, até debaixo das asas dos querubins. 1 Reis 8:6"

Há tempos e também hoje em dia, homens por toda a parte procuram ainda por indícios em textos antigos e cavernas escuras, outros viajaram a uma pequena vila etíope para implorar a uns sacerdotes para verificar a câmara onde alguns o acreditam estar escondida. E há aqueles que procuraram por explanações científicas acerca de seus milagres e poder. Ela virou até tema de Filme, Indiana Jones em Busca da Arca Perdida


 
Poderia a arca ter sido uma invenção tecnológica no seu tempo e que teria sido perdida? Talvez fosse criado este invento por Moisés para defender os israelitas durante sua jornada no deserto?


 
A última menção no Velho Testamento (Tahach) da Arca da Aliança foi feita em Jeremias:
 
"E sucederá que, quando vos multiplicardes e frutificardes na terra, naqueles dias, diz o SENHOR, nunca mais se dirá: A arca da aliança do SENHOR, nem lhes virá ao coração; nem dela se lembrarão, nem a visitarão; nem se fará outra. Jeremias 3:16 "

NabucodonosorNabucodonosor II, em 586 a.C., saqueou e destruiu o Primeiro Templo, levando o povo de Israel, como escravo. No relato bíblico fala do retorno do povo de Israel, desde então, esta, já não é mais mencionada, dando a entender que já havia desaparecido ou teria sido destruída pelo imperador.

Alguns estudiosos creem que a Arca da Aliança jamais tenha saído de Jerusalém, ela tenha sido enterrada debaixo do Santo dos Santos, exatamente o local onde ela ficava, mas somente alguns metros abaixo no subsolo. Há ainda os que pensam que talvez esta tenha sido levada para algum lugar no deserto da Judéia e enterrada ali, somente com o conhecimento da família dos Sumo-Sacerdotes.

Existe também a tese de que esta teria sido enterrada nas montanhas de Tsin, cuja raiz vem de Tsion(Sião), uma região montanhosa no deserto do Negev Ocidental, próximo a Arava. Pois o nome vem da mesma raiz da palavra Sião, cujo significado é "marco", ponto de referência, pois esta seria um referencial ao Deus Eterno.
 
Busto esculpido do General TitoNo ano 70 da era cristã, o General Tito (de Roma) saqueou Jerusalém e levou consigo os seus utensílios. Em uma ilustração no arco de Tito, no Vaticano, é visto soldados levando a Grande Menorah de Ouro, e o que parece ser a Arca da Aliança e mais duas trombetas de ouro. Há aqueles que creem que um dia esta teria sido depositada nos porões do Vaticano.

Qual o valor real da Arca? Qual o motivo pela qual teria desaparecido? Muitos creem que o cumprimento da profecia da volta do messias, esta perderia o seu valor, pois ela era somente uma representação da presença de Deus, e Yeshua sendo o próprio Deus tomaria o seu lugar.

De qualquer forma a Arca da Aliança, em sua última menção em toda a Bíblia, aparece no livro de Apocalipse.

"E abriu-se no céu o templo de Deus, e a arca da sua aliança foi vista no seu templo; e houve relâmpagos, e vozes, e trovões, e terremotos e grande saraiva. Apocalipse 11:19".

Esta passagem dá a entender que não mais ao homem estar o consultar a arca, mas sim a Yeshua Hamashiach, A Arca Viva no meio dos homens.

A Arca da Aliança, conforme visto, era um repositório.

No caso, um repositório de tudo quanto era sagrado e que unia os homens ao Grande Arquiteto do Universo.

Tratava-se, pois, de um símbolo de compromisso entre o mundano e o Sagrado. Um símbolo de casamento.

 

Um símbolo como este é por alguns conhecido como “casamento alquímico”, em que o noivo é O Altíssimo e a noiva é a natureza (ou os homens).




A respeito dos compromissos alquímicos, leia as postagens sobre ALQUIMIA (parte I, parte II e parte III).

Acompanhe com maior facilidade as principais postagens do Blog sobre Maçonaria.
Inscreva-se para receber mensagens semanais, clicando aqui.


 

O que você achou desta postagem?
Ruim
Boa, mas superficial
Útil
Muito boa
Excelente

Nenhum comentário: