Banner

Traduza para seu idioma

Você também deveria ler:

2leep.com

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Notícia sobre Maçonaria - Jaú

Liberdade, Igualdade e Fraternidade

Com quase 300 anos de história, Ordem Maçônica desperta o imaginário de muita gente: curiosidades, mitos e polêmicas cercam este universo


Murilo Barbosa 
colaboração especial para o BOM DIA Jaú

Com quase 300 anos de história, a Maçonaria é um tema causador demuita polêmica, inspirador de curiosidade e controvérsias. Oficialmente, a Ordem Maçônica surgiu em 1717, com a criação da Grande Loja de Londres, na Inglaterra.

O termo maçom vem do inglês 'mason', que significa pedreiro.

Na Europa, as primeiras associações da classe eram formadas por estes profissionais da construção civil, que para fugir do poder e da repressão religiosa existente na época, realizavam encontros às escondidas, o que acabou caracterizando a Maçonaria como uma sociedade secreta.

A Ordem chegou ao Brasil por volta do século 18 e, baseada nos princípios de liberdade, igualdade e a fraternidade, colaborou para a Conjuração Baiana e a Inconfidência Mineira ocorressem.

EM JAÚ

 

A Maçonaria começou a se alicerçar ainda na época em que a cidade estava em formação. Os maçons que trabalhavam na região e já se reuniam regularmente, decidiram formalizar as reuniões do grupo, e em 26 de setembro de 1898, fundaram a Loja Maçônica União e Caridade Jauense. Os primeiros membros oficiais da Maçonaria na cidade foram Inácio de Jesus, José Musitano, José Garcia Fernandes, Gerson Mendonça, Tasso de Magalhães e Carlos Alberti. 

A Maçonaria influiu no desenvolvimento da cidade de maneira notável. É possível observar em monumentos como o obelisco da praça Siqueira Campos, praças rotatórias e até mesmo vitrais da Igreja Matriz com algumas alegorias e símbolos maçons.


POSSO SER MAÇOM?

 

A Ordem preza muito pelos valores. Para ingressar, é preciso que o indivíduo seja indicado por algum maçom regular. Uma comissão é responsável por admitir os novos membros que, após alguns procedimentos, passam pela solenidade de iniciação.

Tal formalidade é restrita aos associados — visto que se trata de um ritual tradicional da Ordem e respeita as leis e normas da democracia brasileira.

O cirurgião-dentista Carlos Alberto Carvalho Pires, 43, ingressou na Acácia de Jaú em 2004. Durante os sete anos em que está na Maçonaria, já exerceu várias funções, sendo que em 2010 foi eleito Venerável Mestre – equivale ao posto de presidente. Na hierarquia maçônica, existem três graus básicos – aprendiz, companheiro e mestre – e outros vários complementares, sendo que na maioria dos ritos o mais elevado é o trigésimo terceiro.

Mas de fato, o que é um maçom? “É um cidadão digno e honesto, zeloso de suas obrigações, que deseja adquirir conhecimentos e uma formação que vai além do que é oferecido pelos canais mais atuantes da vida pós-moderna. Sua missão é trabalhar por uma sociedade mais digna e justa, lutando diuturnamente pela felicidade geral das pessoas”, revela Carlos.

Como objetivo pessoal, o cirurgião conta que, além das metas comuns, o maçom deseja conhecer a sagrada Ordem da melhor forma e, quando possível, ir às lojas de outros países para que possa estreitar laços de amizade com os membros de outras nações.

Já o objetivo da Maçonaria, segundo Carlos, é “ajudar a aperfeiçoar determinados homens nas mais sublimes virtudes criadas pela mente e pelo espírito humano para que estes, de forma comedida e respeitosa, auxiliem toda a humanidade para que caminhe para um futuro mais justo e digno”.

Fonte: Rede Bom Dia

Acompanhe com maior facilidade as principais postagens do Blog sobre Maçonaria.
Inscreva-se para receber mensagens semanais, clicando aqui.





O que você achou desta postagem?
Ruim
Boa, mas superficial
Útil
Muito boa
Excelente

Nenhum comentário: