A palavra templo deriva do termo latino “templum” (em grego “temenos”,
do radical grego “tem”), com significado de “cortar”.
“Templum”, portanto, tem o significado de “cortado”, “demarcado”.
Delimitando um “templum” (corte) no céu, o sacerdote romano
conhecia os presságios de acordo com o voo das aves naqueles limites espaciais.
Aquela delimitação gerava uma divisão básica que era reproduzida em todos os
locais: cidades, acampamentos, rituais, etc.
Portanto, a palavra “templo” no sentido etimológico indica
uma divisão de setores: primeiro a linha leste-oeste, fixada pelo curso do Sol
e depois cortada por outra linha, no sentido norte-sul.
Corte superior de um templo. Acima Leste, abaixo Oeste, a esquerda Norte e a direita Sul Veja a postagem "O que é uma loja maçônica?" |
LEO Schaya |
L. Schaya, em uma visão sobre a vida contemplativa, ampliou
o sentido do templo: “A palavra ‘contemplativo’ é composta de ‘cum’ e ‘templum’.
Este último termo indica um lugar consagrado e, na antiguidade, significava
particularmente o quadrado traçado no céu pelo áugure... Pois bem, a
contemplação do céu não se limitou a de um áugure investigando nele um
presságio: homens de todos os povos e todos os tempos, ergueram os olhos para a
abóbada celeste e ficavam maravilhados, fascinados pelas miríades que nela se
revelavam. Em toda parte houve homens que, desta contemplação natural do céu,
foram transportados à contemplação espiritual do Criador, o que recorda as
palavras de Isaías: ‘Levantai ao alto os vossos olhos, e vede quem criou estas
coisas.’ (40, 26). Entretanto a ‘Contemplatio Dei’ não nasce somente da
contemplação dos fenômenos celestes. Cícero, por exemplo, amplia a noção de
templum (Rep. 6, 15) e, portanto, a de contemplado da Divindade onipresente a ‘Deus,
que tem por âmbito (templum) tudo quanto vês’. Posto que a criação, todas as
criaturas, constituem o templo de Deus, o
crente termina contemplando o Onipresente em todas as coisas. Aliás, as
Escrituras sagradas o convidam a isso, como faz o Corão, ao revelar: ‘Para
qualquer lado que vos virais, lá está a Face de Alá’ (11, 109)7”.
Outros pesquisadores corroboram as explicações de L. Schaya.
Relações com o hebraico:
H. Corbin usa o termo Beit-ha-migdash, no sentido de Casa
Santa, assim como Beit-El, no sentido de Casa do Mundo, ou Beit-Israel, a Casa
de Israel. Aqui, interessa-nos não tanto a especificação, como a denotação do
termo Beit, Casa, que também designa a segunda letra do alfabeto hebreu e
corresponde ao número dois. Explica o Sefer ha-Bahir: "Por que a letra
Beth está fechada por todos os lados e aberta na parte da frente? É para
mostrar-te que é a Casa do Mundo. Isto significa que o Santo, Bendito Seja, é o
lugar do mundo, mas que o mundo não é seu lugar. Assim, não deve ser lido Beth,
mas Bait, casa, tal como está escrito: 'É pela Sabedoria que a casa se edifica
e é por sua inteligência que se consolida (Prov. 24-3)".
Por esta letra, a segunda do alfabeto, começa a Torá, e com
ela toda a obra da criação, pois indica a divisão entre o Criador e as
criaturas. Diz o Sefer ha-Zohar: "E, efetivamente, Eu (o Santo, Bendito
Seja) me servirei de ti (a letra Beth) para realizar a criação do mundo e,
portanto, serás a base da obra da criação". Em outra passagem, diz:
"A letra Beth designa os dois reinos, o de cima e o de baixo, que estão em
comunicação, como o Norte e o Sul. O reino de cima funde o gelo de baixo, e o
reino de baixo rende graças ao de cima. Estes dois reinos representam 'o macho'
e 'a fêmea', que se complementam um ao outro. O céu representa o macho, e a
terra, que pede as águas do macho, representa a fêmea. Quando o céu concede
suas águas à terra, esta se torna fecunda". (Veja a postagem "As sete leis herméticas")
Nestes breves comentários cabalísticos sobre o sentido de Beit, podemos ver os
três princípios que conceitualizam a palavra latina “templum”: 1 - indica uma
separação, um corte; 2 - é um lugar que está habitado por Deus; 3 - é o lugar
da contemplação, pois é o lugar da reunião com Deus.
(Veja a postagem
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