Banner

Traduza para seu idioma

Você também deveria ler:

2leep.com

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Tetragramaton - Os quatro elementos naturais e o quinto elemento

Diego Araújo 

Nosso leitor Diego sugeriu que escrevêssemos uma postagem que abordasse o pentagrama, os quatro elementos da Natureza e o quinto elemento.

Embora tenhamos escrito um artigo com um tema assemelhado no dia 03 de setembro passado (leia o texto “Pentagrama e Hexagrama”), parece-nos que a abordagem pretendida por nosso leitor Diego é diferente.

Então vamos a ela, na esperança de atender as necessidades apresentadas.

O "cinco" e o homem


O ser humano possui cinco extremidades no corpo (membros e cabeça), cinco dedos nas mãos e nos pés, cinco sentidos, cinco vísceras, etc.

Cinco, portanto, é um número bastante relacionado ao Homem e, por definição ao pentagrama.

uovo vitruviano, por Dippold  vitruviano, por agacat  appunti sulla natura, por f-featherbrain  pentagrama escotérico, por GnosisOnline


Conforme dissemos na postagem “Pentagrama e Hexagrama”:

No paganismo e em várias escolas e doutrinas esotéricas, cada ponta do pentagrama representa um dos elementos na Natureza (fogo, ar, terra e água), coordenados pelo espírito e também tem como significado o corpo humano (quatro membros e cabeça), como também o os instintos sob a inteligência e a mente sobre o corpo.

Fundamentado no número cinco, também significa a união dos desiguais, o casamento, vez que agrega o número 3, masculino, ao número 2, feminino. Por derivação, também representa o andrógino.”

Os quatro elementos da Natureza no Homem


Os quatro elementos da Natureza estão presentes no ser humano. No ar que respiramos, na água que ingerimos, nos sais minerais dos alimentos (terra) e no processo de transformação que ocorre na digestão e no raciocínio (veja a postagem “O raciocínio humano”), quando tratamos simbolicamente do elemento fogo.

Dos quatro elementos da natureza, apenas o fogo é capaz de realizar transformações e as mais elevadas purificações, inclusive para a Ciência, pelo que é representado pela digestão e pelo raciocínio.



O quinto elemento



Anima (Alma), por Mari DanaA simples junção desses quatro elementos, contudo, não é capaz de reproduzir a vida humana, pois que ausente o quinto elemento, que é a alma (do grego “anima” = Princípio que dá movimento ao que é vivo, o que é animado ou o que faz mover), por alguns tratado por espírito (raiz etimológica do Latim "spiritus", significando "respiração" ou "sopro”).



Tratar a alma por espírito não é confusão no nosso entendimento. A Bíblia Sagrada faz isto a todo o momento e não de forma desproposital.

Aquilo que anima, que dá a vida (alma ou espírito), teria relação com a respiração.

“Primeiro, Deus criou o corpo do homem. Então Ele assoprou nas ventas desse corpo o fôlego (espírito) de vida e assim o homem se tornou alma vivente. Cf. Gênesis 2:7.”


Nous



Este sopro divino que vivificou (e ainda vivifica) o Homem é o chamado “Nous”, que Platão definiu como a parte imortal e racional da alma ou “o divino e atemporal pensamento no qual as grandes verdades e conclusões emergem imediatamente, sem necessidade de linguagem ou premissas preliminares”, e que Plotino disse ser uma das emanações do ser divino.

Temos para nós, portanto, que o pentagrama tem como representação inicial o próprio Ser Humano e secundariamente a primazia da alma sobre a matéria que a ela serve de alicerce enquanto manifestada neste plano.

A mística envolvendo o pentagrama em muito se desenvolveu, sendo ele no passado e em nossos dias utilizado como amuleto e como acessório quase que indispensável aos praticantes da magia.


círculo mágico_1, por obuscadorcosmico  wicca, por Dachshund Clube  caldeirão da bruxa, por W_10



Pentagrama e cruz cristã



Outro símbolo assemelhado é a cruz adotada pelos cristãos.


cruz, por DavidGorgojo


Vemos nela a representação dos quatro elementos da Natureza e a quintessência no seu centro (a alma humana), pelo que verificamos que não foi à toa escolhido este tipo de cruz para a cristandade.

Cruz compañia HDR, por gemafv85 
No lugar da alma, vemos nela afixado o próprio Cristo, demonstrando o aprisionamento da alma ao corpo. 




Pentagrama e cruz invertidos



Versões diferenciadas da cruz adotada pela cristandade apresentam interpretações diversas, inclusive de oposição ao bem.

hippie, por mtsofanAssim por alguns é visto um dos símbolos do movimento “hippie”, em nosso enfoque de forma equivocada.

Aquele símbolo realmente aparenta uma cruz invertida, centrada em um círculo e com os braços quebrados, mas o lema maior do movimento (“Paz e Amor”) deveria desmistificar seu símbolo.

De igual forma, alguns associam o pentagrama invertido a exercícios místicos voltados para o mal, considerando-o símbolo de Baphomet.
Baphomet, por JackyFly  sigil of baphomet, por dragonoak  baphomet, por micha mono

Para que não nos estendamos neste assunto, leia a postagem “O bode e a Maçonaria”.

Acompanhe com maior facilidade as principais postagens do Blog sobre Maçonaria.
Inscreva-se para receber mensagens semanais, clicando aqui.


Dê a sua opinião a respeito deste artigo.
Péssimo
Ruim (difícil compreensão)
Bom, mas superficial
Muito bom
Excelente

Nenhum comentário: