Banner

Traduza para seu idioma

Você também deveria ler:

2leep.com

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Números



Numerologia


numerologia, por Eterniser Estética
numerologia, por Eterniser Estética



Definições:



1 - "Prática que tenta descobrir a influência dos números no caráter, nas habilidades e no destino de uma pessoa, através do estudo de seu nome e de sua data de nascimento. — É uma pseudociência, pois não tem fundamentos científicos e não se baseia em fatos. Os historiadores acreditam que os chineses e os hebreus utilizaram-se da numerologia. O fundamento principal da numerologia é que todos os números vibram. Cada letra do alfabeto tem um valor numérico e os numerologistas acreditam que o nome de uma pessoa e sua data de nascimento dão informações sobre suas vibrações." (WWW.verbetes.com.br)

2 – "Pseudociência segundo a qual números e operações matemáticas baseadas em caracteres (principalmente do nome) podem ser interpretados de forma a predizer ou modificar o futuro ou características de personalidade." (Wikipédia)


Atribui-se a criação da numerologia ao matemático, astrólogo, músico e filósofo Pitágoras (remonta a cerca de 350 aC.).
 
(veja nossas postagens "O pitagóricos" e "Geometria sagrada")

Na época do funcionamento da escola pitagórica, este seria um conhecimento passado apenas oralmente para grupos de iniciados escolhidos a dedo, mediante critérios rigorosos.
 
Pitágoras não teria deixado nada escrito, mas os seus discípulos aos poucos foram transcrevendo os ensinamentos do mestre.
 
Para os numerólogos atuais, a Numerologia Pitagórica seria um instrumento importante para se chegar ao autoconhecimento, considerando a grande influência dos números na personalidade humana.


A avaliação numerológica seria o estudo antigo do significado dos números, calculados com base em uma data, nome ou em ambos simultaneamente.


O significado dos principais números, para a Numerologia, seriam os seguintes:


1- INDIVIDUALIDADE - Pioneirismo, originalidade, criatividade, honestidade, ambição, determinação e pouca convencionalidade. A regência deste número torna seu detentor um líder e não um seguidor, saindo-se melhor com seu próprio negócio, gerente ou diretor. Procura levar uma vida bastante ativa. Deve tomar cuidado com as vibrações negativas de egoísmo, presunção ou preguiça.


2- COOPERAÇÃO - Quem está sob a influência deste número, precisaria do apoio de amigos e familiares. Seria sociável, gentil e tem muita consideração pelas pessoas. Por isso, deveria tomar cuidado para não se transformar em "capacho". Teria grande bom gosto, apreciando ficar em casa, na companhia dos amigos.

números, por malota
números, por malota

3- AGRADÁVEL - A Felicidade, criatividade, versatilidade, energia, intelectualidade e otimismo, fariam parte do significado deste número. Como líder, teria o dom da palavra e grande capacidade de expressão. Também seria amistoso, refinado, e gosta das coisas caras. Teria sempre idéias novas, conseguindo resolver todos os problemas com facilidade. Deve tomar cuidado com as vibrações negativas da impaciência, excesso de crítica, ciúmes e fofocas.


4- ORGANIZAÇÃO E PRÁTICA - Honestidade, sinceridade, seriedade, dignidade, paciência e consciência. Quem está sob a regência deste número, assumiria todas as responsabilidades e acabaria sendo requisitado para dar aos outros proteção e apoio. Gostaria de ordem e regularidade em tudo aquilo em que se envolve. Deve tomar cuidado com as vibrações negativas do autoritarismo, com a tendência a criticar demais, a mania de trabalho e desejar tudo à sua maneira.





5- LIBERDADE – O detentor deste número seria ativo, inquieto, gostando de variedade, fazendo muitas coisas ao mesmo tempo. Pode ser intransigente em relação às leis e à ordem. Não gostaria da rotina e se fascinaria com o que é novo. Cuidado com as vibrações negativas de indulgência com sua própria sensualidade (incluindo bebidas, droga e sexo) e irresponsabilidade.


6- RESPONSABILIDADE – O influenciado por este número nasceu para dar conselhos, fazer o bem para as pessoas, e por isso, ajudaria a todos sempre que se faz necessário. Gostaria que seu ambiente fosse pacífico, harmonioso e confortável. Seria compreensivo, justo e promoveria a paz. Tenderia a ser cego aos defeitos daqueles a quem ama. Cuidado com as vibrações negativas de intromissão, insensibilidade e orgulho.


7- SABEDORIA - Paciência, equilíbrio e intuição representam este número, repleto de mistério para aqueles que o cercam. O lema do influenciado por este número seria a busca da verdade: estuda, analisa e quer provar fatos desconhecidos. Apreciaria a leitura e conhecimentos gerais. Seus amigos são poucos, mas criteriosamente escolhidos. Cuidado com as vibrações negativas de melancolia, reserva, distanciamento e preguiça.


8- CONQUISTA - Não é fácil ter este número como regência. O sucesso viria por meio do conhecimento. É preciso muita determinação para se obter a vitória material. O influenciado por este número teria consciência de que tem que trabalhar duro para o bem de todos. Por ser uma pessoa grandiosa, seria atraída para grandes negócios. Cuidado com as vibrações negativas de abuso do poder, avareza e extravagância.


9- INSPIRAÇÃO - Todos esperariam muito da pessoa regida por este número, que seria tolerante, compreensivo, inspiraria confiança e seria um ótimo conselheiro. Ficaria desapontado quando as pessoas não alcançam a perfeição que espera delas. Durante a vida, passaria por muitas experiências reveladoras. Cuidado com as vibrações negativas de indelicadeza, falta de ética e vacilação.


Abaixo, a tabela que permite calcular o “valor numerológico” de qualquer nome.


Some os valores correspondentes de cada letra. Qualquer resultado, cuja soma dos números represente um valor superior a 22, deve ser desdobrado e assim sucessivamente até obter um resultado igual ou inferior a 9. 


A=1
B=2
C=3
D=4
E=5
F=6
G=7
 
H=8
 I=9
J=9
Y=9
K=10
L=20
M=30
N=40
O=50
P=60
Q=70
R=80
S=90
T=100
 
U=200
V=200
W=200
X=300
Z=400

Vamos a um exemplo:


Nome: Esoterismo
 
E = 5
S = 90
O = 50
T = 100
E = 5
R = 80
I = 9
S = 90
M = 30
O = 50


Calculando: 5 + 90 + 50 + 100 + 5 + 80 + 9 + 90 + 30 + 50 = 509


Como o número é superior a 22, desdobre-o somando: 5 + 0 + 9 = 14


Desdobra-se novamente, ou seja: 1 + 4 = 5 (Liberdade)


Para descobrir, seu número regente, some o resultado do dia, mês e ano em que você nasceu, lembrando-se que é necessário transformá-lo em apenas um dígito, igual ou inferior ao número 9 (nove).


Um nascimento em 24 de junho de 1717, por exemplo, apresentaria a seguinte regência:


2 + 4 + 0 + 6 + 1 + 7 + 1 + 7 = 29 => 2 + 9 = 11 => 1 + 1 = 2 (Cooperação)


____________________________________


Para a Ciência (conforme Wikipédia):

 

Ciencia i Bellesa, por Juli_modul
Ciencia i Bellesa, por Juli_modul

 



A teoria dos números é o ramo da matemática pura que estuda propriedades dos números em geral, e em particular dos números inteiros, bem como a larga classe de problemas que surge no seu estudo.

A teoria dos números pode ser subdividida em muitas áreas, de acordo com o método utilizado e do tipo de questão investigada.

O termo “aritmética” é também utilizado para se referir à teoria dos números. Esse é um termo antigo, que não é mais tão popular como já foi. A teoria dos números foi também chamada de aritmética superior, mas esse termo também caiu em desuso. Entretanto, esse termo ainda aparece nos nomes de objetos matemáticos relacionados (funções aritméticas, aritmética de curvas elípticas, teorema fundamental da aritmética). Esse sentido do termo aritmética não deve ser confundido ou com aritmética elementar, ou com o ramo da lógica que estuda aritmética de Peano como um sistema formal. Os matemáticos que trabalham na área de teoria dos números são chamados teoristas dos números.

Tradicionalmente, a teoria dos números é o ramo da matemática pura que se preocupa com as propriedades dos números inteiros e que envolve muitos problemas que são facilmente compreendidos mesmo por não-matemáticos. A disciplina veio a ocupar-se com uma classe mais vasta de problemas que surgiram naturalmente do estudo dos números inteiros. A teoria dos números pode ser subdividida em vários campos, de acordo com os métodos que são usados e das questões que são investigadas, a saber:
  • Teoria elementar dos números: utiliza somente os métodos elementares da aritmética para a verificação e comprovação das propriedades essenciais do conjunto dos números inteiros e em particular as propriedades dos números primos;
  • Teoria analítica dos números: utiliza a análise real e análise complexa, especialmente para estudar as propriedades dos números primos;
  • Teoria algébrica dos números: utiliza álgebra abstrata e estuda os números algébricos;
  • Teoria geométrica dos números: utiliza métodos geométricos, algébricos e analíticos.

Sobre a teoria elementar dos números


Normalmente, o primeiro contacto com a teoria dos números é por meio da teoria elementar dos números. Através desta disciplina podem ser introduzidas propriedades bastante interessantes e notáveis dos números inteiros, mas, que ao serem propostas como questões a serem resolvidas, ou teoremas a serem provados, são geralmente de difícil solução ou comprovação. Estas questões estão ligadas basicamente a três tipos de pesquisas, a saber:
  1. Estudos específicos sobre as propriedades dos números primos;
  2. Estudos envolvendo a pesquisa de algoritmos eficientes para a aritmética básica;
  3. Estudos sobre a resolução de equações diofantinas.
Estas questões directamente ligadas ao estudo do conjunto dos números inteiros e o seu subconjunto: o conjunto dos números naturais.

A título de ilustração, alguns dos muitos problemas que podem ser focalizados nestas três áreas da teoria elementar dos números são, a seguir, rapidamente comentados.

números, por Robson Cesar Alkmim
números, por Robson Cesar Alkmim

Propriedades dos números primos


Teorema de Euclides

"Existe uma quantidade infinita de números primos."

Euclides demonstrou este teorema da seguinte forma:

Sabe-se que os números inteiros são primos ou múltiplos de primos. 
Isso é facilmente verificado quando factorizamos um número inteiro em números primos. Exs: 8 = 2*2*2; 10 = 5*2; 42 = 3*2*7. (lembrando que 2, 3, 5 e 7 são inteiros primos).

Para um número inteiro qualquer "M" temos a sua decomposição em factores primos (fatoração ou factorização) da seguinte forma: (P' * P" * P"' * ...), onde P é um número primo qualquer que faz parte de sua factorização. E sabe-se que nenhum dos números primos que compõem a factorização de M, integram a factorização de M+1. Isso significa que dois números inteiros consecutivos possuem factorizações totalmente diferentes.

A jogada de mestre de Euclides foi que:

Suponhamos que os números primos sejam finitos. Então existe um número hipotético X cuja decomposição em factores primos é a multiplicação de todos os primos existentes (P' * P" * P"' * ...). 
Sendo assim o número seguinte X+1 não possui na sua factorização nenhum dos primos citados na decomposição em factores do seu antecessor X. Logo X+1 é outro primo ou multiplo de um primo que não está na lista de primos.

Assim, Euclides provou por 'Absurdo' que o conjunto dos números primos é infinito.

Conjectura de Goldbach


"Pode-se exprimir os números pares, maiores que 2, como a soma de dois números primos?"

Esta é a denominada Conjectura de Goldbach, formulada em 1746 e até hoje não provada, apesar de ter sido verificada para números da ordem de 4*10^14.

Quantos números primos terminam com o dígito 7? Seriam infinitos? São 664579 os números primos menores que 10 milhões, sendo que os números primos que terminam em 1, 3, 7 e 9 respectivamente são 166104, 166230, 166211 e 166032, isto corresponde a 24.99%, 25.01%, 25.01% e 24.98% deste total de números. O que isto sugere?

Há infinitos pares de números denominados primos gêmeos: números primos que diferem um do outro de apenas duas unidades, como (3 ; 5), (71 ; 73) ou (1000000007; 1000000009)?




Algoritmos eficientes para a aritmética básica


Muitas das modernas aplicações que estão a ser levadas a efeito no campo da criptografia dependem de algumas das propriedades dos números inteiros e dos números primos. No entanto, as aplicações aritméticas envolvendo as propriedades dos números inteiros estão directamente relacionadas com a capacidade de se resolver dois problemas fundamentais:
  1. o problema do teste para verificar se o número é primo;
  2. o problema da decomposição em factores primos.
Aparentemente são problemas de simples solução, até que passem a envolver numerais com dezenas e até centenas de dígitos.


____________________________________

Os números na Bíblia (fonte)

 

bíblia, por Vinícius Julian
bíblia, por Vinícius Julian

 

Devemos prestar muita atenção ao valor dos números na Bíblia, sobretudo no texto hebraico, pois estamos diante de uma mentalidade diferente da nossa. Os números, na maioria das vezes, não querem transmitir uma quantidade exacta, um dado preciso, mas sim expressar uma realidade, um valor teológico, um dado simbólico.

Vejamos o significado dos principais números e alguns exemplos interessantes, assim como algumas passagens bíblicas onde o número aparece:

1 (um): Deus é Um (Dt 6,4; Zc 14,9)

2 (dois): É o par perfeito. Dos animais puros, Noé levará para a arca sempre pares (Gn 7,2). É o dobro e pode significar "de sobra", como em Is 40,2; 61,7; Ap 18,6.

3 (três): Número da unidade e da Trindade. É usado para reforçar ou dar ênfase a uma expressão. Assim, quando se quer dizer que Deus é Santo, repete-se três vezes: «Deus é Santo, Santo, Santo» (Is 6,3; Ap 4,8). Deus abençoa três vezes (Nm 6,24-26). Três são os mensageiros que anunciam o nascimento de Isaac (Gn 18,1ss). É o número da plenitude (Ap 21,13) e da santidade (Ap 4,8).

4 (quatro): Número da totalidade: os quatro cantos da terra; quatro evangelhos; quatro Seres vivos (Ap 4,6; 7,1; 20,8). Os quatro elementos do universo: terra, fogo, água e ar. Quadrangular (Ap 21,16). Representa sinal de plenitude.

5 (cinco): Cinco dedos da mão. O primeiro bloco da Bíblia (a Lei) tem 5 livros, o Pentateuco. No Apocalipse pode ser negativo.

6 (seis): Número imperfeito, não chegou à perfeição, que é o número 7. No Apocalipse (13,18) é repetido três vezes, por isso o número da besta é 666. Imperfeição total!

7 (sete): É a soma de 4 + 3. Por isso é o número perfeito, indica o máximo da perfeição (Nm 23,4; Mt 15,36); grande quantidade (Is 30,26; Pr 24,16; Mt 18,21); totalidade (Ap 1,4); indica séries completas como no Apocalipse: 7 Cartas (Ap 2-3); 7 Selos (Ap 6,1-17); 7 cabeças (Ap 12,3). O Cordeiro imolado recebe 7 dons (Ap 5,12). O sábado é o sétimo dia; Deus fez a Criação em 7 dias; a festa de Pentecostes acontece 7 vezes 7 dias depois da Páscoa.Cada sétimo ano é sabático (descanso para a terra e libertação dos oprimidos – Lv 25) e depois de 7 vezes 7 anos vem o Jubileu. Não se deve perdoar 7 vezes, mas 70 vezes 7 (Mt 18,22). É importante ver que no Apocalipse aparece a metade de 7, isto é 3,5 (Ap 11,9). Às vezes diz-se: um tempo, dois tempos, meio tempo (Ap 12,14; Dn 7,25), isto é três anos e meio. Também pode ser 42 meses (Ap 11,2), é igual a 1.260 dias (Ap 12,6), isto é, sempre a metade de 7. É a duração limitada das perseguições. É o tempo controlado por Deus.

8 (oito): É sete mais um, é como que o transbordar da plenitude. As bem-aventuranças em Mateus são sete mais uma (Mt 5).

10 (dez): Indica grande quantidade (Gn 31,7) ou é simplesmente um número redondo (Mt 25,1). Indica também listas completas. Pelos dez dedos das mãos é fácil lembrar a lista. Indica um tempo limitado; curta duração (Dn 1,12.14; Ap 2,10). Pode indicar também imperfeição: a besta só tem 10 chifres (Ap 12,3).

12 (doze): É o resultado de 4 vezes 3, isto é um número bem completo. É o número da escolha: 12 tribos no AT; 12 Apóstolos no NT; 12 legiões de anjos (Mt 26,53). Os anciãos são 24, isto é: 2 X 12 (Ap 4,4). Os que serão salvos (Ap 7,4) serão 144.000, isto é 12 X 12 X 1000! Número de totalidade (Ap 21,12-14).

40 (quarenta): Número que indica um tempo necessário de preparação para algo novo que vai chegar: 40 dias e quarenta noites do dilúvio (Gn 7,4.12); 40 dias e 40 noites passa Moisés no Monte (Ex 24,18; 34,26; Dt 9,9-11; 10,10); 40 anos foi o tempo da peregrinação pelo deserto (Nm 14,33; 32,13; Dt 8,2; 29,4, etc.); Jesus jejuou 40 dias antes de começar o seu ministério (Mt 4,2; Mc 1,12; Lc 4,2); a Ascensão de Jesus acontece 40 dias depois da Ressurreição (Act 1,3). Quando alguém errava, era corrigido com 40 chicotadas (Dt 25,3) e Paulo também recebeu cinco vezes as 40 chicotadas menos uma (2Cor 11,24).

70 (setenta): Jogo de números 10 X 7. Moisés comunica o espírito profético aos 70 anciãos (Nm 11,16-17.24-25). O exílio na Babilónia é interpretado como a duração de 70 anos (Jr 25,11; 29,10; 27,7; 2Cr 36,21; Dn 9). A tradução da Bíblia hebraica para o grego foi feita por 70 escribas e por isso recebeu o nome de LXX ou Septuaginta.

1000 (mil): Uma quantidade tão grande que não se pode contar. Prazo de tempo completo e comprido. Reino de mil anos (Ap 20,2). Ver as combinações: 7 X 1000 (Ap 11,13; 12 X 1000 (Ap 7,5-8); 144 X 1000 (Ap 7,4). É interessante também notar como os hebreus faziam combinações de números. Por exemplo: Abraão fez a Aliança com Deus quando tinha 99 anos (Gn 17,24), assim a Aliança completou o número 100. É o sábado que dá valor aos demais dias da semana, assim transforma os 6 dias (imperfeitos) em 7 dias (perfeito). O único dia da semana que tem um nome. Outro exemplo: seis povos habitavam a Terra Prometida (Ex 3,8). Mas são imperfeitos. Israel será o sétimo povo, aquele que tornará a terra perfeita (7). Ver também o jogo num rico feito na elaboração de alguns provérbios (Pr 6,16-19; 30,15-33).

Interessante é saber que os israelitas escreviam os seus números com letras alfabéticas (não tinham vogais). Assim podia-se escrever um nome com um valor numérico genial. Por exemplo, Mateus divide a genealogia de Jesus em três grupos de 14 gerações. Ora, o número 14 é o resultado das somas das letras do nome de David (d + w + d): 4 + 6 + 4 = 14. Então Jesus é três vezes David, é o David por excelência.

Em Ap 13,18, o famoso número da "besta do Apocalipse" é 666, que provém da soma das consoantes hebraicas (n + w + r + n + r + s + q) de KAISAR NERON: Imperador Nero, o grande perseguidor dos cristãos (100 + 60 + 200 + 50 + 200 + 6 + 50 = 666). Ou «César Deus», no grego.

Hoje poderíamos fazer o mesmo com o nome do Bush (que tanto mal faz ao mundo!). Ora, o nome completo dele é: George (6 letras) + Walker (6 letras) + Bush Jr (6 letras), ou seja: 666! O número da Besta do Apocalipse!

No capítulo 17 do Evangelho de João, a palavra «mundo» aparece 18 vezes, isto é: 6 + 6 + 6. Ora, para João não é a terra ou o mundo - como nós entendemos hoje - que era mau. «Mundo» significava: o sistema, ou seja, aqueles que não aceitavam Jesus (podiam ser os judeus do Templo ou também os romanos).

No capítulo 9 do Evangelho de João, o verbo «abrir» aparece 7 vezes, justamente no relato em que Jesus abre os olhos ao cego; um sinal importante no quarto Evangelho.

Muitas vezes, no AT, fala-se de personagens que viveram idades incrivelmente avançadas (Matusalém viveu 969 anos: Gn 5,27; Noé viveu 950 anos: Gn 9,29). Neste caso os números têm um valor simbólico. Querem indicar que estas foram pessoas importantes, fiéis a Deus, e que a época em que elas viveram foi de muito valor. Quanto maior o número de anos, mais importante essa pessoa foi diante de Deus.

Outro exemplo: na expressão «filhos de Israel» temos também um exemplo de como os escritores bíblicos gostavam de fazer os jogos de palavras baseadas no valor numérico das letras do alfabeto hebraico. Em laer’f.yI ynEB. (filhos de Israel), a soma dos valores das consoantes é: 2 + 50 + 10 + 10 + 300 + 1 + 30 = 603. Isto é a cifra da multidão do primeiro total do povo no recenseamento antes de partir em direcção ao Sinai: 603.550 (Nm 1,46; 2,32). É o mesmo número dos homens que deixaram o Egipto (Ex 12,37).

(Autor: frei Acílio Mendes, ofm cap Cúria Provincial dos Franciscanos Capuchinhos LISBOA (Portugal) www.capuchinhos.org)

Acompanhe com maior facilidade as principais postagens do Blog sobre Maçonaria.
Inscreva-se para receber mensagens semanais, clicando aqui.


O que você achou do texto "Números"?

Péssimo

Ruim (difícil compreensão)

Bom, mas superficial

Muito bom

Ótimo






Nenhum comentário: