Banner

Traduza para seu idioma

Você também deveria ler:

2leep.com

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Chacras

Chakra, por AthenaStarlight
Chakra, por AthenaStarlight


Segundo a filosofia iogue, existem diversos canais no corpo humano pelos quais circula a energia vital, conhecida por “prana”, com o objetivo de, tal qual o sangue, alimentar nossos órgãos.

Estes canais, ou dutos, quando são instalados mais próximos à superfície do corpo, são chamados de chacras, palavra derivada do sânscrito com o significado de “centro” ou “plexo”.

O número exato de chacras ainda não foi estabelecido, havendo correntes que afirmam existirem de algumas unidades, até milhares. No entanto, todas as linhas de estudo a respeito admitem que sete são os principais, instalados em localizações muitíssimo bem conhecidas.

A localização dos principais sete chacras corresponde à das sete principais glândulas do corpo humano e estes se encontram desde a base da coluna vertebral, até o topo da cabeça.

A função dos chacras é a manutenção da fluidez da energia vital no corpo humano, via sistema endócrino e a comunicação entre eles é realizada por um duto etéreo conhecido por “Nadi”, que conduz a energia vital em redemoinhos concêntricos, regulando suas polaridades.

Os chacras funcionariam como grandes vórtices girando em grande velocidade, quando saudáveis, o que permite que o corpo permaneça saudável e jovem.

Cuidar dos chacras, portanto, seria uma alternativa ou uma complementação para as modernas e bem equipadas clínicas de estética e academias, como também para os tratamentos médicos, tradicionais ou não. Aqui cabe dizer que o médico é indispensável para o tratamento de qualquer doença, sendo altamente recomendável que o médico acompanhe qualquer ação do paciente em relação à sua moléstia.

Por esta razão, muitas das atividades iogues estão ligadas ao desenvolvimento e harmonização destes chacras, também conhecidos como centros psíquicos, via exercícios e meditação.
Os sete chacras principais:

1.    Muladhara

Básico (entre órgão genital e ânus):
- Energia de impulsos
- Cor vermelha
- Elemento terra
- olfato
- Vitalidade, impulsos
- Faz andar na vida
- Local onde repousa a kundalini
- Materialistas, nível inferior
- chacra quente, telúrico
- abre a clarividência
- Representação: flor de lótus onde está enrolada a 1ª serpente.



Muladhara, por Aethereal Minx
Muladhara, por Aethereal Minx
Situado na base da coluna, governa a dimensão física e todos os aspectos sólidos do corpo, mantido pela recepção das energias telúricas distribuídas por ele. Energiza e fortalece o corpo sendo responsável pelo seu bem-estar físico. É o centro de energia por meio do qual se experimenta “luta ou fuga”. Exterioriza-se como a glândula suprarrenal, governa os rins, a coluna vertebral, sistema de esqueleto, linfa, sistema de eliminação e reprodução e possui vibração de cor vermelha. É o chacra mais ligado à sexualidade, o mais básico e o mais primitivo. É o único que está sempre ativo em todas as pessoas. Lida com a força e é o mais fácil de ser estimulado, com presença mais marcante nos homens.


2.    Svadhisthana

Esplênico ou sexual: genital e órgãos excretores: - tato
- Cor laranja
- sexualidade
- Elemento água
- Desequilibrado: pessoa vítima de sentimentos excessivos, contraditórios
- Chacra quente, telúrico
- Representação: meia lua.


Svadhisthana, por Amunna
Svadhisthana, por Amunna
Localiza-se dois dedos abaixo do umbigo e é dominado pela água, a essência da própria vida, sendo o centro da procriação e por se achar diretamente associado à lua (Yesod), afeta com suas marés emocionais. A criatividade e a inspiração de criar começam aqui. A energia prânica que circula nesse Chacra governa a circulação do sangue e o mantém em bom equilíbrio por todos os fluídos do corpo, igualmente governa os órgãos genitais (ovários e testículos), as atitudes nos relacionamentos, sexo e comportamento sexual, o sentir, reprodução e assimilação. Exterioriza-se como a glândula gônada, glândulas sexuais masculinas e femininas, que encarnam a força vital. Lida com as forças de SEDUÇÂO e Magnetismo Pessoal, é um chacra feminino.

(pode ser interessante ler nossos artigos sobre cabala - "A Cabala - Parte 1", "A Cabala - parte 2", "A Cabala - parte 3", "A Cabala - parte 4" e "A Cabala - parte 5")


3.    Manipura

Umbilical:
- Cor amarela
- Fígado, baço-pâncreas (Ponto PI), sangue, estômago, rim
- visão
- Elemento fogo
- Liberta da dor
- Emoções (medo, expectativa, insegurança).
- Chacra quente, telúrico
- Representação: triângulo equilátero invertido.


Manipura, por Hasanthi Kinksley
Manipura, por Hasanthi Kinksley
Localizado no centro do abdome, centro de compensação de energia para os outros chacras, o solar funciona como receptor e emissor de energias. Exterioriza, energiza e controla o pâncreas, fígado, baço, estômago, vesícula, intestino grosso e até certo ponto o intestino delgado. Governa a liberdade, poder, controle, auto definição, intelecto, aceitação e visão. A cor vibratória é o amarelo. O plexo solar é a sede do fogo no interior do corpo, assumindo importância particular, porque é também a sede dos medos, das angústias e dos ódios. Este chacra engloba o Carma, a caridade, a boa e má companhia e o serviço prestado aos outros. Por ser do elemento fogo, expansão energética que dá origem ao movimento, a tradição fenomênica dessa expansão é o calor, sendo o chacra da força.

Este chacra também possui uma importância enorme na mediunidade. É por ele que o médium doa a energia para os espíritos. Na Grécia e em Roma, os ocultistas sempre souberam que era através deste chacra dos sacerdotes e virgens vestais que os Oráculos recebiam sua energia materializar suas vozes. Por esta razão, chamavam estes oráculos de Venter Loquis, ou “A Voz que vem do ventre”, que mais tarde deu origem aos ventriloquismo dos mágicos profanos. É através dele que atuam as principais linhas de defesa psíquica.







4.  Anahata

Cardíaco: (coração, pulmão, mamas, fígado raiva):
- Verde (físico); rosa (equilibrar)
- Elemento ar
- Amor, amizade
- Frustração
- Câncer de mama
- Chacra quente, telúrico

- Representação: hexágono estrelado (estrela de Davi).


Anahata, por Zanimo
Anahata, por Zanimo
Localizado no centro do peito, o quarto chacra é o do coração, exteriorizando-se como  o timo e governando o coração, sangue, sistema circulatório. Influenciae se comunica com o sistema imunológico e endócrino, sistema de respiração. Centro através do qual sentimos o amor, o dar, relacionar-se, aceitação. Evolui com a prática da compaixão, do amor pessoal e universal. O chacra do coração é a sede do equilíbrio corporal. Esse é o chacra mais complicado de ser desenvolvido, e ao mesmo tempo o mais simples. É a pedra filosofal, o Lápis lazuli, o desapego aos bens materiais, o perdão, o ágape fraternal pelo planeta. É o chacra que faz a conexão entre o seu corpo astral e o cósmico, muitas vezes chamado de “Crístico”, é a harmonização e comunicação do corpo interior e exterior. Está ligado diretamente a Tiferet, o centro da Kabbalah, o despertar dos iniciados, o SOL, o que os egípcios chamavam de “Hati” (o deus esposo de Meret, responsáveis pelos Hieros Gamos nas cerimônias egípcias.


5.    Visuddha

Laríngeo:
- Garganta, tireoide, boca, dente, base do pescoço e pele
- Nível da mente concreta
- Elemento éter
- Expressão
- Chacra frio, de integração
- Desequilíbrio: incapacidade de falar ou de calar
- Pessoa vive do lado de fora (fora do tempo no passado ou no futuro; fora do espaço).
- Cor azul claro.


Visuddha, por Hasanthi Kingsley
Visuddha, por Hasanthi Kingsley
Localizado na base do pescoço, este chacra exterioriza-se como a glândula tireoide e governa os pulmões, cordas vocais, brônquios e metabolismo. Sede da abundância e da prosperidade como resultado da forma como agimos na vida. Por ele aprende-se a receber e deixar as coisas fluírem sem criar condições que impeçam você de desfrutar da experiência. Centro de expressão e de comunicação, está ligado ao verbo divido, onde o que você fala cria. Sua vibração e de coloração azul clara. É um chacra ligado diretamente aos Mantras. É ele que providencia a energia para fazer com que as vocalizações ressoem em todos os universos de frequência, harmonizando ambientes. Desenvolve a eloquência, a comunicação, capacidade de comando e de raciocínio lógico. Permite ao iniciado compreender com maior nitidez o mundo acausal e as sincronicidades que ocorrem ao seu redor o tempo todo, como se todo o planeta conversasse com ele ao mesmo tempo. Domina a intuição, mas pelo ponto de vista masculino, que é o conhecimento da sincronicidade. O Vishuda (chamado de “Khu” pelos egípcios) também é a porta de comunicação com o Plano Astral. Todas as egrégoras de controle (vício de cigarro, jogo, drogas, bebidas, perversões, succubi, íncubi…) também se conectam através deste chacra.


6.    Ajña

Frontal: base da testa, 3º olho:
- Olho, ouvido, nariz, parte do rosto, sonho, visão interior, vida psíquica
- Consciência
- Chacra frio, de integração
- Nível mental
- Elaboração de ideias
- Disfunção: herpes (ligado ao rosto)
- Representação: lótus de duas pétalas com triângulo invertido e com o om  no centro.


Ajna, por Dragonflyriri
Ajna, por Dragonflyriri
O terceiro-olho, que os egípcios chamavam de “Ba”. Um chacra predominantemente feminino, responsável por quase todas as percepções extra-sensoriais. Exterioriza-se como a glândula pituitária. Governa o cérebro inferior e o sistema nervoso, os ouvidos, crescimento, sistema endócrino e plexo carotídeo. Por intermédio desse centro consideramos nossa natureza espiritual. Sua vibração é de cor azul escuro. Despertando-o, o ser realiza que é um espírito imortal num corpo temporário de carne.  Por sua elevada estatura e pelas descrições de seu “grande olho no centro da testa”, são responsáveis por todas as lendas a respeito dos ciclopes nos textos antigos.
 
Para ativá-lo e desenvolvê-lo, o melhor mantra para vibrar em harmonia com este chacra é o famoso “AUM”. Também é possível ativá-lo através de gemas como a coral ou opala, muito utilizados na Índia (repare que todos os deuses indianos possuem alguma joia em sua fronte) e também nos faraós através da “coroa de serpente” e posteriormente nos reis (repare que as coroas antigas possuem uma grande joia em sua fronte).


7.    Sahasrara

Coronário: entrada da energia do 7º para o 1º nível:
- Sabedoria
- Nível espiritual
- Cor violeta ou índico
- Felicidade suprema
- Memória
- Mente concreta
- Libertação
- Responsável pelo equilíbrio calar e falar
- Frio (de integração)
- Representação: lótus de 1000 pétalas com o om  no centro.


Sahasrara, por 3POC74
Sahasrara, por 3POC74
O sétimo chacra ou coroa está localizado no topo da cabeça, plexo cerebral, centro da testa. Este chacra é ligado à iluminação. Exterioriza-se como a glândula Epífise, também chamada Pineal e governa a parte superior do cérebro, regendo o sistema nervoso que simbolicamente representa o sistema de integração do Homem com seu Deus Interior. Sua vibração é a violeta ou às vezes a combinação de todas as cores: Luz branca. Induz ao sentimento de confiança de estar sendo guiado pelo universo. Rege as experiências interiores mais profundas e transformadoras, que se traduziram em sabedoria de alma. Na iconografia, é muito comum retratar os deuses egípcios, faraós e deuses hindus com um halo luminoso sobre suas cabeças ou ao redor delas. Isso é reflexo destas pétalas abertas e emanando a luz cósmica. 

Acompanhe com maior facilidade as principais postagens do Blog sobre Maçonaria.
Inscreva-se para receber mensagens semanais, clicando aqui.


Dê sua opinião a respeito da postagem "Chacras".
Péssima
Ruim (difícil compreensão)
Boa, mas superficial
Muito boa
Excelente

Nenhum comentário: