Banner

Traduza para seu idioma

Você também deveria ler:

2leep.com

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Mandala

Mandala, por Entrialgo
Mandala, por Entrialgo

O ciclo solar, no passado, era representado por um círculo.

Assim, considerando a grande expressão dos cultos solares (leia a postagemO Sol nos mitos, religiões e Maçonaria") em todo o mundo, nada mais natural que um dos símbolos principais da divindade fosse o círculo, que ademais se apresenta como a infinidade, considerando a inexistência de princípio e final de traçado visível.

Mandala Mosaic, por !Sathyajith
Mandala Mosaic, por !Sathyajith


Destes raciocínio e representação evoluiu-se para o ponto no centro do círculo, ou seja, a representação da deidade (o ponto) e toda a sua criação (o círculo) como um só conjunto.


O centro do Universo (criação) é a representação do círculo com o ponto (ou desenhos) em seu centro.





Borobudur, por Wilson Loo
Borobudur, por Wilson Loo

Borobudur, por The Family Dog
Borobudur, por The Family Dog


Esta representação foi identificada na construção de inúmeros templos de várias religiões, como aquele localizado em Borobudur – Java e nas edificações de várias basílicas e catedrais cristãs. 





Borobudur, por StimpsonJCat
Borobudur, por StimpsonJCat

Configurada esta representação nos templos de várias religiões, os círculos e suas gravuras centrais ganharam também a associação da ligação entre céu e terra provenientes dos primeiros.



Não raramente as mandalas são encontradas na Natureza, especialmente nos reinos vegetal e mineral.
Mandala, por mirroscope
Mandala, por mirroscope
A idéia geral das mandalas, portanto, é permitir a focalização da concentração humana, rumo ao centro dos desenhos nelas existentes (leia-se: em direção à origem da criação).

A morada das populações primitivas é comumente edificada a partir de um poste central e coloca seus habitantes em contato com os três níveis da existência: inferior, médio e superior. A habitação para ele não é apenas um abrigo, mas a criação do mundo que ele, imitando os gestos divinos, deve manter e renovar. Assim, a mandala representa para o homem o seu abrigo interior onde se permite um reencontro com Deus. 

Catedral de Brasília, por belinhaah__
Catedral de Brasília, por belinhaah__




Um exemplo bem típico brasileiro de mandala, a partir da arquitetura, é a planta superior da Catedral de Brasília.










Mandala, por Indratyr
Mandala, por Indratyr
Em termos de artes plásticas, a mandala apresenta sempre grande profusão de cores e representa um objeto ou figura que ajuda na concentração para se atingir outros níveis de contemplação. Há toda uma simbologia envolvida e uma grande variedade de desenhos de acordo com a origem.

Originalmente criadas em giz, as mandalas são um espaço sagrado de meditação. Atualmente são feitas com areia originárias da Índia. Normalmente divididas em quatro secções, pretende ser um exercício de meditação e contemplação. O objetivo da arte na cultura budista tibetana é reforçar as Quatro Nobres Verdades. As mandalas são consideradas importantíssimas para a preparação de iniciadores ao Budismo, de forma a prepará-los para o estudo do significado da iluminação.

O processo de construção de uma mandala é uma forma de meditação constante. É um processo bastante lento, com movimentos meticulosos. O grande benefício para os que meditam a partir da mandala reside no fato de que a imaginaram mentalmente construída numa detalhada estrutura tridimensional.

No processo da construção de uma mandala, a arte transforma-se numa cerimônia religiosa e a religião transforma-se em arte. Quando a mandala está terminada, apresenta-se como uma construção extremamente colorida. Depois do ciclo é desmanchada, a areia é depositada, geralmente, na água. Apenas uma parte é guardada e oferecida aos participantes.

Acompanhe com maior facilidade as principais postagens do Blog sobre Maçonaria.
Inscreva-se para receber mensagens semanais, clicando aqui.


Precisamos de sua opinião a respeito do artigo "Mandala"
Péssimo
Ruim (difícil compreensão)
Bom, mas superficial
Muito bom
Ótimo

Nenhum comentário: