Banner

Traduza para seu idioma

Você também deveria ler:

2leep.com

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Destino


O destino é normalmente concebido como a seqüência de acontecimentos que não pode ser evitada, vinculada a algum tipo de ordem divina.
 
Para os defensores desta visão do mundo e da vida, o destino conduz nosso cotidiano de conformidade com uma ordem natural, da qual nada que existe pode escapar.
 

O destino é uma concepção humana antiga que se faz presente em diversas mitologias, como a grega por exemplo, onde é bem personificado pelas “Moiras”, sendo igualmente constante em correntes filosóficas como a do fatalismo.





As Moiras

Il destino dell'uomo - por Cacciaramarri.
Il destino dell'uomo - por Cacciaramarri.
Três irmãs que determinavam o destino dos deuses e dos homens, fabricando, tecendo e cortando o que seria o fio da vida de todos, fazendo uso da “Roda da Fortuna”, tear usado para tecer os fios.

As voltas da “Roda da Fortuna” colocam o fio da vida do indivíduo em sua parte mais privilegiada (que é o topo) ou na menos desejável (o fundo), o que esclareceria os períodos de boa e má sorte de todos.

Entre os romanos, o mito grego também muito influenciou a cultura. Os nomes das divindades gregas, contudo, caíram em desuso e as “Moiras” eram, entre os romanos, conhecidas por “Parcas”, cada qual com um nome distinto, quais sejam “Nona”, “Décima” e “Morta”.
 

Nona” tinha a responsabilidade de presidir a gestação e o nascimento, enquanto “Décima” regeria o crescimento e o desenvolvimento e “Morta” o final da vida.
 

Os poetas da antiguidade descreviam as moiras como donzelas de aspecto sinistro, de grandes dentes e longas unhas. Nas artes plásticas, ao contrário, aparecem representadas como lindas donzelas. As Moiras eram:

•    Cloto (Κλωθώ; klothó) em grego significa "fiar", segurava o fuso e tecia o fio da vida. Junto de Ilítia, Ártemis e Hécata, Cloto atuava como deusa dos nascimentos e partos.
•    Láquesis (Λάχεσις; láchesis) grego significa "sortear" puxava e enrolava o fio tecido, Láquesis atuava junto com Tique, Pluto, Moros e outros, sorteando o quinhão de atribuições que se ganhava em vida.
•    Átropos (τροπος; átropos) em grego significa "afastar", ela cortava o fio da vida, Átropos juntamente a Tânatos, Queres e Moros, determinava o fim da vida.

Fatalismo
 

É a concepção que prega que o mundo e os acontecimentos produzidos são irrevogáveis, produzidos por uma ordem cósmica, denominada “Logos”.
 

É, portanto, uma doutrina que apregoa que tudo acontece de acordo com um destino fixo e inexorável, incontrolável e não influenciável pela vontade do Homem.
 

Esta filosofia exerceu grande influência sobre os povos hebreu e grego.
 

A cultura latina apresenta um exemplo de fatalismo com Manilio, o qual, na sua obra "Astronômica", o faz surgir de forma velada na sua concepção fatalística baseada na existência de um Logos significando também como Demiurgo da realidade que o circunda.
 

Uma forma diversa de fatalismo está presente ainda na doutrina cristã da Divina Providência.

Nietzsche Friedrich - por Sobibor.
Nietzsche Friedrich - por Sobibor.
Em Nietzsche, fatalismo e confiança são as características do "pessimismo corajoso" do Super-homem, que é, em substância, uma síntese do pessimismo schopenhaueriano e do otimismo antifatalístico  emersoniano do sábio "Destino". O destino, segundo Nietzsche, propõe ciclicamente as mesmas situações; não sendo assim possível interpretar a vida, se iludindo de poder nela agir, mas é preciso aceitá-la com uma simplicidade infantil.
Há correntes de pensamento muito diferentes, algumas das quais corroboram apenas parcialmente o determinismo característico do “destino” e outras cujo pensamento é diametralmente oposto.


O óbvio, contudo, é que o determinismo e sua principal característica, a imutabilidade da vida, são entendimento normalmente abraçados por pessoas que pouca intenção e vontade exercem para tomar em suas mãos as rédeas da sua existência.
 

O fato é que temos e podemos exercer grande liberdade em nossa existência, mudando seu rumo no momento que considerarmos mais adequado.
 

Mudança, aliás, é uma das sete leis do hermetismo (leia em “As sete leis herméticas”) e, parece-nos uma característica bastante acentuada do Universo em que vivemos.
 

Claro que para os partidários do determinismo, as mudanças que realizarmos em nossa vida já estavam “escritas e definidas antes do nosso nascimento”.
 

No entanto, não cremos em nenhum deus que realmente determine que toda a vida de uma pessoa, ou pior, de um povo, seja integralmente pobre e insalubre, onde a fome, a sede e a desesperança imperem. Cremos, na verdade, na acomodação de um indivíduo ou de um povo, mas principalmente na inércia criminosa daqueles que tendo condições de auxiliar, omitem-se por interesse financeiro, no mais das vezes.

Este assunto já foi por nós abordado anteriormente. Você pode ler o que antes escrevemos em "Destino e fatalidade". 

 
Como perguntamos naquele artigo, ainda gostariamos de conhecer a opinião de nossos leitores. Destino existe?
Sim. Ele determina toda nossa vida.
Não. Somos totalmente autodeterminados.
Bem, sim e não. Existe em apenas aspectos como nascimento e morte.
Destino não. O que existe é "carma".
Votar
resultado parcial...

Acompanhe com maior facilidade as principais postagens do Blog sobre Maçonaria.
Inscreva-se para receber mensagens semanais, clicando aqui.



Também queremos sua opinião a respeito do artigo "Destino".
Péssimo.
Ruim. Difícil compreensão.
Bom, mas superficial.
Muito bom.
Ótimo.

Nenhum comentário: