Banner

Traduza para seu idioma

Você também deveria ler:

2leep.com

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

6a. feira, 13



O que realmente está relacionado à antiga superstição da sexta-feira, dia 13?



Quanto ao número 13

Em numerologia, o número 12 é considerado como significativo de algo completo, pois que 12 são os meses do ano, 12 os apóstolos de Cristo, 12 as tribos de Israel, 12 os signos do zodíaco, etc.

13th Floor - por Anthony808
13th Floor - por Anthony808
O número que segue ao que se considera completo é o dito irregular, sinal de infortúnio.

Ao que tudo indica a superstição vinculada ao número 13 é muito antiga e presente inclusive em culturas anteriores à era Cristã.
 

Tudo indica que a superstição foi iniciada entre os nórdicos, posteriormente espalhando-se da Escandinávia e ganhando toda a Europa.
 

Para eles, por exemplo, houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Há também quem acredite que convidar 13 pessoas para um jantar é uma desgraça, simplesmente porque os conjuntos de mesa são constituídos, regra geral, por 12 copos, 12 talheres e 12 pratos.
 

Segundo outra versão, a deusa do amor e da beleza era Friga (que deu origem a frigadag, sexta-feira). 
Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, Friga foi transformada em bruxa. 
Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio, os 13 ficavam rogando pragas aos humanos.
 

O pavor ao número treze ganhou até mesmo designação na psicologia. É a denominada triscaidefobia.

Quanto à sexta-feira


Há quem afirme que o dilúvio bíblico aconteceu numa sexta-feira, como também, diga-se de passagem, teria ocorrido a morte de Jesus e o fim dos Cavaleiros 
Templários (13/10/1307).
As sextas-feiras, por estas e por outras ocorrências de menor relevância, é considerado dia de mau agouro.
 

O que dizer, então, da conjunção de uma sexta-feira com o número 13?
 

Um absurdo mau agouro, claro!






Alguns fatos (ou pseudo-fatos) ocorridos na sexta-feira, 13


•    Mu, terra de nossos ancestrais, foi destruído em uma sexta-feira 13, e esta seria a origem do medo deste dia, segundo o pseudo-historiador James Churchward.
•    13 de Dezembro de 1968: O governo militar do Brasil decreta o AI-5, que, entre outras coisas, suspendeu direitos e garantias políticas, decretou estado de sítio no Brasil e dava poderes aos militares de fechar o Congresso.
•    O pior incêndio de florestas na história da Austrália ocorreu em uma sexta-feira 13 de 1939, onde aproximadamente 20 mil quilômetros de terra foram queimados e 71 pessoas morreram.
•    A queda do avião que levava a equipe uruguaia de rúgbi nos Andes foi em uma sexta-feira 13 de 1972. Os acontecimentos neste acidente deram origem ao filme Alive (Vivos) de 1993 com direção de Frank Marshall (Resgate Abaixo de Zero).


Aos autores do Blog Maçonaria e Esoterismo os eventos relacionados à sexta-feira, dia 13 são altamente supersticiosos, embora o tsunami do Oceano Índico, havido em 2004, tenha ocorrido em uma sexta-feira.
 

Ora, muitos outros acontecimentos que poderiam ser considerados catastróficos aconteceram às sextas-feiras, dos quais alguns no dia 13, mas muitíssimos outros aconteceram em outros dias da semana e do mês.
 

Assim, não vemos motivo para relacionar mau agouro a esta data, como também nenhuma razão para qualquer mudança de atitude ou insegurança nas ocasiões e, especialmente para a ausência de andares com o número 13 em certos prédios norte-americanos.
 

Não fosse assim, as primeira e segunda guerras mundiais não teriam que ter sido iniciadas em sexta-feira, dia 13? (Na verdade a primeira começou em uma terça-feira, 28 de julho de 1914 e a segunda numa sexta-feira, 1º de setembro de 1939)
 

Bem... Para aqueles que não conseguimos convencer, embora absolutamente não recomendemos ou acreditemos na eficácia e, portanto, não apregoemos o uso, ai vai uma simpatia para a sexta-feira, dia 13, que aqui mencionamos tão somente para demonstrar o nível do que encontramos a este respeito:


Acenda um defumador abre-caminhos e passe a fumaça dele sobre seu corpo. Mentalize somente coisas positivas. Quando ele terminar, sopre suas cinzas ao vento dizendo: "sai azar, afaste-se de mim. De hoje em diante, meu azar chegou ao fim".
Em seguida, acenda uma vela branca sobre um pires branco e fale em voz alta: "os que esperam no Senhor renovarão suas forças". Espere a vela queimar e jogue os restos dela no lixo. Lave o pires e use-o como de costume.

Acompanhe com maior facilidade as principais postagens do Blog sobre Maçonaria.
Inscreva-se para receber mensagens semanais, clicando aqui.



Sua opinião a respeito do artigo "6a-feira, dia 13":
Péssimo
Ruim (difícil compreensão)
Bom, mas superficial
Muito bom
Ótimo

Nenhum comentário: