Banner

Traduza para seu idioma

Você também deveria ler:

2leep.com

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Oráculo

Oráculo de Delphos - por SerYey
Oráculo de Delphos - por SerYey


Artigo relacionado:

Oráculo é a pessoa que normalmente passou por uma iniciação religiosa que a torna capaz de “falar com os deuses”. Pode também designar o local onde a interpelação e resposta das divindades são praticadas e também a própria divindade que responde ao questionamento humano.

O oráculo (ente humano iniciado que serve de intermediário) é sempre provocado por uma dúvida pessoal, que teoricamente leva à consideração de um ou mais deuses, em seguida oferecendo a resposta ao consulente.

A consulta aos oráculos foi muito praticada na antiguidade e ainda o é na atualidade.


Como exemplos, podemos mencionar:

  • Na tradição escandinava, a cabeça do deus Mimir.
  • Na chinesa, o I Ching.
  • Na Grécia, Delphos.


La bola de la pitonisa - por electron
La bola de la pitonisa - por electron
Os sistemas de adivinhação utilizados pelo homem são dos mais diversos, incluindo cartas, búzios, folhas de chá, borra de café, runas e outros, capazes de dar respostas positivas, negativas ou mais vastas, desde que exista um sistema de leitura previamente elaborado.

A interpretação normalmente é feita por uma sacerdotisa (ou sacerdote) ou pitonisa, que busca nos objetos ou configurações de objetos vistos durante a leitura uma apresentação inteligível aos consulentes.

A consulta oracular já foi utilizada em inúmeras circunstâncias, desde pessoais até relacionadas ao desfecho de guerras e dominações, o que fazia com que os oráculos (entes humanos iniciados que servem de intermediários entre o consulente e os deuses) tivessem grande influência e respeito social.

Para muitos esotéricos o melhor sistema oracular de todos seria a intuição, que em suas visões corresponderia à fala do Deus interior com o indivíduo, alertando-o acerca de fatos futuros.

Há inclusive várias práticas, na forma de exercícios, buscando despertar as faculdades intuitivas.

Para a psicologia, contudo, a intuição nada tem de sobrenatural, pois derivaria do uso inconsciente do raciocínio para se obter uma conclusão.

Entretanto, a Ciência ainda não encontrou uma teoria eficaz para explicar a intuição e a vertente do raciocínio inconsciente não é capaz de dissecar as visões de fatos futuros e próximos, normalmente corriqueiros e via de regra acontecidas no estágio de torpor que antecede o sono, normais em muitas pessoas.

Acompanhe com maior facilidade as principais postagens do Blog sobre Maçonaria.
Inscreva-se para receber mensagens semanais, clicando aqui.

 
Informe sua opinião a respeito do artigo "Oráculo".
Péssimo
Ruim (difícil compreensão)
Bom, mas superficial
Muito bom
Ótimo

Nenhum comentário: