Banner

Traduza para seu idioma

Você também deveria ler:

2leep.com

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

O Poema Régius - Parte I



Aqui você encontra:

- O que é o "Poema Regius".
- A história da Maçonaria Operativa, segundo o documento.

página do Poema Régius

Tido como o documento mais antigo e crível da Maçonaria da época operativa[1], com autoria desconhecida, o “Poema Regius” foi supostamente escrito em 1390, havendo teorias que afirmam ter sido copiado de um documento ainda mais antigo, sendo descoberto em 1839 na biblioteca do “British Museum”[2], por James Orchard Halliwell, que não era maçom, e por este motivo também é conhecido como o “Manuscrito Halliwell”.


Trata-se de um manuscrito elaborado em 64 páginas, com um total de 794 versos, que tudo indica ter sido composto na cidade inglesa de Worcester, fundada em 407 da Era Cristã.

Tudo indica que anteriormente à sua descoberta, o documento foi de propriedade de diversos colecionadores e antiquários, sendo comprado pelo Rei Carlos II[3], pelo que passou a pertencer à biblioteca real, que, em 1757, foi doada pelo Rei George II[4] ao museu britânico.


Atualmente faz parte da coleção real de manuscritos da Biblioteca Britânica.


O documento é composto de várias partes que contêm lendas, episódios bíblicos, descrições de artes e normas. A sua leitura faz-nos concluir que o seu objetivo principal é transmitir as normas, regulamentos ou estatutos do ofício de franco-maçon e da corporação. O texto cita o Rei Athelstan[5] (924-939) como o estimulador da criação dessas normas, referindo que ele convocou um encontro de maçons para que fossem estudadas e definidas as leis, regras e preços do ofício. Nele, a Maçonaria é mencionada como Geometria.


Uma interpretação adjacente sobre o texto, feita por alguns estudiosos, vê nele como tema recorrente ou motivo central a apresentação do Oficio de Construtor como uma atividade nobre, ligada à realeza e à aristocracia. Por isso, seria atribuído à Maçonaria o título de Arte Real.






A História da Maçonaria Operativa
Segundo o manuscrito:




"Aquele que quiser ler e pesquisar
Pode encontrar, contada em um livro antigo,
A história de grandes senhores e belas damas
Que tinham um grande número de filhos muito sensatos,
Mas nenhum dinheiro para criá-los,
Na cidade, nos campos e na floresta,
Fizeram uma assembléia.
Por amor a seus filhos para decidir
Como ganhariam a vida
Sem preocupação nem angústia com o futuro
De seus numerosos descendentes
Que iriam nascer quando eles mesmos fossem apenas cinzas.
Eles iriam buscar os grandes sábios
Para que lhes fossem ensinados bons ofícios.

Nós rezamos, por amor a nosso Senhor,
Para que nossos filhos façam belos e bons trabalhos
Para ganharem a vida,
Sem dificuldade, mas sim com honestidade e sem medo do dia de amanhã.
Naquele tempo, por meio da geometria,
Esse honesto ofício que é a maçonaria
Foi concebido
E organizado por uma nobre assembléia de sábios.
Esses sábios, conforme o desejo dos senhores, inventaram a geometria
E a denominaram maçonaria
Para que ela se tornasse o mais belo dos ofícios.
Os filhos dos senhores foram para junto do sábio
Para que ele lhes ensinasse o ofício da geometria.
Tarefa que desempenhou muito bem.

Respondendo às súplicas dos pais e mães,
Ele os iniciou no ofício.
Quem aprendia melhor o ofício que os outros
E se mostrava honesto
Tinha mais direito à consideração.
Euclides era o nome do grande sábio.
Célebre ele se tornou.
Ele fez com que aquele que soubesse muito
Instruísse aquele que sabia menos
Para que todos fossem perfeitos no ofício.
Sim, eles deviam instruir uns aos outros
E amar-se como se amam Irmãos e irmãs.

Ele disse que aquele que fosse mais bem formado
Seria chamado Mestre.
Para que fosse reverenciado
É assim que devia ser chamado.
Um maçom nunca deveria chamar
Alguém do ofício
A não ser de Irmão,
Mesmo que ele não seja muito hábil.
Entre os maçons deve reinar o amor,
Pois todos são de nobre linhagem.
O ofício da maçonaria teve seu início
Quando o sábio Euclides em sua grande sabedoria
Fundou o ofício nas terras do Egito.

Foi em terras do Egito que ele transmitiu
Seu ensinamento.
Isso durou um longo tempo
Até que o ofício viesse para nosso país.
O ofício chegou na Inglaterra
Quando reinava o rei Athelstan.
Ele mandou construir castelos e edificações,
Altos templos extraordinários
Para deleitar-se, de dia ou à noite,
E para reverenciar Deus com toda a sua alma.
O bom senhor amava o ofício
E empenhava-se em fortalecê-lo,
Pois ele havia observado uma certa fraqueza.
Ele ordenou, portanto, que se buscasse no país

Os maçons de ofício
Que foram até ele
Para corrigir essas imperfeições de seus conselhos.
Reuniram-se homens de diferentes classes,
Duques, condes, barões,
Cavaleiros, escudeiros e muitos outros,
Do mesmo modo, os burgueses da cidade.
Todos estavam lá, conforme sua classe,
Para definir os estatutos dos maçons.
Eles uniram seus espíritos
E desempenharam bem sua tarefa.
Anunciaram quinze artigos
E determinaram quinze pontos.
"



[1] “A origem se perde na Idade Média, se considerarmos as suas origens Operativas, ou seja, associação de cortadores de pedras verdadeiros, que tinha como ofício a arte de construção de castelos, muralhas etc”.
catedral de Lugo - por Cahirego
catedral de Lugo - por Cahirego
“Na Idade Média o ofício de pedreiro era uma condição cobiçada para classe do povo. Sendo esta a única guilda que tinha o direito de ir e vir. E para não perder suas regalias o segredo deveria ser guardado com bastante zelo”.
“Após o declínio do Império Romano, os nobres romanos afastaram-se das antigas cidades e levaram consigo camponeses para proteção mútua para se proteger dos bárbaros. Dando início ao sistema de produção baseado na contratação servil Nobre-Povo (Feudalismo)”.
“Ao se fixar em novas terras, Os nobres necessitavam de castelos para sua habitação e fortificações para proteger o feudo. Como a arte de construção não era nobre, deveria advir do povo e como as atividades agropecuária e de construção não guardavam nenhuma relação, uma nova classe surgiu: Os construtores, herdeiros das técnicas romanas e gregas de construção civil”.
“Outras companhias se formaram: artesão, ferreiro, marceneiros, tecelões enfim, toda a necessidade do feudo era lá produzida. A maioria das guildas limitava-se, no entanto, às fronteiras do feudo”.
“Já as guildas dos pedreiros necessitavam mover-se para a construção das estradas e das novas fortificações dos Templários. Os demais membros do povo não tinham o direito de ir e vir, direito este que hoje temos e nos é tão cabal. Os segredos da construção eram guardados com incomensurável zelo, visto que, se caíssem em domínio público as regalias concedidas à categoria, cessariam. Também não havia interesse em popularizar a profissão de pedreiro, uma vez que o sistema feudal exigia a atividade agropecuária dos vassalos”.
“A Igreja Católica Apostólica Romana encontra neste sistema o ambiente ideal para seu progresso. Torna-se uma importante, talvez a maior, proprietária feudal, por meio da proliferação dos mosteiros, que reproduzem a sua estrutura. No interior dos feudos, a igreja detém o poder político, econômico, cultural e científico da época”. – Fonte – Wikipédia.

[2] “O Museu Britânico (em inglês: British Museum) localiza-se em Londres e foi fundado em 7 de junho de 1753. A sua coleção permanente inclui peças como a Pedra de Roseta e os frisos do Parthenon de Atenas, conhecidos como a coleção de mármores de Elgin, trazidos ao museu por Lord Elgin”. – Fonte – Wikipédia.

[3] “Carlos de Inglaterra (29 de Maio 1630 - 6 de Fevereiro 1685) foi rei de Inglaterra, Escócia e da Irlanda entre 30 de Janeiro (de jure) ou 29 de Maio (de fato) de 1660 e a sua morte. O pai de Carlos II, Carlos I, tinha sido executado em 1649 e substituído por uma ditadura militar de Oliver Cromwell, que se auto-nomeou ‘Lord Protector’.”
“Carlos II subiu ao trono após a restauração da monarquia em Inglaterra e Escócia, pouco depois da morte de Oliver Cromwell. Foi casado com a princesa Catarina de Bragança, filha de João IV de Portugal, que lhe levou como dote a posse de Tanger e em homenagem à qual foi denominado o que hoje é o bairro nova-iorquino de Queens. Apesar de ter tido inúmeros filhos ilegítimos (ele reconheceu os direitos de 14 deles), o casamento não resultou em herdeiros e foi sucedido pelo irmão, Jaime Duque de York. Ao converter-se oficialmente ao catolicismo no seu leito de morte, Carlos II foi o primeiro católico romano a reinar a Inglaterra desde a morte de Maria I em 1558.” – Fonte – Wikipédia.

[4] “Jorge II da Grã-Bretanha (10 de Novembro de 168325 de Outubro de 1760), da Casa de Hanôver, foi Rei da Grã-Bretanha de 1727 até à sua morte. Foi ainda eleitor de Hanôver e Duque de Brunswick-Lüneburg.” – Fonte – Wikipédia.

[5] “Athelstane ou Athelstan ou Æþelstān (c. 895 - 27 de Outubro, 939) também chamado de "O Glorioso", foi rei da Inglaterra desde 924 a 939. Seu reinado é freqüentemente deixado de lado pelos historiadores modernos, enfocando-se mais no de seu avô, Alfredo o Grande, ou no de seu sobrinho, Edgar o Pacífico. Entretanto, seu reinado foi de importância fundamental para o desenvolvimento político do século X.”
“Athelstane era o primogênito de Eduardo o Velho, rei de Wessex, e de Edwina que era de origem humilde. Por este motivo eles se separaram e os filhos do casal foram declarados ilegítimos. Eduardo casou-se novamente, desta vez com Elfleda, que foi declarada como rainha e sua primeira esposa.”
“Seu pai sucedeu ao trono de Alfredo o Grande sem nenhuma dificuldade. Sua tia, irmã de Eduardo, Ethelfleda, regeu a Mércia logo após a morte de seu marido, Ethelred. Com a morte de Ethelfleda, Eduardo rapidamente tomou o controle da Mércia e, com a morte de seu pai, Athelstane regeu os dois reinos.” – Fonte – Wikipédia.

Artigo Relacionado:
"Alguns dos grandes manifestos e textos esotéricos antigos"
"O Poema Régius - Parte 2"
"O Poema Régius - Parte 3 - Final"

Acompanhe com maior facilidade as principais postagens do Blog sobre Maçonaria.
Inscreva-se para receber mensagens semanais, clicando aqui.



Informe sua opinião a respeito do artigo "O Poema Régius - Parte I"

Péssimo

Ruim (difícil compreensão)

Bom, mas superficial

Muito bom

Ótimo






Nenhum comentário: