Banner

Traduza para seu idioma

Você também deveria ler:

2leep.com

domingo, 14 de agosto de 2011

Alguns dos grandes manifetos e textos esotéricos antigos




O Caibalion


Foi tema de uma de nossas postagens, que você lê clicando aqui.

Você encontra um dos estudos interessantes a respeito do assunto no site www.amaluz.net (acesse diretamente o texto, clicando aqui)


Tábua de Esmeraldas


Elaboramos uma postagem inteiramente dedicada a este texto e você pode vê-lo clicando aqui.

Este grande escrito surgiu primeiramente nos textos seguintes: Kitab Sirr al-Khaliqa wa Sanat al-Tabia (c. 650 d.C.), Kitab Sirr al-Asar (c. 800 d.C.), Kitab Ustuqus al-Uss al-Thani (século XII), e Secretum Secretorum (c. 1140).


Secretum Secretorum


Em postagem anterior, falamos a respeito do “Secretum Secretorum”, tratado escrito em data incerta, mas traduzido para o árabe, provavelmente de um original grego, no século X (leia a postagem completa aqui).





Fama Fraternitatis


De igual importância, apresenta-se o “Fama Fraternitatis”, manifesto rosacruz (leia a postagem “Os rosacruzes”) publicado em 1614 na cidade alemã de Kassel. 

“Fama Fraternitatis” foi dirigido às autoridades políticas e religiosas, bem como aos cientistas da época. Ao mesmo tempo que fazia um balanço talvez negativo da situação geral da Europa, revelou a existência da Ordem da Rosa+Cruz por intermédio de uma história alegórica de Christian Rosenkreutz (1378-1484), desde o périplo que o levara pelo mundo inteiro antes de dar vida à Fraternidade Rosacruz, até à descoberta de seu túmulo. Esse manifesto já fazia apelo a uma reforma universal.

Você encontra o texto completo neste link.


Confessio Fraternitatis


Ainda a respeito dos manifestos rosacruzes, não é possível deixar de analisar o “Confessio Fraternitatis”, que, como o “Fama”, foi publicado na cidade alemã de Kassel, mas no ano de 1615. 

O “Confessio” completou o primeiro manifesto, por um lado insistindo na necessidade do ser humano e a sociedade se regenerarem e, por outro, indicando que a Fraternidade dos Rosacruzes possuía uma ciência filosófica que permitia realizar essa regeneração. Nisso ele se dirigia antes de tudo aos buscadores desejosos de participar dos trabalhos da Ordem e promover a felicidade da humanidade. O aspecto profético desse texto intrigou muito os eruditos da época.


Casamento alquímico de Christian Rosenkreutz


Este manifesto completa a trilogia rosacruz do século XVII. Publicado em Estrasburgo, Alemanha, no ano de 1616.

Num estilo bastante diferente dos dois primeiros manifestos, relatou uma viagem iniciática que representava a busca da iluminação. Essa viagem de sete dias se desenrolava em grande parte num misterioso castelo onde deviam ser celebradas as bodas de um rei e uma rainha. Em termos simbólicos, o Casamento Alquímico descrevia a jornada espiritual que leva todo Iniciado a realizar a união entre sua alma (a esposa) e Deus (o esposo).

Um texto interessante a respeito você baixa neste link.

Acompanhe com maior facilidade as principais postagens do Blog sobre Maçonaria.
Inscreva-se para receber mensagens semanais, clicando aqui.



O que você achou desta postagem?
Ruim
Boa, mas superficial
Útil
Muito boa
Excelente
Votar
resultado parcial...

Nenhum comentário: