Banner

Traduza para seu idioma

Você também deveria ler:

2leep.com

sábado, 13 de agosto de 2011

O SECRETUM SECRETORUM


O Segredo dos Segredos:



Tratado medieval traduzido para o latim no século XII, do original em árabe, escrito no século X, que inclui:

  • A arte de governar;

  • Ética;

  • Fisiognomia;

  • Astrologia;

  • Magia e

  • Medicina.


A origem do tratado é desconhecida, e, embora haja indicações na versão árabe de haver sido traduzido do grego para o sírio e deste para o árabe, não se encontraram versões gregas.

A versão árabe foi traduzida para o Persa, Turco-Otomano, Hebraico, Castelhano e Latim. Do latim, foi traduzido para o Tcheco, Croata, Alemão, Inglês, Castelhano, Catalão, Português, Francês e Italiano.

Aristóteles
Alexandre, o grande


Supostamente o Secretum Secretorum foi escrito por Aristóteles para Alexandre, o Grande, durante suas campanhas na Pérsia.



O texto fala das questões éticas enfrentadas por um administrador, abordando também astrologia e propriedades médicas e mágicas das plantas, gemas e números, além de um estranho relato de uma ciência unificada que somente uma pessoa com a moral apropriada e conhecimento intelectual poderia descobrir.

Uma versão que apareceu no século XIII aborda alquimia e uma versão antiga da tábua esmeraldina (leia as postagens "A tábua de esmeraldas" e "Hermes Trimegistus").

O texto permaneceu na lista dos mais lidos da era medieval por centenas de anos.

Roger Bacon
Roger Bacon, ao encontrar o tratado, compreendeu-o como um caminho que levaria a mais revelações do que uma vida inteira de estudos. Bacon gastou toda a fortuna de sua família tentando encontrar livros secretos e realizar vários experimentos, como também em linguagens, instrumentos e tabelas astronômicas, mas os materiais por ele procurados eram raros e muito caros, razão pela qual aqueles que conhecem “a arte” não podem operá-los e os livros daquela ciência são tão segregados que um homem mal pode encontra-los.

Os acadêmicos de hoje enxergam o Secretum Secretorum como uma janela na vida intelectual medieval: foi usado numa variedade de contextos acadêmicos, e tem um papel sensível nas controvérsias acadêmicas contemporâneas.

Acompanhe com maior facilidade as principais postagens do Blog sobre Maçonaria.
Inscreva-se para receber mensagens semanais, clicando aqui.



O que você achou desta postagem?
Ruim
Boa, mas superficial
Útil
Muito boa
Excelente
Votar
resultado parcial...

Nenhum comentário: