Hermes Trimegistus (Hermes, o três vezes grande, ou Hermes, o três vezes sábio) é o nome dado pelos neoplatônicos, alquimistas e místicos ao deus egípcio Thoth, que se identifica com o deus grego Hermes, ambos deidades da escrita e da magia.
Thoth |
Thoth era relacionado às fases da Lua, que expressavam a harmonia do Universo. Era também o deus do verbo e da sabedoria.
Deus Hermes |
Hermes, escriba e mensageiro dos deuses, seria o autor de um conjunto de textos sagrados, contendo ensinamentos sobre arte, ciência, religião e filosofia. Este conjunto de textos era o Corpus Hermeticum, cuja finalidade seria a deificação do ser humano pelo conhecimento de Deus.
Na análise dos especialistas, existe pouca probabilidade dos livros que formam o Corpus Hermeticum terem sido escritos por uma só pessoa, mas certamente aglutinam o saber acumulado pelos egípcios ao longo do tempo, sendo por eles atribuídos ao deus da sabedoria.
Teriam eles surgido por volta dos séculos I ou II, servindo de lastro ao pensamento hermético e neoplatônico renascentista.
Clemente de Alexandria |
Clemente de Alexandria (teólogo, apologista e mitógrafo cristão grego) informou que o Corpus Hermeticum era formado de um total de 42 livros, divididos em seis conjuntos.
1º. – Educação dos sacerdotes;
2º. – Rituais do templo;
3º. – Geologia, Geografia, Botânica e Agricultura;
4º. – Astronomia, astrologia, Matemática e Arquitetura;
5º. – Hinos em louvor dos deuses e guia de ação política para os reis;
6º. – Texto médico.
Acompanhe com maior facilidade as principais postagens do Blog sobre Maçonaria.
Inscreva-se para receber mensagens semanais, clicando aqui.
Inscreva-se para receber mensagens semanais, clicando aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário