Banner

Traduza para seu idioma

Você também deveria ler:

2leep.com

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Hermes Trimegistus




Hermes Trimegistus (Hermes, o três vezes grande, ou Hermes, o três vezes sábio) é o nome dado pelos neoplatônicos, alquimistas e místicos ao deus egípcio Thoth, que se identifica com o deus grego Hermes, ambos deidades da escrita e da magia.
Thoth


Thoth era relacionado às fases da Lua, que expressavam a harmonia do Universo. Era também o deus do verbo e da sabedoria.


Deus Hermes

Hermes, escriba e mensageiro dos deuses, seria o autor de um conjunto de textos sagrados, contendo ensinamentos sobre arte, ciência, religião e filosofia. Este conjunto de textos era o Corpus Hermeticum, cuja finalidade seria a deificação do ser humano pelo conhecimento de Deus. 


Na análise dos especialistas, existe pouca probabilidade dos livros que formam o Corpus Hermeticum terem sido escritos por uma só pessoa, mas certamente aglutinam o saber acumulado pelos egípcios ao longo do tempo, sendo por eles atribuídos ao deus da sabedoria.

Teriam eles surgido por volta dos séculos I ou II, servindo de lastro ao pensamento hermético e neoplatônico renascentista.
Clemente de Alexandria

Clemente de Alexandria (teólogo, apologista e mitógrafo cristão grego) informou que o Corpus Hermeticum era formado de um total de 42 livros, divididos em seis conjuntos.




1º. – Educação dos sacerdotes;

2º. – Rituais do templo;

3º. – Geologia, Geografia, Botânica e Agricultura;

4º. – Astronomia, astrologia, Matemática e Arquitetura;

5º. – Hinos em louvor dos deuses e guia de ação política para os reis;

6º. – Texto médico.

Acompanhe com maior facilidade as principais postagens do Blog sobre Maçonaria.
Inscreva-se para receber mensagens semanais, clicando aqui.



O que você achou desta postagem?
Ruim
Boa, mas superficial
Útil
Muito boa
Excelente
Votar
resultado parcial...

Nenhum comentário: