Banner

Traduza para seu idioma

Você também deveria ler:

2leep.com

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Sociedade Brasileira de Eubiose


 
Foi fundada por Henrique José de Souza (1883 – 1963) e por Helena Jefferson de Souza (1906 – 2000), sua esposa, no ano de 1921, na cidade de São Lourenço.


A Sociedade Brasileira de Eubiose é conhecida publicamente como uma escola de esoterismo, teosofia e ocultismo, sendo seu conhecimento a síntese de filosofia, religião e ciência.

O termo eubiose se relaciona com o processo de evolução humana, entendido como transformação de energia em consciência.

Este processo totalmente licenciado do sectarismo aponta para o caminho de uma construção crítica do autoconhecimento. Apresenta informações sobre o conhecimento da natureza oculta do corpo humano e visões da cosmogênese. Os ensinamentos contidos na doutrina eubiótica apontam na direção não apenas do crescimento individual, mas do crescimento coletivo.

Em 1921, foi lançada a pedra fundamental do movimento eubiótico no Brasil. Sua fundação material, como Dhâranâ Sociedade Mental Espiritualista, no entanto, remete a 1924, quando em Niterói foram firmados os seus estatutos sociais. 

Com um trabalho então muito próximo ao do budismo esotérico, Dhâranâ ergueu as bases para o que viria a se tornar a Sociedade Teosófica Brasileira, nome assumido em 1928, e que de certa forma homenageava a Sociedade Teosófica fundada por Helena Petrovna Blavatsky, que, por sua vez, buscava desenvolver uma doutrina espiritualista na América. 

Tendo acompanhado e participado ativamente de uma série de eventos políticos e culturais do país e do mundo, a então Sociedade Teosófica Brasileira deu continuidade ao trabalho de Blavatsky, interrompido prematuramente, e também ao do teósofo espanhol Mário Roso de Luna, com quem o Professor Henrique José de Souza mantinha interessantes diálogos. 

A partir daí, a Eubiose inspirou e influenciou uma série de outros grupos e colégios iniciáticos, desde preceitos espíritas a lojas maçônicas (veja a postagem "O que é uma loja maçônica?".

Com a morte de seu preceptor, a então Sociedade Teosófica Brasileira assumiu seu nome atual.


Acompanhe com maior facilidade as principais postagens do Blog sobre Maçonaria.
Inscreva-se para receber mensagens semanais, clicando aqui.



O que você achou desta postagem?
Ruim
Boa, mas superficial
Útil
Muito boa
Excelente

Nenhum comentário: