Banner

Traduza para seu idioma

Você também deveria ler:

2leep.com

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Maçonaria - um esclarecimento

Como escrevemos em nosso artigo Maçonaria – Estrutura, a Ordem Maçônica, no Brasil, tomou para si a organização do Estado, possuindo instituições internas semelhantes aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, sendo regida nos normas internas de grande rigor que regulam os direitos e as obrigações dos maçons.

Dentre estas normas, encontram-se os requisitos de ingresso à organização, em sua maior parte fundamentados nos antigos “Landmarks”[1], que são regulamentos de “épocas imemoriais”[2] e que delimitam o que se pode considerar verdadeira Maçonaria.

Não há registro de escrituração de todos os “landmarks”, mas diversos maçons e outros estudiosos os avaliaram pela observação do comportamento das lojas maçônicas (você pode compreender superficialmente as oficinas maçônicas lendo o artigo O que é uma loja maçônica) em funcionamento em diversas épocas e pela tradição oral e ensinamentos, em seguida listando-os em várias obras e estudos.

O resultado destas pesquisas não é pacífico, havendo grandes diferenças entre as conclusões dos vários estudiosos, especialmente quanto ao número dos verdadeiros “landmarks”.

Entretanto, alguns são comuns a todas as explorações realizadas, pelo que não há discussão a respeito deles.

Um deles, o último, refere-se à imutabilidade dele próprio e dos anteriores.

No entanto, a própria existência dos “landmarks”, dada a suas características de delimitação e definição precisas, demonstra que a organização maçônica, já nos seus primórdios, não possuía intenção de ser um grande agrupamento de pessoas, mas, contrariamente, que a qualidade de seus membros sobrepujasse a quantidade.

Atualmente, para ingresso, não basta o desejo do interessado. Não basta, também, que tenha condições de pagar as poucas contribuições financeiras a que estará sujeito. Deve ele ser convidado por um maçom para que todo o processo de admissão seja iniciado.

Feito e aceito o convite, o interessado deve apresentar uma série de documentos que demonstrem sua idoneidade civil, criminal e social, sendo seguidamente submetido à sindicâncias a respeito de sua conduta e vida, inclusive familiar, sendo de suma importância que, se casado, sua esposa concorde com sua entrada da Ordem.

Assim é levando em conta que o maçom adquire compromisso de comparecimento às sessões de sua loja, do que a esposa é cientificada para que não haja qualquer crise no casamento.



Religiosidade - por Del Rodrigues
Religiosidade - por Del Rodrigues
A esposa também toma conhecimento que Maçonaria não é religião e que não pretende doutrinar quem quer que seja para esta ou aquela crença, mas que exige de seus membros que acreditem num Ente Superior, tenha ele o nome que tiver, conforme a religião ou entendimento pessoal. Também aqui o interesse é a paz no casamento e nas convicções e crenças pessoais.

Para a Maçonaria: primeiro a família, depois o trabalho e apenas então ela própria.

As sindicâncias maçônicas possuem, portanto, caráter bilateral, considerando que se prestam para a avaliação do candidato, como também servem à avaliação da instituição pelo interessado e por sua família.

Feitas as sindicâncias, as conclusões são apresentadas na loja maçônica e submetidas à votação por todos os seus membros.

Aprovado o novo candidato, este será submetido à iniciação, a partir da qual é reconhecido como maçom.

Não há possibilidade de existir um dia a crença num único Deus para todos os homens, com circunstâncias provocadas pela Maçonaria. A Ordem maçônica não é sectária e defende com unhas e dentes a liberdade de pensamento, crença e expressão responsável. Para ela são igualmente importantes todas as religiões.

A Maçonaria não pretende ser fonte única para os homens e, ao contrário, luta para que todas as organizações sérias e respeitadas sobrevivam e atuem livremente nos países.

Da mesma forma, não se considera a única instituição capaz de contribuir com a evolução do mundo ou de alicerçar o ser humano, vendo grandes virtudes em diversas outras e unindo-se a elas nas grandes causas da humanidade.

A exigência de apresentação de documentos para que o candidato demonstre sua idoneidade tem fundamento no mínimo cuidado, também adotado por diversas outras instituições e agremiações, para que se busque evitar fraudadores, caluniadores e outros tipos de vida reprovável no meio maçônico.

Assalariados, esclareça-se, não apenas são admitidos como hoje provavelmente sejam a maioria dentre os maçons.



Drogas - por quique200907
Drogas - por quique200907
No que concerne à luta contra as drogas e outras mazelas sociais, a Maçonaria as abraça organizadamente, por meio das administrações federal, estaduais, das lojas maçônicas e de todos os maçons.

Inúmeras palestras e outras iniciativas são adotadas todos os dias por todo o Brasil, seja lutando pela erradicação das drogas, da pobreza, do preconceito e de tantos outros malefícios, seja pelo estabelecimento e conscientização das verdadeiras liberdades, dos conceitos de cidadania responsável, da necessidade de participação política da sociedade, da educação, da cultura, da religiosidade, etc.


Este artigo foi produzido por sugestão de nosso leitor Reginaldo Silva, feita pelo recurso especialmente desenvolvido para este fim, que você encontra no canto inferior esquerdo de nosso blog, no retângulo na cor ocre.


[1] Textualmente “marcas na terra”, “ponto de referência”, “o que contém algo – continente”, “cerca”.
[2] Adj. Que recua a uma época de que não se tem memória por causa de sua imensa antiguidade: tempos imemoriais.

Acompanhe com maior facilidade as principais postagens do Blog sobre Maçonaria.
Inscreva-se para receber mensagens semanais, clicando aqui.

Nenhum comentário: