Banner

Traduza para seu idioma

Você também deveria ler:

2leep.com

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Tirésias

Ulisses consulta Tirésias
Ulisses consulta Tirésias

Personagem mitológico grego, Tirésias teria encontrado em uma de suas andanças duas serpentes em ato sexual, atingindo-as com seu bordão ao se voltarem contra ele.

Deusa Hera
Hera
A deusa Hera, enfurecida com a morte da serpente feminina, transformou Tirésias em mulher e esta, em um momento serviu como sacerdotisa do templo de Hera e em outro foi prostituta.


Novamente Tirésias encontrou duas serpentes em cópula e, agindo contra elas, retornou ao seu sexo original.


Mais tarde, em razão de sua experiência única na vivência de ambos os gêneros, Tirésias foi chamado a decidir uma discussão entre Zeus e sua esposa e irmã Hera. Zeus afirmava que a mulher tinha maior prazer no ato sexual, enquanto sua esposa dizia que o homem tinha maior prazer.


Embora sabendo que qualquer decisão que tomasse desagradaria um dos deuses, Tirésias afirmou: “Das dez partes do prazer, o homem tem apenas uma”.


Hera, desagradada, agiu contra o julgador tirando-lhe a visão e Zeus, buscando compensar a perda sofrida, concedeu àquele homem o dom da profecia.



Tirésias tornou-se um dos maiores profetas da antiga Grécia, sendo seus dons usados em diversos episódios míticos, dentre eles o assim chamado “Sete contra Tebas”.



No mito de Tirésias encontram-se patentes dois tipos de interação sexual das religiões politeístas: as relações entre os deuses e as relações entre os seres do mundo criado e Tirésias é chamado a opinar a respeito destas últimas.


Ao depois, entretanto, é tornado profeta, ou seja, a pessoa que fala por inspiração divina ou em nome de Deus.

Casamento alquímico
Casamento alquímico
Esta condição, portanto, sintetiza o difundido casamento alquímico, que é a comunhão entre o divino e o mundano (veja mais a respeito lendo o artigo “Alguns dos grandes manifestos e textos esotéricos antigos” clicando aqui), do qual apenas o ser humano é capaz.

Nenhum comentário: