Banner

Traduza para seu idioma

Você também deveria ler:

2leep.com

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

A fórmula da Maçonaria



esquadro e compasso
Maçonaria
Avanço tecnológico proveniente das máquinas a vapor, três guerras internacionais, uma epidemia de grande porte (com a morte de mais de 20% da população de Londres), um incêndio de dimensões catastróficas, a subida ao poder de um tirano, grandes alterações religiosas e conseqüentes perseguições, o surgimento do gênio de Isaac Newton, uma revolução sem sangue, um rei que não falava a língua do Estado e do povo e tratados comerciais internacionais foram alguns dos componentes para o nascimento da primeira potência maçônica mundial, a Grande Loja Unida da Inglaterra e conseqënte fortalecimento dos princípios de igualdade, liberdade e fraternidade, da tolerância religiosa e da organização social liberta de vínculos funcionais, dada a admissão de maçons que não exerciam a profissão de pedreiros e, assim, eram chamados de "especulativos" no sentido de buscadores de conhecimento.


1.650 - Início da utilização mecânica do vapor


Revolução industrial


Todas as máquinas a vapor, ou máquinas térmicas, são fundamentadas na energia que se pode obter com o calor, que, por sua vez, pode ser utilizada para a produção de um ou vários trabalhos, substituindo de forma bastante eficaz a intervenção pessoal humana.

As primeiras máquinas a vapor foram construídas na Inglaterra durante o século XVIII. Retiravam a água acumulada nas minas de ferro e de carvão e fabricavam tecidos. 

Graças a essas máquinas, a produção de mercadorias aumentou muito. E os lucros dos burgueses donos de fábricas cresceram na mesma proporção. Por isso, os empresários ingleses começaram a investir na instalação de indústrias. As fábricas se espalharam rapidamente pela Inglaterra e provocaram mudanças tão profundas que os historiadores atuais chamam aquele período de Revolução Industrial. 

O modo de vida e a mentalidade de milhões de pessoas se transformaram, numa velocidade espantosa. O mundo novo do capitalismo, da cidade, da tecnologia e da mudança incessante triunfou. 

As máquinas a vapor bombeavam a água para fora das minas de carvão. Eram tão importantes quanto as máquinas que produziam tecidos. 

As carruagens viajavam a 12 km/h e os cavalos, quando se cansavam, tinham de ser trocados durante o percurso. Um trem da época alcançava 45 km/h e podia seguir centenas de quilômetros. 

carro a vapor
Revolução Industrial
Assim, a Revolução Industrial tornou o mundo mais veloz. Como essas máquinas substituiam a força dos cavalos, convencionou-se em medir a potência desses motores em HP (do inglês horse power ou cavalo-força).


1.652/1.654 - Primeira guerra entre holandeses e ingleses.






1.665/1.666 - Epidemia de peste bubônica

mata cerca de 70.000 londrinos, ou 20% da população da cidade.


1.666 - O Grande Incêndio de Londres 


O grande incêndio de Londres

catedral de St. Paul
Catedral de St. Paul (reconstruída)
Ocorrido entre os dias 02 e 05 de setembro de 1.666, o Grande Incêndio de Londres, como ficou conhecido, destruiu 13.200 moradias, 87 igrejas, incluindo a Catedral de St. Paul e 44 prédios públicos, resultando num prejuízo financeiro de 10 milhões de libras e em 100.000 desabrigados.

Não se conhece o número de mortos, considerando que as pessoas das classes média e pobre não eram registradas na ocasião.

A estrutura medieval da cidade de Londres em muito auxiliou na propagação das chamas. Londres tinha ruas estreitas e casas de madeira demasiadamente próximas umas das outras. Considere-se igualmente que a técnica de então para o combate a incêndios foi atrasada por ordem de Sir Thomas Bloodworth, na ocasião o administrador da cidade, que subestimou o poder das chamas.

A técnica de combate aos incêndios era a demolição das construções vizinhas, impedindo que o fogo se propagasse.

Apenas no 5º. dia o fogo foi detido pelo Duque de York, o que ocorreu na construção denominada “Temple”, que durante a idade média abrigou a Ordem dos Cavaleiros Templários. (leia nosso artigo a respeito dos templarios clicando aqui)

Christopher Wren
Christopher Wren

A reconstrução, comandada pelo arquiteto Christopher Wren, durou dez anos.



1.665/1.667 - Segunda guerra entre holandeses e ingleses.






1.672/1.674 - Terceira guerra entre holandeses e ingleses. 




1.685 - Morte do Rei Carlos II, assumindo o trono seu irmão Jaime II




Carlos II
Carlos II
Carlos de Inglaterra (29 de Maio 1630 - 6 de Fevereiro 1685) foi rei de Inglaterra, Escócia e da Irlanda entre 30 de Janeiro (de jure) ou 29 de Maio (de facto) de 1660 e a sua morte. 

O pai de Carlos II, Carlos I, tinha sido executado em 1649 e substituído por uma ditadura militar de Oliver Cromwell, que se auto-nomeou "Lord Protector".

Carlos II subiu ao trono após a restauração da monarquia em Inglaterra e Escócia, pouco depois da morte de Oliver Cromwell. 

Foi casado com a princesa Catarina de Bragança, filha de João IV de Portugal, que lhe levou como dote a posse de Tanger e em homenagem à qual foi denominado o que hoje é o bairro nova-iorquino de Queens. 

Apesar de ter tido inúmeros filhos ilegítimos (ele reconheceu os direitos de 14 deles), o casamento não resultou em herdeiros e foi sucedido pelo irmão, Jaime Duque de York. Ao converter-se oficialmente ao catolicismo no seu leito de morte, Carlos II foi o primeiro católico romano a reinar a Inglaterra desde a morte de Maria I em 1558.


Jaime II
Jaime II
Jaime II da Inglaterra (Londres, 14 de Outubro 1633 — Saint-Germain-en-Laye, 16 de Setembro 1701), também conhecido como James II, foi rei da Inglaterra e Escócia (na Escócia sob o título de Jaime VII) tendo sucedido a seu irmão, o Rei Carlos II.

Durante a Guerra Civil Inglesa, Jaime foi capturado em Oxford (1646), com apenas dez anos de idade, mas escapou para a Holanda e para a França (1648). Enquanto esteve em exílio, ele serviu nas armadas espanholas e francesas. Foi designado alto comandante da Inglaterra com a restauração de seu irmão Charles II ao trono em 1660. 

Contudo, sua conversão ao catolicismo (1668/69) provocou uma oposição dos protestantes contra ele, que (na falta de filhos legítimos de Carlos II) era herdeiro ao trono inglês. Em 1679, deflagra-se a crise da exclusão, movida pelos protestantes mais radicais, que desejam excluí-lo da linha sucessória. É nesse conflito que surgem os primeiros partidos ingleses, os whigs, que o querem excluir, e os tories, que querem ver respeitada a sucessão rigorosamente.

Em 1685, Jaime II sucedeu ao irmão. Embora bem aceito por um país que poucas décadas antes vivera uma guerra civil irritou enormemente os súditos com medidas, quase ilegais, de tolerância e encorajamento aos católicos. 

Acabou deposto com a Revolução Gloriosa, provocada pela crescente e forte oposição, e substituído por sua filha Protestante, Maria II, e pelo genro Guilherme de Orange, que governou de fato. Jaime foi até à Irlanda e tentou inutilmente recapturar o trono. Perante essa situação fugiu para França, onde lhe foi concededido um palácio, o Château de Saint-Germain-en-Laye, onde passou seus últimos anos de vida.


1.687 - Isaac Newton





Estátua de Isaac Newton
Estátua de Isaac Newton

 Sir Isaac Newton, no dia 05 de julho de 1687, publica os "Princípios Matemáticos de Filosofia Natural".






1.688/1.689 - Revolução Gloriosa





A Revolução Gloriosa foi uma revolução em grande parte não-violenta (por vezes chamada de "Revolução sem sangue"), que teve lugar no Reino Unido em 1688-1689, na qual o rei Jaime II, da dinastia Stuart, católico, foi removido do trono de Inglaterra, Escócia e País de Gales, sendo substituído por sua filha, Maria II e pelo genro, o nobre neerlandês Guilherme, Príncipe de Orange.

Durante o seu reinado de oito anos, Jaime II tornou-se vítima da batalha política entre católicos e protestantes, bem como entre os direitos seculares da coroa e os poderes políticos do Parlamento.

O principal problema de Jaime II era não ser protestante, o que o limitava perante ambos os partidos do parlamento - os tories, conservadores, e os whigs, liberais. Qualquer tentativa de reforma tentada por Jaime era vista como suspeita.

Jaime II foi perdendo seu prestígio por algumas políticas consideradas indesejadas, como a criação de um exército permanente e sobretudo a tolerância religiosa, procurando reconduzir o país para o catolicismo, e fortalecer seu poder, em prejuízo do Parlamento. Desde Henrique VIII, os católicos eram discriminados. Embora Carlos II, irmão e predecessor de Jaime, também tivesse praticado a tolerância religiosa, ele era tão abertamente católico quanto Jaime II.

A questão degradou-se em 1688, quando teve um filho, James Francis Edward Stuart, conhecido como the old pretender. Até ali, o trono teria passado para a sua filha protestante, Maria. A perspectiva de uma dinastia católica tornara-se então real. Líderes do partido Tory, até aqui leais ao rei, uniram-se aos membros da oposição Whig e propuseram-se a resolver a crise.

Foi lançada uma conspiração para depor Jaime e substituí-lo por sua filha Maria e seu marido Guilherme de Orange, ambos protestantes. Guilherme liderava a Grécia, então em guerra com a França: a Guerra da Grande Aliança. Vendo a hipótese de adicionar a Inglaterra à sua aliança, Guilherme e Maria desembarcaram em Brixham, Devon, em 5 de Novembro de 1688 com um grande exército neerlandês.

O exército de Jaime, comandado pelo futuro duque de Marlborough, desertou, e Jaime fugiu para Kent, onde foi capturado. A memória da execução de Carlos I ainda estava viva, pelo que lhe foi permitido viajar para a França.

Em 1689, reuniu-se a convenção do parlamento, que a fuga de James equivalente à abdicação. O trono foi oferecido a Guilherme e Maria, como governadores conjuntos - um arranjo que eles aceitaram. Guilherme de Orange foi então coroado Rei, com o título de Guilherme II, e Maria foi coroada como Rainha, com o título de Maria II tanto na Inglaterra como na Escócia.

Apesar de uma revolta em apoio a Jaime na Escócia - a primeira rebelião Jacobita - e na Irlanda, onde Jaime usou os sentimentos católicos locais para tentar recuperar o trono em 1689-1690, a situação foi controlada. A revolta nas Highlands escocesas foi domada, apesar da vitória Jacobita na batalha de Killiecrankie, e Jaime foi expulso da Irlanda no seguimento da batalha de Boyne.

A Revolução Gloriosa foi um dos eventos mais importantes na longa evolução dos poderes do Parlamento do Reino Unido e da Coroa Britânica. A aprovação, pelo parlamento, da Bill of Rights (declaração de direitos), tornou impossível o retorno de um católico à monarquia e acabou com as tentativas recentes de instauração do absolutismo monárquico nas ilhas britânicas, ao circunscrever os poderes do rei.

O evento marcou a submissão da coroa ante o parlamento. A partir de então, os novos monarcas devem a sua posição ao parlamento.


1.703  - Assinado o tratado de Methuen




Pelos seus termos, os portugueses se comprometiam a consumir os têxteis britânicos e, em contrapartida, os britânicos, os vinhos de Portugal. Com três artigos, é o texto mais reduzido da história diplomática europeia.
"I. Sua Majestade ElRey de Portugal promete tanto em Seu proprio Nome, como no de Seus Sucessores, de admitir para sempre daqui em diante no Reyno de Portugal os Panos de lãa, e mais fábricas de lanificio de Inglaterra, como era costume até o tempo que forão proibidos pelas Leys, não obstante qualquer condição em contrário.
II. He estipulado que Sua Sagrada e Real Magestade Britanica, em seu proprio Nome e no de Seus Sucessores será obrigada para sempre daqui em diante, de admitir na Grã Bretanha os Vinhos do produto de Portugal, de sorte que em tempo algum (haja Paz ou Guerra entre os Reynos de Inglaterra e de França), não se poderá exigir de Direitos de Alfândega nestes Vinhos, ou debaixo de qualquer outro título, directa ou indirectamente, ou sejam transportados para Inglaterra em Pipas, Toneis ou qualquer outra vasilha que seja mais o que se costuma pedir para igual quantidade, ou de medida de Vinho de França, diminuindo ou abatendo uma terça parte do Direito do costume. Porem, se em qualquer tempo esta dedução, ou abatimento de direitos, que será feito, como acima he declarado, for por algum modo infringido e prejudicado, Sua Sagrada Magestade Portugueza poderá, justa e legitimamente, proibir os Panos de lã e todas as demais fabricas de lanificios de Inglaterra.
III. Os Exmos. Senhores Plenipotenciários prometem, e tomão sobre si, que seus Amos acima mencionados ratificarão este Tratado, e que dentro do termo de dois meses se passarão as Ratificações."

1.714 - Jorge I da Grã Bretanha

Jorge I
Jorge I
Jorge I da Grã-Bretanha (28 de Maio 1660 – 11 de Junho 1727) foi Príncipe de Hanôver desde 23 de janeiro de 1698 até sua morte, e rei da Grã-Bretanha e da Irlanda desde 1 de agosto de 1714 até sua morte. Ele era também o Erzbannerträger (logo Arquitesoureiro) e Príncipe-Eleitor do Sacro Império Romano Germânico. 

Jorge I, o primeiro monarca da casa de Hanôver da Grã-Bretanha e Irlanda, não falava inglês de maneira fluente; em seu lugar, falou sempre seu alemão nativo, e por isto se pôs ao ridículo ante seus súditos britânicos. 

Durante seu reinado, o poder da monarquia diminuiu; desenvolveu-se o moderno sistema de governo por Gabinete. 

Durante os últimos anos de seu reinado, o poder de fato esteve nas mãos de seu Primeiro Ministro, sir Robert Walpole.


1.717 - FUNDAÇÃO DA GRANDE LOJA UNIDA DA INGLATERRA.

Nenhum comentário: