Banner

Traduza para seu idioma

Você também deveria ler:

2leep.com

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Sumérios




Os sumérios são considerados em geral a civilização mais antiga do mundo, surgida ao que tudo indica na metade do quarto milênio antes da era Cristã, de acordo com os achados arqueológicos obtidos.

Escrita cuneiforme
É atribuída à civilização suméria a criação da escrita cuneiforme, ou aquela produzida com o auxílio de objetos em forma de cunha, que no início representava formas do mundo em pictogramas, tornando-se posteriormente mais simples e abstrata por força da praticidade.



cidade-Estado grega
Também aos sumérios se atribui a criação das cidades-Estado, cuja idéia era a total independência de cada cidade em termos administrativos, religiosos e econômicos, conceito este posteriormente apropriado por gregos, alemães, italianos e outros.


A civilização suméria era politeísta (leia artigo a respeito do paganismo e politeísmo clicando aqui) e as cidades-Estado, como dito, tinham completa independência religiosa, o que muito enriqueceu o panteão. A maior ou menor importância dos deuses, portanto, variava de acordo com o crescimento ou diminuição do poder político e econômico das cidades das quais eram guardiões ou zelotes.

An (ou Anu)
Enlil
No entanto, é possível mencionar a tríade divina composta pelos deuses An (ou Anu) – dirigente do céu -, Enlil – dirigente dos ventos – e Enki – dirigente das águas.
Enki

A concepção religiosa dos sumérios consistia na visão de terem os deuses, de formato antropomórfico, criado os seres humanos unicamente com a finalidade de serem servidos, colocando sua criação a sua mercê, considerando que quando descontentes expressavam-se por meio de catástrofes naturais como terremotos, tufões e outras.


De acordo com a Wikipédia:

Os sumérios eram adeptos de uma religião politeísta caracterizada por deuses e deusas antropomórficos representando forças ou presenças no mundo material, noção esta bastante presente na posterior Mitologia Grega. Os deuses originalmente criaram humanos como servos para si mesmos, mas os libertaram quando se tornaram difíceis demais de se lidar.
Muitas histórias na religião suméria aparecem homólogas a histórias em outras religiões do Oriente Médio. Por exemplo, a idéia bíblica da criação do homem, bem como o dilúvio de Noé, estão intimamente ligados aos contos sumérios. Os deuses e deusas da Suméria têm representações similares nas religiões dos Acádios, Cananitas e outros. Da mesma forma, um número de histórias relacionadas a divindades têm paralelos gregos; por exemplo, a descida de Inanna ao submundo está impressionantemente ligada ao mito de Perséfone.

 

Cosmogonia

O universo surgiu quando Nammu, um abismo sem forma, enrolou-se em si mesmo num ato de auto-procriação, gerando An, deus do céu, Antu (Ki), deusa da Terra e Zuri, deus do equilibro entre as dimensões.
A união de An e Ki produziu Enlil, senhor dos ventos, que eventualmente tornou-se líder do panteão dos deuses. Após o banimento de Enlil de Dilmun (a morada dos deuses) por violentar Ninlil, a deusa teve um filho, Nanna, o deus da lua (mais tarde chamado de Sin (ou Sinnu). Zuri revoltado com o acontecimento criou uma dimensão abaixo da terra, uma dimensão neutra. Da união posterior entre Sin e Ningal nasceram Inanna (deusa do amor e da guerra) e Utu (deus do sol, depois chamado de Shamash). Também durante o banimento de Enlil, o deus tornou-se pai de três divindades do submundo junto a Zuri e Ninlil. O mais famoso foi Nergal.
Nammu também teve um filho, chamado Enki, deus do abismo aquático ou Absu. Enki controlava também os Me, decretos sagrados que governavam coisas básicas como a física, e complexas como a ordem social e a lei.

 

Fontes

A mais antiga fonte de cosmologia suméria tem origem com os hinos da sacerdotisa Enheduana à deusa Inanna.
Lista dos deuses.
Tinham 13 deuses, em que mais acreditavam:
An
Ishkur (Adad)
Inanna Ishtar
Enki
Antu
Enlil
Sinki (Damkina)
Nanna (ou Innin, Innini)
Ninhursag
Ningal
Ninlil
Shamash (Utu, Babbar)
Zuri
Os deuses e as deusas menores:  
Anshar
Ereshkigal
Husbishag
Isinu
Ninki
Nammu
Kingu
Kiskil-lilla
Namtar
Nebo (Nabu)
Nergal
Nidaba
Ninisinna
Ninkasi
Nusku
Tiamat
Utukku
Semi deuses e semi deusas:  
Dumuzi
Gilgamesh
Geshtinasnna
Gugalanna
Humbaba
Enkidu (herói)

O legado dos sumérios, entretanto, não se restringe a uma intrincada religião politeísta e à criação da escrita cuneiforme e das cidades-Estado.

São atribuídos a eles:
·         Roda
·         Torno de oleiro
·         Astronomia
·         Conceitos matemáticos
·         Relógio
·         Sistemática legal
·         Prisões
·         Escolas
·         Separação da sociedade em castas
·         Carroça
·         Formações militares
·         Cerveja
·         Domesticação de plantas e animais
·         Barragens
·         Sistema de drenagem do solo
·         Canais de irrigação
·         Diques

Astronomia suméria – um mistério


Não bastasse toda essa grande capacidade de criação, o grande espanto no que concerne à civilização suméria vincula-se à capacidade que possuíam da observação astronômica.

Os cálculos do ciclo lunar realizados nos observatórios sumérios apresentavam diferença desprezível dos atuais. Na verdade com desvio de tão somente 0.4 segundos.

O planeta Plutão foi descoberto em 1930, mas os sumérios já possuíam anotações detalhadas a respeito de suas composições químicas e físicas, como também a respeito de seu tamanho e afirmavam que havia sido um satélite de Saturno que teria se desgarrado.

Astronomia
Conforme podemos observar na figura ao lado, à esquerda vemos o Sol, circundado por onze corpos celestes, dentre eles aparentemente Plutão (descoberto em 1930), Netuno (descoberto em 1846) e Urano (descoberto em 1741).

O dilúvio – concepção suméria


Dilúvio
 E depois veio o dilúvio e após o dilúvio a realeza tornou a descer mais uma vez do céu…” – inscrição encontrada em uma das placas de argila com escrita cuneiforme.
Ziuzudra




 “Ziusudra” foi o Noé dos sumérios. Teria morado em Shuruppak, onde construiu a sua arca.






Ziuzudra
Em razão do grande conhecimento astronômico em época em que era impensável o telescópio, inclusive levando em conta a afirmação daquele povo sobre a existência de um 12º. planeta, grande especulação e aproveitamento fazem os ufologistas da cultura suméria.

Acompanhe com maior facilidade as principais postagens do Blog sobre Maçonaria.
Inscreva-se para receber mensagens semanais, clicando aqui.



Pedimos que informe o que achou da postagem "Sumérios".
Ruim
Boa, mas superficial
Útil, mas de difícil compreensão
Boa
Ótima

Nenhum comentário: