Banner

Traduza para seu idioma

Você também deveria ler:

2leep.com

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Sacerdotes


sacerdote africano
Sacerdote
 
A   palavra   sacerdote  (ou sacerdotisa)  deriva  dos  termos  latinos  “sacerdos”   (com   significado   de   sagrado)   e   “otis”  (= representante), designando um (ou uma) representante do sagrado.

Na antiguidade os sacerdotes desempenhavam papéis estreitamente ligados à administração social, econômica e política das civilizações, além da religiosa, considerando a concepção de íntima relação entre o sagrado e as atividades humanas, manifestações da natureza e outros.

Com o passar do tempo, desenvolvendo-se o poder secular, os sacerdotes especializaram-se no que pertine ao divino, deixando a administração material para outros líderes sociais.

A este respeito, interessante ler o artigo “As colunas do templo – As colunas sociais”, que você acessa clicando aqui.

Pela etimologia da palavra, portanto, o sacerdote transita entre as forças, ou colunas, materiais e espirituais, fato que, para os maçons, tem muito significado e que ajuda a compreender uma expressão muitíssimo utilizada no grau de mestre (veja a postagem “Os graus na Maçonaria” clicando aqui).

Com a evolução da religiosidade e o desenvolvimento dos templos (veja postagem a respeito clicando aqui) e sua compartimentação, surgiu o “sanctum sanctorum”, instalado no oriente dos templos, local onde apenas o sacerdote poderia ingressar (sobre o “Sanctum Sanctorum” leia nosso artigo clicando aqui).


Enheduana 


Enheduana
Enheduana



Esta princesa da Acádia viveu no século 23 antes da era Cristã, tornando-se a primeira Alta Sacerdotisa na história conhecida.





maquete da cidade de Ur
Maquete da cidade de Ur

Filha do Rei Sargão da Acádia, comandou o templo dedicado à deusa Nana (Lua), instalado na cidade suméria de Ur.


O posto de Alta Sacerdotisa emprestou grandes poderes a Enheduana, pois que comandava dentre outras coisas o comércio, as artes e a agricultura.

Atribui-se também a ela a condição de primeira autora da literatura universal, filosofia e história da ciência, pois que assinou 42 hinos relacionados aos templos acádios, que se apresentam como o primeiro esforço humano registrado para formatar uma teologia sistemática.

Conforme a Wikipédia:

Sacerdotisas antigas

§  Na civilização suméria e acádia, as Entu eram um escalão de sacerdotisas superiores que eram distinguidas com trajes cerimoniais especiais e o estatuto de igualdade com sacerdotes do sexo masculino. Eram donas de propriedade, realizavam transações econômicas, e realizavam cerimônias com os sacerdotes e reis.
§  As Nadītu serviram como sacerdotisas nos templos de Inanna, na antiga cidade de Uruk. Elas foram recrutados no maior família na terra e que deviam permanecer sem propriedade, sem filhos ou negócios. Também nos textos épicos sumérios como "Enmerkar" e o "Senhor de Arata", Nu-Gig eram sacerdotisas em templos dedicados a Inanna.
§  A Puabi era uma sacerdotisa e rainha semita acádia.
§  Na Bíblia hebraica (קדשה) Qedesha ou Kedeshah , derivado da raiz Q-D-Š eram prostitutas de templo geralmente associadas com a deusa Asherah.
§  Quadishtu serviam nos templos da deusa suméria Qetesh.
§  Ishtaritu eram especializadas nas artesmúsicadança e canto e serviam nos templos de Ishtar

Acompanhe com maior facilidade as principais postagens do Blog sobre Maçonaria.
Inscreva-se para receber mensagens semanais, clicando aqui.


Pedimos sua opinião a respeito do texto "Sacerdotes"
Péssimo
Ruim
Razoável (difícil compreensão)
Bom, mas superficial
Muito bom
Ótimo

Nenhum comentário: