Banner

Traduza para seu idioma

Você também deveria ler:

2leep.com

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

As sete maravilhas do mundo antigo

Entre os anos de 150 e 120 que antecederam a era Cristã, foi elaborada uma lista das maravilhas do mundo.

Há correntes que atribuem a formulação desta lista ao poeta e escritor árabe Antípatro de Sídon, mas esta definição ainda não é definitiva, considerando que há outros que atribuem a autoria a Philon de Bizâncio, engenheiro grego.

O fato é que muito pouco restou nos dias atuais dos grandes monumentos referenciados na lista, pelo que grande parte deles é conhecida por fragmentos que ainda existem, ou até mesmo pela concepção artística.

Abaixo, a relação dos monumentos:

Mapa do complexo das pirâmides de Gizé
Complexo das pirâmides de Gizé

1. As Pirâmides de Gizé

- Localizadas na antiga Necrópole de Menphis, que hoje faz parte do Cairo - Egito. A maior delas foi construída aproximadamente no ano de 2550 a.C., para servir de tumba para Kufu.
foto das pirâmides de Gizé
Pirâmides de Gizé

foto da Grande Pirâmide
A grande pirâmide
foto do complexo das pirâmides de Gizé
As pirâmides
A Grande Pirâmide, como é conhecida, foi construída com aproximadamente 1 milhão de blocos de calcário, cada qual pesando aproximadamente 2 a 3 toneladas. Sua construção foi detalhadamente orientada pelos pontos cardeais.

Os seus blocos de granito foram revestidos com pedras especiais vindas das pedreiras de Tura, recebendo polimento que lhes ofereceu um brilho distinto.

A palavra "pirâmide" é derivação dos termos gregos "pyra" (fogo, luz, símbolo) e "midos" (medida).

diagrama da Grande Pirâmide
A grande pirâmide


2. Os jardins suspensos da Babilônia

- Foram construídos no 6 séculos antes da era Cristã e estavam instalados ao sul da Mesopotânea, na Babilônia.
jardins suspensos da Babilônia
Jardins suspensos da Babilônia

pintura dos jardins suspensos da Babilônia
Representação dos Jardins
Os jardins suspensos foram construídos pelo rei Nabucodonossor para sua esposa preferida, Namitis, que tinha saudade de seu país, a Média.

pintura dos jardins suspensos da Babilônia
Jardins
Os jardins eram compostos de seis montes artificiais de terras, com terraços arborizados onde estavam plantados palmeira e outras árvores e flores tropicais, suspensos por colunas de 25 a 100 metros de altura, suspeitando-se que era instalado sobre o palácio de Nabucodonossor, o que permitia uma distinta visão da cidade abaixo.
representação dos jardins suspensos da Babilônia
resídios arqueológicos do Jardim Suspenso da Babilônia
Resquícios prováveis

Suspeita-se que sua destruição tenha ocorrido por volta do ano 600 anterior à era Cristã.


desenho da estátua de Zeus
Representação

3. Estátua de Zeus em Olímpia

- Erigida no prazo aproximado de oito anos, pelo escultor Fídias cinco séculos antes da era Cristã, foi instalada na cidade grega de Olímpia, na planícia de Peloponeso.

desenho do rosto de Zeus
representação de Zeus
Os materiais utilizados para a construção da estátua de 12 a 15 metros de altura, foram marfim e ébano, com pedras preciosas no lugar dos olhos.


desenho do templo e da estátua de Zeus
Desenho da estátua
Zeus foi representado por Fídias segurando na mão direita uma estátua da deusa da vitória (Nike) e, na esquerda, uma esfera sobre a qual estava pousada uma águia. Zeus foi esculpido sentado em um trono.

foto dos restos arqueológicos do templo de Zeus
Resídios arqueológicos


4. Templo de Ártemis em Éfeso

- Localizado em Éfeso, foi o maior templo do mundo, construído em honra à deusa grega Ártemis (da caça e dos animais selvagens).

desenho do templo de Ártemis
Templo de Ártemis

Quersifrão foi o arquiteto desta maravilha, construindo-a 600 anos antes da era Cristã, com 127 colunas de mármore, cada qual com 20 metros de altura, dispostas em seus 138 metros de comprimeiro, 71,5 metros de largura e 19,5 metros de altura.

O templo foi destruído em duas oportunidades: A primeira no ano de 356 antes da era Cristã, ocasião em que foi atingido por um incêndio, e a segunda, após ser reconstruído por Alexandre III da Macedônia, no século III da era Cristã, num ataque dos godos.

restos arqueológicos do templo de Ártemis 
Atualmente, depois de violentos terremotos e sucessivos saques, somente continua em pé uma singela coluna.


Neste templo chegaram a trabalhar centenas de sacerdotisas virgens, que praticavam abstinência sexual e artes mágicas, crendo na superioridade feminina.

pintura do Colosso de Rodes
representação do Colosso de Rodes

5. Colosso de Rodes

- Construído entre os anos de 292 e 280 antes da era Cristã, o Colosso de Rodes representava o deus grego do Sol (Hélios), e foi erigido pelo escultor Cares.

A estátua tinha trinta metros de altura, feita em bronze, pesando cerca de setenta toneladas.

desenho do Colosso de Rodes
Colosso de Rodes
O deus grego Hélios era o protetor da Ilha de Rodes e, assim, a estátua foi colocada com cada um dos pés apoiado em cada lado do canal que levava ao porto, obrigando os navios a passar sob ela. Em sua mão direita foi instalado um farol, capaz de nortear as embarcações no período noturno.

Um terremoto de grandes dimensões deslocou a estátua, atirando-a no fundo da baía de Rodes após cincoenta e cinco anos de sua instalação.

desenho do desmonte da estátua de Rodes
Desmonte da estátua
No século VI da era Cristã, com a invasão árabe, a estátua foi por eles recuperada do fundo das águas e vendida como sucata, sendo necessários novecentos camelos para o transporte do material.

pintura do farol de alexandria
Farol de Alexandria

6. O Farol de Alexandria

- Foi instalado na cidade egípcia de Alexandria, no ano de 280 antes da era Cristã, com o objetivo inicial de servir de marco para a entrada do porto.

A construção ocorreu por ordem de Ptolomeu, sendo seu responsável Sóstrato de Cnino, arquiteto e engenheiro grego.

Com uma torre cuja altura variava entre 115 e 150 metros de altura, durante muitos anos o Farol de Alexandria teve o título de mais alta construção erguida pelo homem. A torre era octagonal, composta por mármore, sobre uma base quadrada.
desenho do farol de alexandria
O farol

A iluminação do farol era feita por uma chama, que, trabalhada por vários espelhos, lançava luminosidade a uma distância de 50 quilômetros.

7. Mausoléo de Halicarnasso

- Construído na Turquia entre os anos de 353 e 350 anteriores à era Cristã, o Mausoléo de Halicarnasso foi uma tumba para o rei provinciano do império persa Mausolo e para Artemísia II, de Cária, irmã e esposa do rei.
maquete do mausoléo de halicarnasso
Miniatura do Mausoléo de Halicarnasso

desenho do mausoléo de halicarnasso
desenho de Halicarnasso
Os escultores gregos Briáxis, Escopas de Paros, Leocarés e Timóteo foram os responsáveis pela criação dos relevos que adornaram cada um dos quatro cantos da edificação, que possuia aproximadamente quarenta e cinco metros de altura.

ruínas de Halicarnasso
Ruínas de Halicarnasso
ruinas de Halicarnasso
Ruínas
A estrutura ficava um pátio fechado, em cujo centro estava uma plataforma com a tumba. Uma escada, ladeada por estátuas de leões de pedra, levava ao topo da plataforma. Ao longo da parede exterior desta ficavam muitas estátuas descrevendo deuses e deusas. Em cada canto guerreiros de pedra cavalgando guardavam a tumba. No centro da plataforma estava a tumba propriamente dita. Feita principalmente de mármore, era um bloco quadrado de um terço da altura de 45 metros do mausoléu. Esta seção era coberta de esculturas em relevo exibindo cenas de ação da mitologia e história grega. Uma parte exibia a Centauromaquia, batalha dos centauros com os Lápitas; outra, gregos em luta com as amazonas, uma raça de mulheres guerreiras.

 Acompanhe com maior facilidade as principais postagens do Blog sobre Maçonaria.
Inscreva-se para receber mensagens semanais, clicando aqui.


Por favor, dê sua opinião a respeito do artigo "As sete maravilhas do mundo antigo".
Péssimo
Ruim
Razoável (difícil compreensão)
Bom, mas superficial
Muito bom
Ótimo

Nenhum comentário: