Banner

Traduza para seu idioma

Você também deveria ler:

2leep.com

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Eliphas Lévi

Eliphas Levi - por GnosisOnline
Eliphas Levi - por GnosisOnline


O francês Alphonse Louis Constant nasceu no dia 08 de fevereiro de 1.810, morrendo aos 65 anos, no dia 31 de maio de 1875.

Dedicando-se à escrita, com publicação de diversas obras, adotou para si o pseudônimo de “Eliphas Levi”, resultado da tradução de seu nome “Alphonse Louis” para a língua hebraica.

Eliphas Levi, que é considerado por muitos como o maior ocultista do século XIX, iniciou sua jornada no esoterismo por meio de sua família, que o introduziu ao ensinamento religioso.

Com a idade de dez anos, foi matriculado e aceito na comunidade do presbitério da Igreja de Sant-Louis, em     Lille, onde seu primeiro mestre, o abade Hubault, ensinou-lhe o catecismo. O abate o teria selecionado como um dos mais inteligentes do grupo, pelo que foi encaminhado ao seminário de Saint-Nicolas Du Chardonnet, onde concluiu os estudos preparatórios, aprofundando-se no estudo da filologia, que o habilitaram à leitura dos textos bíblicos em original, quando tinha apenas 18 anos de idade.

 

Aos vinte anos, viu-se transferido para o seminário de Issy, onde estudou Filosofia e dois anos depois foi mandado para outro seminário para o estudo de Teologia, tempo em que formatou seu primeiro drama bíblico, intitulado “Nemrod” e quando também escreveu seus primeiros poemas religiosos, considerados de enorme beleza.

Adele Allenbach
Adele Allenbach
Em dezembro de 1.835, Eliphas Levi viu-se ordenado diácono, sendo impedido de tornar-se sacerdote pelo confesso amor por Adelle Allenbach, cuja primeira comunhão ele própria havia celebrado.

Este é o momento em que a sua bem sucedida carreira religiosa caminha para o insucesso.

Foi preso por oito meses e multado em 300 francos pela publicação do livro “Bíblia da liberdade”, acusado que foi de profanação do santuário da religião, de agir em desfavor das bases sustentadoras da sociedade e de espargir o ódio e a insubordinação.

Emanuel Swedenborg
Emanuel Swedenborg
Eliphas, após tantos constrangimentos e tumultos em sua vida, acabou por ter contato com os estudos de Swedenborg, que, segundo o próprio Eliphas, embora não contivessem a verdade em sua totalidade, conduziam o estudante em segurança pelo caminho do conhecimento.
Sobre Swedenborg logo escreveremos outro artigo que poderá ser ligado ao presente.

Saído da prisão, sustentou-se com pequenos trabalhos, como pinturas de quadros e murais nas igrejas da região e jamais pensou em deixar de enriquecer seus conhecimentos. Encontrou e teve bom trato com grandes magos que o acompanharam no início do seu caminho. 

Entre eles, encontravam-se Giullaume Postel, Raymond Lulle e Henry Corneille Agrippa e, em 1845, já com seus 35 anos de idade, escreveu seu primeiro livro ocultista – “O livro das lágrimas, ou Cristo Consolador”.

Algumas das obras de Eliphas Levi, que influenciaram e ainda norteiam diversos buscadores:

•    Dogma e Ritual da Alta Magia (veja clicando aqui)
•    História da Magia (veja em: parte 1, parte 2, parte 3, parte 4, parte 5 e parte 6).

•    A Chave dos Grandes Mistérios (veja clicando aqui)
•    A Ciência dos Espíritos (veja clicando aqui)
•    As Origens da Cabala (veja clicando aqui)

•    Os Mistérios da Cabala
•    Curso de Filosofia Oculta (veja clicando aqui)

•    Fábulas e Símbolos (veja clicando aqui - em castelhano)

•    O Livro dos Sábios (veja clicando aqui)
•    O Grande Arcano (veja clicando aqui)

•    Os paradoxos da Sabedoria Oculta (veja clicando aqui)

•    O livro das Lágrimas ou Cristo Consolador


Acompanhe com maior facilidade as principais postagens do Blog sobre Maçonaria.
Inscreva-se para receber mensagens semanais, clicando aqui.


Informe sua opinião a respeito do artigo "Eliphas Lévi"
Péssimo.
Ruim (difícil compreensão)
Bom, mas superficial
Muito bom
Ótimo

Nenhum comentário: