Banner

Traduza para seu idioma

Você também deveria ler:

2leep.com

sábado, 24 de dezembro de 2011

A lenda do Papai Noel

A palavra “Noël” significa “Natal” no idioma francês.

A figura do Papai Noel existe em diversas culturas ocidentais, com retratações um tanto diferentes, embora próximas.

Em algumas, é o velhinho rechonchudo, usando roupa vermelha e branca, que entrega presentes para as crianças bem comportadas no dia 24 de dezembro, ou no dia 06 do mesmo mês, que é a data comemorativa da figura de São Nicolau.

São Nicolau Taumaturgo, cuja figura pode ter inspirado o personagem, é o santo padroeiro da Rússia, da Grécia e da Noruega, patrono dos guardas noturnos na Noruega, dos estudantes em Portugal e dos coroinhas em Bari, Itália, onde seus restos estariam enterrados.

Nasceu na segunda metade do século III e morreu em 06 de dezembro de 342.

Nicolau foi preso durante o império de Diocleciano[1] por recusar-se a negar sua fé em Jesus Cristo e, durante o reinado de Constantino[2] enfrenta oposições dentro da própria Igreja, passando por um evento que o impede de permanecer como uma dos líderes da Igreja, uma vez que, descontrolando-se, esbofeteia um de seus opositores.

Mesmo após esta crise, Nicolau deu continuidade ao auxílio que sempre prestou aos necessitados, especialmente crianças carentes.

A ele foram atribuídos vários milagres, sendo daí proveniente sua popularidade em toda a Europa e sua designação como protetor dos marinheiros e comerciantes, santo casamenteiro e, principalmente, amigo das crianças. De São Nicolau, bispo de Mira (Lícia) no século IV, temos um grande número de relatos e histórias, mas é difícil distinguir as autênticas das abundantes lendas que germinaram sobre este santo muito popular, cuja imagem foi tardiamente relacionada e transformada no ícone do Natal, Papai Noel no Brasil um velhinho corado de barba branca, trazendo nas costas um saco cheio de presentes.

É tido como acolhedor com os pobres e principalmente com as crianças carentes, o primeiro santo da igreja a se preocupar com a educação e a moral tanto das crianças como de suas mães.

Nicolau costumava ajudar, anonimamente, quem estivesse em dificuldades financeiras. Colocava o saco com moedas de ouro a ser ofertado na chaminé das casas. Foi declarado santo depois que muitos milagres lhe foram atribuídos. Sua transformação em símbolo natalino aconteceu na Alemanha e daí correu o mundo inteiro.

Há muitas lendas relacionadas a São Nicolau, que serviram para muito aumentar sua fama. Dentre elas uma conta que teria ele o dom de ressuscitar crianças na região de Mira, onde nasceu (hoje Demre, na Turquia). Muitas são as histórias sobre supostas aparições suas; a mais famosa foi no Natal de 1583, na Espanha, quando atendendo as orações de algumas senhoras, teria auxiliado para que nenhum pobre deixasse de receber o seu pão bento. Os pobres, ao serem perguntados sobre a quem lhes teria dado alimento em meio a um "tão pesado inverno", estes teriam dito que foram socorridos por "um senhor de feições muito serenas e mãos firmes".

Em honra a São Nicolau, padroeiro dos estudantes, realizam-se em Guimarães (Portugal) as Festas Nicolinas, uma das mais antigas celebrações académicas do Mundo, que têm início no dia 29 de Novembro e têm como seu dia mais importante, precisamente o dia 6 de Dezembro (antigo dia dedicado a São Nicolau, por ser o dia do seu falecimento), em que se realizam as Maçãzinhas, número nicolino claramente inspirado na lenda de São Nicolau que salvou as filhas de um estalajadeiro.

Clement Clarke Moore, professor de literatura grega de Nova Iorque, lançou um poema em 1822 chamado “Uma visita de São Nicolau”, que teria escrito para seus seis filhos, em que narrava que Nicolau viajava em um trenó puxado por renas, popularizando as características do bom velhinho, inclusive a idéia dele entrar nas casas pela chaminé.

Em relação a este ponto, há estudiosos que o relacionam à antiga prática de várias pessoas limparem as chaminés no ano novo para permitir que a boa sorte entrasse na casa durante o ano que se iniciava.

No entanto, há também interpretações de que a explicação para a entrada pela chaminé vem da Finlândia, onde boa parte da população vivia em tendas parecidas com iglus, cobertas com pele de rena e cuja entrada era por um buraco no telhado.

O mito das renas foi inventado na Europa, no século XIX.

A quantidade de renas que puxam o trenó é controversa, tudo por causa da rena conhecida como Rudolph. Existe uma lenda que diz que Rudolph teria entrado para equipe de renas titulares por ter um nariz vermelho e brilhante, que ajuda a guiar as outras renas durante as tempestades. E, a partir daquele ano, a quantidade de renas passou a ser nove, diferente dos trenós tradicionais, puxados por oito renas. Tal lenda foi criada em 1939 e retratada no filme Rudolph, a Rena do Nariz Vermelho (1960 e 1998).

O nome das renas, em inglês são: Rudolph, Dasher, Dancer, Prancer, Vixen, Comet, Cupid, Donner e Blitzen. E em português são: Rodolfo, Corredora, Dançarina, Empinadora, Raposa, Cometa, Cupido, Trovão e Relâmpago.

A agência que controla o espaço aéreo americano (North American Aerospace Defense Command) também instalou um "Santa Tracker" ("Rastreador de Santa" Claus) em sete idiomas, onde se pode ver a localização atual e as próximas paradas de Papai Noel, acompanhado de suas legendárias renas. O programa de rastreamento do Papai Noel pela agência é uma tradição que data de 1955, quando um anúncio no jornal Colorado veio com o número telefônico para conectar as crianças com o bom velhinho e algumas chamadas, por erro, caíram numa linha da NORAD.

O nome do Papai Noel em diversos países:
·    Alemanha: Nikolaus (ou Weihnachtsmann - literalmente, "homem do Natal")
·      Argentina, Colômbia, Espanha, Paraguai, Peru e Uruguai: Papá Noel
·      Brasil: Papai Noel
·      Chile: Viejito Pascuero
·      Croácia: Djed Mraz
·      Dinamarca: Julemanden
·      Eslovénia: Božiček
·      Estados Unidos, Canadá, México: Santa Claus
·      Finlândia: Joulupukki
·      França: Père Noël
·      Itália: Santa Claus
·      Inglaterra: Father Christmas
·      Japão: サンタクロース (lê-se "Santa kurosu" vem do inglês Santa Claus.)
·      Macedônia: Dedo Mraz
·      Países Baixos: Kerstman (literalmente, "homem do Natal")
·      Portugal: Pai Natal
·      Reino Unido: Father Christmas
·      Rússia: Ded Moroz
·      Suécia: Jultomte


[1] Caio Aurélio Valério Diocleciano (em latim: Gaius Aurelius Valerius Diocletianus (Diocléia, c. 22 de dezembro de 244 – Spalatum, 3 de dezembro de 311), foi imperador romano de 284 a 305.

[2] Constantino I, também conhecido como Constantino Magno ou Constantino, o Grande (em latim Flavius Valerius Constantinus; Naissus, 272 — 22 de maio de 337), foi um imperador romano, proclamado augusto pelas suas tropas em 25 de julho de 306 e governou uma porção crescente do Império Romano até a sua morte.

Nenhum comentário: