Banner

Traduza para seu idioma

Você também deveria ler:

2leep.com

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Moral e Dogma - Albert Pike

Moral e Dogma do Rito Escocês Antigo e Aceito da Maçonaria” é o nome completo desta importante obra escrita por Albert Pike e publicado inicialmente em 1872, contendo orientações e ensaios de seu autor, que fundamentaram os alicerces filosóficos, sociológicos, históricos, políticos e simbólicos do Rito Escocês Antigo e Aceito (veja o artigo “Os graus na Maçonaria” para conhecer algo a respeito dos diversos ritos praticados no Brasil).

A obra é grandiosa, tendo sido compilada inicialmente em 861 páginas de conteúdo e 218 laudas de índice referencial, compondo seus 32 capítulos, cada um voltado para um dos graus do rito.


No passado o livro era oferecido a todos os maçons que alcançassem o grau 14 e algumas edições continham o seguinte aviso nas páginas iniciais:

LIVRO ESOTÉRICO, PARA USO SOMENTE DO RITO ESCOCÊS; PARA SER DEVOLVIDO NA SAÍDA OU NA MORTE DE SEU DETENTOR”.


Na edição de 1950, o livro continha em seu prefácio o aviso que segue:

Todos estão completamente livres para rejeitar e discordar de qualquer coisa aqui que possa lhes parecer falsa ou insalubre.”
Albert Pike - por cliff1066
Albert Pike - por cliff1066



Albert Pike (1809 – 1891), advogado, militar e escritor norte-americano, foi reconhecido como um gênio que falava 16 idiomas e chegou à patente de General-de-Brigada do exército confederado durante a guerra civil de seu país.




Um pequeno trecho:



Moral e Dogma - por Mat_B
Moral e Dogma - por Mat_B
Do ponto de vista político, existe apenas um princípio: a soberania da pessoa sobre ela mesma. Esta soberania da pessoa sobre ela mesma é chamada de LIBERDADE. Aonde duas ou muitas destas soberanias se associam começa o Estado. Mas não existe abdicação nesta associação. Cada soberania reparte uma certa porção de si mesma para formar o direito comum. Tal porção é a mesma para todos. Existe contribuição igual de todos para a soberania conjunta. Esta identidade de concessão que cada um de nós faz para todos é IGUALDADE. O  direito comum não é nada mais nada menos do que a proteção de todos, derramando seus raios em cada um. Esta proteção de cada um, vinda de todos, é a FRATERNIDADE”.


No link a seguir você pode encontrar o livro “Moral e Dogma do Rito Escocês Antigo e Aceito da Maçonaria – Albert Pike”, totalmente em português.

Acompanhe com maior facilidade as principais postagens do Blog sobre Maçonaria.
Inscreva-se para receber mensagens semanais, clicando aqui.

 
Sua opinião é importante para nosso aprimoramento. Diga o que achou do artigo "Moral e Dogma - Albert Pike"
Péssimo
Ruim (difícil compreensão)
Bom, mas superficial
Muito bom
Ótimo

Nenhum comentário: