Banner

Traduza para seu idioma

Você também deveria ler:

2leep.com

domingo, 28 de agosto de 2011

O dossel




Dossel é um ornamento, uma cobertura instalada sobre algum ponto de relevância de um ambiente, de forma a demonstrar sua relevância.


Em Maçonaria pode-se encontrar dois dosséis, um simbólico e outro físico. 


Para Joaquim Gervásio Figueiredo (veja “Dicionário da Maçonaria”):

“1. O teto de uma loja maçônica é geralmente considerado o dossel celeste de diversas cores, e bem simboliza o céu estrelado que tolda o verdadeiro templo da humanidade, quando se considera a Loja em seu significado universal. 2. Verdadeiro dossel celeste é a aura multicor do homem real ou maçom ideal, cujo simbolismo se vê na túnica multicor de José, filho de Jacó (Gen. 37:3 e 32), na esplendente vestimenta do Iniciado, segundo diz o hino gnóstico, e no augocides dos filósofos gregos, ou no corpo glorioso de que a alma se reveste no mundo invisível. 3. Lugar onde se coloca o Venerável, no Oriente da Loja. (Cf. Auréola; Corpo Causal)”

No mesmo sentido, existem outras explanações.

“As Lojas Maçônicas estão cobertas por um Dossel celestial, semeado de estrelas onde circulam a lua e o sol.”

- Francisco Ariza (A simbologia da Franco-Maçonaria):

"O Universo é o Templo do Deus que servimos. A Sabedoria, a Força e a Beleza sustentam seu Trono como pilares de sua obra, porque sua Sabedoria é infinita, sua Força onipotente e sua Beleza resplandece na ordem e na simetria do conjunto da Criação. Ele estendeu os céus ao infinito, como um vasto dossel; dispôs a terra como uma tarima, coroou seu templo com as estrelas como um diadema e de sua mão irradiam a potência e a glória. O sol e a lua são os mensageiros de sua vontade e toda sua lei é a concórdia [o Amor]".

O dossel como proteção


Simbolicamente, de um lado, o dossel simboliza uma proteção (veja O Altar na Maçonaria - Hélio P. Leite):

“Sobre o altar do Venerável Mestre há um dossel azul, do que está suspensa uma estrela flamígera, que será iluminada nas sessões e nas festas públicas. O dossel simboliza a proteção e a inspiração do Grande Arquiteto do Universo, das quais o Venerável Mestre necessita para a condução dos trabalhos e direção da Loja.”

No mesmo sentido:


“O Dossel é símbolo de proteção para aquele que se situa sob ele, e por isso, tradicionalmente, era colocado sobre os tronos dos Reis, Papas e Imperadores. Representa a dignidade do que é centro de radiação e do mundo. Se é retangular simboliza o reino terreno, se é circular o reino sagrado. O Delta ou Triângulo Resplandecente, antes referido, nos sugere a trindade do homem feita a imagem do Criador.”

O dossel como objetivo de evolução


De outro lado, o dossel simboliza a evolução na caminhada maçônica:


“Como fiel as tradições religiosas hauridas das associações monásticas e dos canteiros medievais, a maçonaria destaca a escada de Jacó como uma espécie de caminho em direção ao dossel celestial ou a morada de deus.


“O Oriente é a fonte da Sabedoria, motivo pelo qual, os maçons marcham até ele, em busca do conhecimento. No Oriente, o Venerável Mestre situa-se em seu Trono, disposto sobre dois degraus. Por traz do Trono, na parte superior e sobre a parede, deve estar o Dossel, com franjas e adornos de ouro e, sobre este, um triângulo dourado com um olho dentro de um círculo, simbolizando a excelência da Criação, a perfeição divina que não tem começo nem fim, representando a universalidade do GADU. Está escrito em "SALMOS" Cap. 34, Ver. 15 "Os olhos do Senhor repousam sobre os justos e os seus ouvidos estão abertos a seu clamor". Em alguns casos, este triângulo resplandecente ou Delta, leva inscrito em seu centro, em caracteres hebraicos, a palavra I.O.D., cujo significado é DEUS, ou seja, o nome de JEHOVÁ.”


“Tu és o Teu Próprio Caminho.

“Por isto está escrito: Conhecereis a Verdade, e a Verdade vos fará livres. Este mundo não é um antro de demônios expiando seus pecados; este mundo é um dossel de Deuses que dormem, e dormindo, sonham.”

O dossel como espargimento de energia


Buscadores do Sagrado – As transformações da Maçonaria em Belém do Pará
(Patrícia Inês Garcia de Souza)

(...) Exatamente existe...em tese... filosoficamente existe...mas a maioria não tem disso consciência... não se porta como tal...mas tanto que aqui você vê... aqui é um dossel... isso aqui é um dossel...[figura 09] se você puxar uma cortina aqui forma um cilindro...então teoricamente dentro do misticismo maçônico a energia é canalizada... para cá...

“...representava no Egito... na Suméria e quiçá em outras civilizações... aqui ou fora daqui um ponto onde o mais sábio sentava... porque aquele martelinho que ele detém é o martelinho... que Zeus mandava seus raios... é o martelinho de Thor...é o martelinho do “assim está feito”...então ele tinha de ser o detentor da sabedoria...por isso que ele fica... nesse
local que é chamado dossel...ele fica protegido por um dossel...mas é o deveria...tanto que aqui você vê o triângulo equilátero representando a presença de Deus bem em cima dele...”


Nosso entendimento, contudo, abrange todos os anteriores.

O dossel é um símbolo da cortina que separava o “Sanctum Sanctorum” do restante do Templo de Salomão.

O “Sanctum Sanctorum”, como você pode ler com detalhes na postagem de mesmo nome (clicando aqui), era o local onde apenas o sacerdote podia ingressar em ocasião específica, pois que a habitação mais íntima do Divino.

Considerando que o Mestre Maçom trilhou seu caminho pelas colunas da força e da beleza (veja a postagem “As colunas do templo – As colunas sociais”), tornando-se por isto um sacerdote, apenas ele pode ingressar no “Sanctum Sanctorum” maçônico e transitar pelo oriente, assim como apenas ele, regularmente eleito e instalado no trono, pode colocar-se sob o dossel.

Acompanhe com maior facilidade as principais postagens do Blog sobre Maçonaria.
Inscreva-se para receber mensagens semanais, clicando aqui.
 



Qual a sua opinião sobre esta postagem?
Péssima
Ruim
Razoável (difícil compreensão)
Boa, mas superficial
Muito boa
Ótima
Votar
resultado parcial...

Nenhum comentário: