Banner

Traduza para seu idioma

Você também deveria ler:

2leep.com

terça-feira, 2 de agosto de 2011

A Cabala - parte I

Cabala (também Kabbalah, Qabbala, cabbala, cabbalah, kabala, kabalah, kabbala) é a investigação da natureza divina. A palavra (קבלה QBLH) tem o significado de recepção em hebraico e a filosofia conteria as chaves para os segredos do universo e para os mistérios do coração e da alma humana, explicando os universos material e imaterial e as naturezas física e metafísica da humanidade.

A Kabbalah mostra em detalhes como navegar por este vasto campo, a fim de eliminar toda forma de caos, dor e sofrimento.

Durante milhares de anos, os grandes sábios cabalistas têm buscado ensinar que cada ser humano nasce com o potencial para ser grande e que a Kabbalah é o meio para ativar este potencial.

A Kabbalah sempre teve a intenção de ser usada, e não somente estudada. Seu propósito é trazer clareza, compreensão e liberdade para nossas vidas.

Origem


Sefer BahirFormas antigas de misticismo judaico consistiam inicialmente de doutrina empírica. Mais tarde, sob a influência da filosofia neoplatônica e neopitagórica, assumiu um carácter especulativo. Na era medieval desenvolveu-se bastante com o surgimento do texto místico, Sefer Yetzirah, ou Sheper Bahir que significa Livro da Luz, do qual há menção antes do século XIII. Porém o mais antigo monumento literário sobre a Cabala é o Livro da Formação (Sepher Yetsirah), considerado anterior ao século VI, onde se defende a ideia de que o mundo é a emanação de Deus.




foto genérica de um rabinoTransformou-se em objeto de estudo sistemático do eleito, chamado o "baale ha-kabbalah" (בעלי הקבלה "possuidores ou mestres da Cabala"). Os estudantes da Cabala tornaram-se mais tarde conhecidos como maskilim (משכילים "o iniciado"). Do décimo terceiro século em diante ramificou-se em uma literatura extensiva, ao lado e frequentemente na oposição ao Talmud.

Grande parte das formas de Cabala ensinam que cada letra, palavra, número, e acento da Escritura contêm um sentido escondido e ensina os métodos de interpretação para verificar esses significados ocultos.

Alguns historiadores de religião afirmam que devemos limitar o uso do termo Cabala apenas ao sistema místico e religioso que apareceu depois do século XII e usam outros termos para referir-se aos sistemas esotéricos-místicos judeus de antes do século XII. Outros estudiosos veem esta distinção como sendo arbitrária. Neste ponto de vista, a Cabala do pós século XII é vista como a fase seguinte numa linha contínua de desenvolvimento que surgiram dos mesmos elementos e raízes. Desta forma, estes estudiosos sentem que é apropriado o uso do termo Cabala para referir-se ao misticismo judeu desde o primeiro século da Era Comum. O Judaísmo ortodoxo discorda de ambas as escolas filosóficas, assim como rejeita a ideia de que a Cabala causou mudanças ou desenvolvimento histórico significativo.

Lazar Gulkowitsch
Desde o final do século XIX, com o crescimento do estudo da cultura dos Judeus, a Cabala também tem sido estudada como um elevado sistema racional de compreensão do mundo, mais que um sistema místico. Um pioneiro desta abordagem foi Lazar Gulkowitsch.

(Na próxima postagem - Os ensinamentos básicos da Cabala

Acompanhe com maior facilidade as principais postagens do Blog sobre Maçonaria.
Inscreva-se para receber mensagens semanais, clicando aqui.



O que você achou desta postagem?
Ruim
Boa, mas superficial
Útil
Muito boa
Excelente
Votar
resultado parcial...

2 comentários:

Luciano Sales disse...

Como a Cabala pode acabar com o sofrimento, Caos, Dor e Sofrimento de pessoas que carecem de recursos, físicos e financeiros na busca de uma vida melhor? ou para ser um "cabalista" é preciso ter uma vida estável, e que o maior problema seja acabar com o sofrimento da indecisão de investimento, Caos na economia mundial, Dor por não poder trocar de carro ou casa ou sofrimento por não poder viajar pro exterior pelo fato de um vulcão fechar o céu? gostaria de entender...

Truques & Trecos disse...

Caro Luciano:

Agradecemos seu comentário e questionamentos.
Verificamos que esta é a segunda oportunidade que relaciona os conhecimentos esotéricos à prosperidade material e tinhamos para nós que haviamos sido claros quando questionou sobre todo maçom ser "rico" e dissemos que o caminho da grandeza material para maçons ou não maçons é apenas um: "trabalho".
Como novamente retorna ao tema, desta vez relacionando-o à Cabala, recomendamos que busque conhecimento a respeito na história da humanidade, onde perceberá que o povo judeu, origem do estudo e prática da Cabala, foi perseguido, roubado e escravizado durante muitas eras e, portanto, não tinha origem "rica" de forma isonômica. Contratiamente, a maior parte do povo judeu tinha origem e costumes humildes e simples.
A Cabala é estudada e praticada por pessoas de todas as classes sociais e na atualidade por judeus ou não.
Gostaríamos de lembrar que "dor" e "sofrimento" não são necessariamente decorrentes de situação financeira e podem ter (e muitas vezes tem) conotação interior e íntima.
Por derradeiro, queremos informar claramente que nada temos contra a prosperidade material, preferencialmente associada à intelectual, espiritual e amocional. Você tem?