Banner

Traduza para seu idioma

Você também deveria ler:

2leep.com

sábado, 30 de julho de 2011

Deísmo X Teísmo (parte final - Teísmo)

Deísmo x Teísmo


O Teísmo  é um conceito filosófico-religioso desenvolvido para se compreender o Criador. 

Esta linha filosófica entende que Deus é a única entidade responsável pela criação do Universo, onipotente e onisciente.


Esta expressão provém do grego Théos, com o significado de ‘deus’. 



O Teísmo se contrapõe ao ateísmo, que não acredita na existência de uma divindade suprema. 

A filosofia teísta foi disseminada em 1678, pelo filósofo e teólogo inglês Ralph Cudworth, integrante do movimento filosófico conhecido por Platonistas de Cambridge.



O Teísmo pode ser classificado em Monoteísmo – fé em um único Deus -; Politeísmo – devoção a diversas divindades – e Henoteísmo – quando se adora um Deus Superior, mas não se rejeita a existência de outros deuses.

Também pode ser dividido em:

Teísmo Cristão, que adota o monoteísmo e a crença em Deus como base primordial e transcendente do Cosmos; e 

Monista, que vem do grego Monos, que tem o sentido de ‘um’, uma realidade una, tanto do ponto de vista metafísico, quanto no que se refere à analogia entre a psique e o organismo físico, contraposta à visão dualista e também ao conceito pluralista, ou seja, a uma realidade que se apóia na diversidade.

O Monismo está ligado à tradição filosófica ocidental dos pré-socráticos e filósofo mais importante desta escola é Spinoza, que afirma existir apenas algo a que ele denomina substância, da qual tudo deriva. 

Este conceito está também associado a algumas práticas religiosas pagãs, como a tradicional e ancestral Wicca, que se vale desta idéia para justificar a criação do Universo por um único Ser, neste caso a Deusa-Mãe, já que eles acreditavam que apenas o feminino pode criar vida. Apenas algum tempo depois surgiria o culto a uma figura masculina, a de Deus.

Também se pode falar em Teísmo Aberto, uma prática teológica que retira de Deus suas principais características. 






Seus seguidores defendem que o Criador não detém a completa ciência do futuro, o que Lhe permite modificar a todo instante suas idéias iniciais, conforme o desenrolar dos acontecimentos. 

Charles Hartshorne
Este movimento provém da Teologia do Processo, nascida nos anos 30, da qual os principais ícones foram Charles Hartshorne, Alfred North Whitehead e John Cobb. É uma filosofia também conhecida como panenteísmo, a qual procura conjugar o teísmo e o panteísmo.


O Teísmo apareceu no século XVIII, em oposição aos movimentos conhecidos como ateísmo, deísmo e panteísmo. Ele fortalece a fé em um único Deus, Criador Supremo de tudo, transcendente, que se encontra constantemente ativo no mundo, nele intervindo quando necessário. 

Os teístas igualmente crêem no poder da Razão, mas não rejeitam a revelação divina. Outro ramo conhecido do Teísmo é o agnóstico, que congrega aqueles que confessam não ser possível conhecer a Deus, mas mesmo assim acreditam ser possível ter fé no Criador, sem se preocupar com provas a seu respeito. 

Do Teísmo também se desenvolve a Teologia, ciência que estuda Deus, no contexto de todas as religiões.

A admissão e crença na verdade revelada, por escrituras e outros meios, é a principal distinção entre o Teísmo e o Deísmo. 

Acompanhe com maior facilidade as principais postagens do Blog sobre Maçonaria.
Inscreva-se para receber mensagens semanais, clicando aqui.



O que você achou desta postagem?
Ruim
Boa, mas superficial
Útil
Muito boa
Excelente
Votar
resultado parcial...

Nenhum comentário: