Voltaire (1694-1778) filósofo francês, foi um Deísta. Acreditava que para chegar a Deus não se precisa ir à igreja, mas à razão. |
Deísmo
- Embora esta postura filosófica admita a existência de um Deus criador, tenha ele o nome que tiver, questiona profundamente a idéia da reveleção divina e apega-se à concepção da inteligência humana como mediadora para a compreensão do Ser Superior, rejeitando a necessidade de religiões.Para o deísta, Deus se revela não pelas religiões, mas pela ciência e pelas leis da natureza. Também para ele é difícil aceitar a visão de um deus antropomórfico, sendo-lhe mais digerível a idéia de "um princípio vital", "uma força criadora" ou a "energia motriz do universo".
Galileu Galilei |
Isaac Newton |
O deísmo teve origem com os filósofos gregos da antiguidade, ganhando muita relevância a partir do movimento iluminista, com o apoio, por exemplo, de Galileu Galilei, Isaac Newton e outros.
Um grande expoente do deísmo, Edward Herbert, assim o definiu:
"Deus existe, e pode ser cultuado pelo arrependimento e por uma vida de tal modo digna, que a alma imortal possa receber a recompensa eterna em vez do castigo".
Afirmações deístas:
- 1- Admito uma existência divina, mas com características distinta de religiões.
- 2- Corroboro que a "palavra" de Deus são as leis da natureza e do Universo, não os livros ditos "sagrados" escritos por homens em condições duvidosas.
- 3- Uso apenas a razão para pensar na possibilidade de existência de outras dimensões, não aceitando doutrinas elaboradas por homens.
- 4- Creio que se pode encontrar Deus mais facilmente fora do que dentro de alguma religião.
- 5- Desfruto da liberdade de procurar uma espiritualidade que me satisfaça.
- 6- Prefiro elaborar meus princípios e meus valores pessoais pelo raciocínio lógico, do que aceitar as imposições escritas em livros ditos "sagrados" ou autoridades religiosas.
- 7- Sou um livre-pensador individual, cujas convicções não se formaram por força de uma tradição ou a "autoridade" de outros.
- 8- Acredito que religião e Estado devem ser separados;
- 9- Prefiro me considerar um ser racional, ao invés de religioso.
- 10- O raciocínio lógico é o único método do qual podemos ter certeza sobre algo.
Thomas Paine, grande divulgador do deísmo nos Estados Unidos. |
Acompanhe com maior facilidade as principais postagens do Blog sobre Maçonaria.
Inscreva-se para receber mensagens semanais, clicando aqui.
Inscreva-se para receber mensagens semanais, clicando aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário