Banner

Traduza para seu idioma

Você também deveria ler:

2leep.com

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Coragem


"Há circunstâncias na vida em que a dignidade humana pode exigir grandes sacrifícios, isto é, heroísmo. Ninguém tem autoridade moral para exigir de outro um comportamento heroico. Cada um de nós tem essa obrigação, não porque outros lho peçam ou censurem se o não fizer, mas porque as próprias coisas lho pedem; pede-o, sobretudo a dignidade humana.
A história de todas as culturas está cheia de gestos exemplares deste tipo, fora do 'normal estatístico'. Mas estas escolhas podem surgir na vida de todos os homens, em circunstâncias 'normais'
."  - (Juan Luis Lorda)

Tem coragem?
por oticaurbana
Tem coragem?
por oticaurbana

A vida humana é permeada de incertezas.

Começam pela manutenção ou duração da própria existência física e consciente, passando pela estabilidade dos relacionamentos e condições de vida (veja o artigo “Medo de perder).

A coragem, definida como a capacidade de enfrentar os medos, perigos, incertezas, desafios e intimidações do dia-a-dia, não se confunde necessariamente com o conceito corriqueiro de heroísmo.



Perseu - por Marcelo Pasqua
Perseu - por Marcelo Pasqua




Heróis, no conceito original, eram para os gregos, geralmente filhos dos deuses e humanos, frutos da relação do divino e do mortal, que carregavam qualidades excepcionais que a eles garantiam possibilidades de enfrentamento de desafios supra-humanos, ou superiores a qualquer evento cotidiano, ou catástrofe que naturalmente se abate sobre os homens.

Heróis, na literatura grega, não eram, portanto, plenamente homens como igualmente não equivaliam integralmente aos deuses.

Faziam parte, conforme se infere dos livros gregos, de uma espécie de raça intermediária, vez que capazes de uma vida quase humana, embora não plena, já que suas qualidades superiores muitas vezes interferiam nos relacionamentos humanos, por vezes inviabilizando-os.




Da mesma forma, narram os escritos da Antiga Grécia, não se tratavam de deuses em toda sua complexidade, considerando que a eles faltavam muitas das características divinas, incluindo a imortalidade e a capacidade de criar algo do nada.

Com o tempo, o termo herói passou também a definir os seres humanos que agem de forma acima da média, normalmente no enfrentamento de perigos e intimidações de outros, em ocasiões em que isto não seria exigível.



General Magin - por viagensimagens
General Magin - por viagensimagens
Entretanto, na história estampada da literatura, não raro o termo foi utilizado para definir aqueles que mais mataram inimigos de guerra, numa confusão e inadequação integral em relação à definição original do termo, já que os heróis gregos eram via de regra movidos por ideais altruístas e nobres.

Atualmente, é necessário reconhecer, a coragem é elemento essencial do “distorcido” conceito de heroísmo.

Entretanto, coragem e heroísmo não são sinônimos necessariamente.

Encontramos na literatura médica, por exemplo, um absurdo número de mazelas que atingem brusca e violentamente alguns seres humanos. Enfrentá-las exige coragem, e por vezes heroísmo, já que para a maioria de nós seria inconcebível ver-se sorrindo, brincando e mesmo vivendo dentro da plenitude possível como alguns doentes.

O mesmo é possível dizer em relação a diversos episódios descritos nos livros de história.



Escravidão - por atalibaterra
Escravidão - por atalibaterra
A escravidão é uma delas, já que para a maioria de nós é pouco provável conceber a própria vida sob o jugo tão severo, desproposital e desumano. No entanto, muitos povos escravizados fizeram da coragem o escudo contra suas descaracterizações, expressando-a por sua religiosidade, por sua dança e por sua alegria de viver e sobreviver.

Assim é, também, no cotidiano de todo ser humano.

É preciso ter coragem e saber onde buscá-la...

Coragem não é um atributo do corpo, mas da alma, e está intrinsecamente relacionado com o reconhecimento de aspectos superiores da existência, normalmente narrados nos livros sagrados de todas as religiões e filosofias.

É mais fácil ser corajoso quando reconhecemos que alguma “coisa” superior a nós existe, assim como é mais fácil exercer o heroísmo dando sentido às nossas grandes ou pequenas mazelas e dores (veja o artigo “Doe sua dor).

A coragem não é apenas essencial, mas é a mãe de todas as grandes qualidades e virtudes humanas.

Acompanhe com maior facilidade as principais postagens do Blog sobre Maçonaria.
Inscreva-se para receber mensagens semanais, clicando aqui.


Nenhum comentário: